quinta-feira, outubro 09, 2008

Jardim...Horta...

Para quem não tem horta para mostrar aqui, pode sempre "inventar"...
Na varanda, por entre bocas-de-lobo e sardinheiras, nada melhor que umas ervas de cheiro, fresquinhas e sempre à mão.
Para a rega: usem a àgua de lavar os legumes.
Fertilizantes: borras de café, folhas e flores que vão caindo.É bonito, divertido e dá muito jeito. Experimentem!


Salsa, fica bem em tudo e tem alto valor nutritivo. Contém elevadas quantidades de vitaminas e sais minerais


Serpão viçoso, pronto para o cabrito. Fechem os olhos e imaginem o cheiro e o sabor


Alecrim para coelho é divinal, experimentem!

Manjericão no peixe assado até convence os carnivoros



E para que o quadro fique completo o cantinho do ecoponto
Fotos e comentários de mariita

12 comentários:

Anónimo disse...

Serpão o meu favorito e se for no recheio de uns brulhões é magnifico.

Anónimo disse...

uma ideia tb é regar as ditas plantas com a agua onde se descongela o peixe...o cheiro pode ser um pouco incomodo mas dizem k resulta!!

muito bem a parte da reciclagem
eu ainda nao tenho ecoponto doméstico mas separo o mais possivel

famel disse...

O chamado "retraço" tb pode aproveitar-se para fertelizantes.
Não havendo cabritas p comê-lo reaproveita-se na mm!
Eu tb gosto da hortelã, descobri aqui pelo alentejo que a hortelã dá um aroma magnifico a alguns pratos!

Anónimo disse...

que lindo manjericao eu tenho no quintal umas mozzarelas com tomates ate sabia bem

Anónimo disse...

Dizem que urina de beatos/as e padres é um bom fertilizante para este tipo de hortas. Se for urina de divorciados, já não dá. Paciência.

É curioso, não é?!!!

Anónimo disse...

Lindo jardim, parece ter regressado a primavera.

Serranita disse...

Que hortinha tão azadinha tem a mariita!:)

Anónimo disse...

Estes vasos são da Mariita.!.
Estão no Porto ou no Sobral?
Gosto de ter estes condimentos em casa. Tenho um de serpão ou sarpão, de salsa e de hotelã.
Para além de gostar do sabor e dos cheiros, sempre que chego ao terraço, não era preciso ( a minha mãe não me sai do pensamento) mas lembro as pequenas culturas que a minha mãe tinha, na horta, no muro e naquele bocadinho, por cima da piscina, que não me lembro do nome. É agora da Cacilda.
Maria Ideias

Anónimo disse...

Maria, isto é em V. N. de Gaia, onde moro.

Anónimo disse...

Mariita:

Dou-te os parabéns. É fantástico como consegues ter em Vila Nova de Gaia, vasos tão verdinhos e táo bonitos.
Gostava imenso de te conhecer.
Maria Ideias

Anónimo disse...

É muito fácil, escreve-me para:
zinhamiranda@net.sapo.pt e combinamos, ok?

Anónimo disse...

o serpão é uma erva aromática pouco conhecida.Na nossa região é muito utilizada na confeção do bucho/brulhão.