domingo, setembro 13, 2009

Santa Bárbara e as trovoadas

Estes ultimos dias têm sido pautados por fortes trovoadas, umas secas e perigosas, outras molhadas e abençoadas!
Para quem tem algum receio das trovoadas, o melhor conselho é rezarem à Santa Bárbara, que é a Santa a quem é habitual recorrer quando raios e trovões decidem fazer-nos companhia.

Aproveitamos este video do Saturno sobre a história de uma Santa que tem muita importância na nossa aldeia, pois também ela é a padroeira dos mineiros a quem este pediram protecção nas suas ias a pé do Sobral para as Minas da Panasqueira.

6 comentários:

Anónimo disse...

Com este céu tão azul,
A trovoada vai longe...
E nem a memória me traz
daquela trágica imagem.

Anónimo disse...

Tenho muito medo das trovoadas.
É aflitivo porque esteja com quem estiver perco completamente a serenidade.
Tenho o hábito de rezar a Santa Bárbara, mas nestas alturas rezo parece-me com maior devoção. Sou uma oportunista!...
Maria Ideias

Mariita disse...

As trovoadas devem ter cortado as linhas de telefone, porque não tenho conseguido telefonar para o Sobral.

Anónimo disse...

Um raio que entre por uma janela e sai por outra.
Uma faisca que fende em duas a copa de um pinheiro.
Uma peste que incendeia um palheiro
Tens direito ao medo, Maria Ideias.
Só quem não viu, te chamará cobarde.

Anónimo disse...

Ou noutra forma, em melhor síntese, ainda a propósito das trovoadas e da Maria Ideias:

«A faísca fende o pinheiro.
O raio entra, mata e sai.
A peste incendeia o palheiro.
Rezar não é ser cobarde.»

MINA disse...

Olá amigos do blog,também eu tenho muito respeito pelas trovoadas e desde pequenina que rezo sempre que a ouço por perto ou longe. Minha mãe que Deus tem, ensinou-me a rezar e na oração pedir a Stª Bárbara que nos livre das trovoadas não sei se por isso ou também por isso fico mais calma, orando. Nunca pensei ver a faísca que de imediato provocou o incêndio no dia 15 de Agosto. São estes fenómenos da natureza,assim como os tremores de terra e outros que nos fazem pensar!!!