sábado, outubro 18, 2008

Caderno escolar

Relembramos novamente outras páginas de outros díários escolares guardados cuidadosamente e que hoje chegam aos nosso ecrãs como autênticas reliquias.
Hoje apresentamos os trbalhos da mariita que foram enviados para outro fim, mas que hoje se enquadram perfeitamente no Blog.

Uma relíquia!

A caligrafia e o desenho, enfim… safa-se!



Cópias e ditados, razoável…


A redacção, contas… e o papel bem aproveitadinho sem perder uma linha!


Contas e problemas… neste dia, decididamente, uma desgraça!





Cadern diário enviado por mariita

10 comentários:

Anónimo disse...

Como é mariita ? 21 de Dezembro -sexta feira - e não começavam as férias do NATAL? grandes malandros,nem uma "pont" para a criançada ir ao musgo pó presépio!!!
GOSTEI DAS RELÍQUIAS.
...e das camisas foi só uma reguada ou deu para a risada?
era a profª Etelvina?

Anónimo disse...

Uma autêntica relíquia, como se diz atrás.
Pena tenho eu de não ter guardado um dos meus. Será que existirão exempares nos arquivos da escola?Ainda vou indagar.

Maria Ideias

Anónimo disse...

Pois, Virgilio eu acho que já devia mesmo era estar a pensar nas férias do Natal...
Para além das linhas do caderno, os dias de férias também eram escassos, pelo menos no Natal, Carnaval e Páscoa. Férias, só mesmo as de Verão(GRANDES), e, para quem não tinha que "alombar" p'ras fazendas, senão... mais valia ter escola!
Réguadas... verdascadas... castigos... de tudo um pouco, com a professora da 1ª e 2ª classe,- a mesma de que não recordo o nome-. Eram os métodos de então e, se levei, mereci (assim se dizia) e não fiquei traumatizada, felizmente!

Anónimo disse...

"cadern"=caderno-Rectif.


E foi assim que muitos Sobralenses , a muito custo e privações, vingaram na vida. A maior parte deles com humildade e preseverança e também alguma «teimosia».

Aqui, foi apenas o início/começo...de singrar pelo mundo, cada um à sua maneira incluindo os que ficaram na sua Terra Natal

Serranita disse...

Grande recordação!:)Lindo desenho e alguns "problemas" :)
Havia regras para as capas do caderno, ou seja, eram de desenho único,alusivo aos Descobrimentos? E publicitavam as casas que os vendiam, ou o "fabrico" era mesmo na Covilhã?

Anónimo disse...

Serranita, a capa do caderno era (é) muito fina, quase parece papel de seda. O desenho já não me lembro se era "tema único"... e também não sei se eram frabicados na Covilhã ou se a loja ou armazém, eram apenas distribuidor. Que tal investigar?

Anónimo disse...

Serranita, encontrei:
José Mendes dos Santos
...O facto de ter exercido a profissão de livreiro durante mais de 60 anos... (www.cm-covilha.pt)
Provavelmente é este o "senhor" dos cadernos.

Serranita disse...

mariita, isso é que é eficiência!Sim, deve ser o "senhor" dos cadernos. Vi que foi tb fundador da "melhor livaria da cidade", e fiquei curiosa em saber qual seria e se ainda existe.

sobralfilho disse...

Essa livraria já não existe. Era a Livraria Nacional e situava-se na "Rua Direita" perto da Casa Diniz. (Nas suas instalações existe actualmente um pronto-a-vestir. Sim, porque as pessoas não podem andar encarrapatas... Encarrapatas, mesmo, só na leitura...)

Anónimo disse...

Sobralfilho, boa ajuda para a investigação e bem "apanhado" o seu comentário... Se não fosse tão verdadeiro e triste, até me apetecia ri.