quarta-feira, junho 03, 2009

Antes e Depois II

Seguindo a maré de antes e depois que me dizem das transformações neste espaço?






101 comentários:

Anónimo disse...

Pelo seu significado, por ser um testemunho da primitiva flora sobralense, esta árvore devia poder ser classificada como de Interesse Público segundo o Decreto-Lei nº 28468 de 15 de Fevereiro de 1938. Todavia, para tal, era exigida uma zona de protecção de 50
metros em redor da sua base, manifestamente impossível. Façamos, entretanto, o possível por garantir sobrevivência da mesma e de outras idênticas na envolvência da aldeia, pois elas já assistiram impávidas à passagem de várias gerações e, decerto, assim farão em relação à nossa.

jeco disse...

E as ruinas quando e k comecam a passar a jardins ou parques de estacionamento?
Quem me sabe responder?

Ate a proxima

Mariita disse...

Pelo que vejo, vai ficar muito bonito e o sítio estava mesmo a precisar de requalificação. Pode ser que na "embalagem" possam também endireitar a calçada e colocar corrimões para segurança de quem tem de ir ao Centro de Saúde.

Anónimo disse...

FINALMENTE TIRARAM AQUELE MONO DE BLOCOS Q N ESTAVA ALINA FZR NADA. JÁ AGORA AQUILO TINHA SIDO FEITO COM Q INTUITO?

nina disse...

Dia 20 ai estarei para ver essas mudanças!!!!

jeco disse...

Anonimo: Era para ser casas de banho publicas,no reinado do Francisco dos Santos,com logica para tirar o urinol de baixo do sobreiro,visto que na epoca se fazia muitas festas no salao paroquial, se nao estou em erro o bar estava ainda aberto.
Mudanca de reinado mudanca de vontades politicas, contruçao das casas de banho publicas no largo de S.MIGUEL, deixando esse mono ao abandono ate hoje.

ate a proxima

JECO disse...

jeco deixa um conselho em economia:
Ruinas de acordo com 500euros de taxa,estao a espera que o Porto de Aveiro venha ate ao SOBRAL?Ou que a linha TGV Lisboa Paris,passe por ai?
Talvez uma via rapida,mas so vao acelerar mais para chegar aos grandes centros, deixandos as estradas segundarias de ter movimento, e mais morto as zonas rurais.

ate a proxima

Anónimo disse...

e esse conselho é útil em quê?
...mais participação e menos critica se nao for pedir mt...

j.g.s disse...

jeco e anonimo vosmesses inda non conpreideram que stamos nas ileições brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

Anónimo disse...

ja que andamos em tempo de eleiçoes e de mudanças na nossa terra, aproveito para dizer que existem outros sitios que necessitam de mudanças mas, neste caso para ppoderem serem seguros, e tou a referir-me ao parque infantil que tantas crianças recebe( na epoca de verao e ferias durante o ano) que se encontra sem gradeamento junto ao ribeiro e o muro por cima da fonte o que torna o parque bastante perigoso! porque nao fazer ai algu para a segurança das nossas crianças????!!!!

famel disse...

Este também era um atentado à segurança comum. A quantidade de tralha que se encontrava lá dentro, podia bem ser causa de um ferimento de um dos míudos que por vezes ali brincavam.
Ainda bem que o espaço foi reabilitado, está bem melhor assim. E o xisto fica sempre bem :)))

JECO disse...

MUITO BEM ANONIMO,E TIRAREM AS RUINAS E FAZEREM JARDINS TAMBEM NUMAS E PARQUES DE ESTACIONAMENTO NOUTRAS, SO PRO MES DE AGOSTO, JA O DISSE DUAS VEZES,ATANAO.

ATE A PROXIMA, IGUAL

JECO disse...

AGORA INDA VO FALAR MAIS A MODA DAMINHA TERRA BOTA ABAIXO AS RUINAS.

ATE A PROXEMA

Anónimo disse...

Para preparar as próximas eleições, é mais uma obra do actual J.á M.andou D.ireitamente C.alçar R.uas D.o S.obral, e o resto? para quando!

JECO disse...

AS RUINAS EM PRIMEIRO DEPOIS E SO MANUTENCAO ATE AO FIM DA ALDEIA.

Anónimo disse...

PREVISTO DAQUI A DUZENTOS ANOS NUMA NOITE DE LUA CHEIA.

ATE JA

JECO disse...

DESCULPEM MAS HOJE ESTOU MUITO POETA)))))

JECO disse...

PRIMEIRO AS RUINAS, ESTAO A TIRAR A BELEZA A OBRA NOVA,E A TODO O SOBRAL.

ATE APROXIMA AGORA E DE VEZ

Anónimo disse...

M k ruinas?

célia disse...

eu e a famel já coloquem várias fotos aqui no blog referentes a obras e melhorias na aldeia, para que as pessoas que visitam frequentemente o blog possam ver o que por cá se passa.
visto o tipo de comentários da da minha parte nao vou postar mais este tipo de artigos.
cump.

Anónimo disse...

Q comentários? N vi ng ofender ng

sobralfilho disse...

Célia,

E fazes bem continuar a "postar".
Para podermos comparar o "antes e o depois" vou mandar-te para o teu e-mail, o "muito antes": 2 fotos tiradas, no mesmo sítio, há aprox. 25 anos. Num primeira observação poder-se-á ver a decadência da sobreira!

famel disse...

Ora bons dias!
Pessoal toquem-se lá um bocadinho!!!!
Há quanto tempo andamos nós aqui a mostrar as obras de melhoramento da nossa terra?? E muitas ficam por postar por falta de oportunidade!
Humm parece-me mais que anda por aí alguém com aquela "dor de..."
Portanto para os anónimos que mais uma vez insistem em melgar o juízo à malta, garanto que nós vamos continuar a postar o que se faz pela nossa terra, para assim podermos ir alimentando as vossas "dores de".
É que ainda espero que as farmaceuticas me paguem uns trocos por fomentar estas "dores" eheheheheh.
E mais do que anónimos, temos os nossos leitores assíduos que muito gostam de receber as novas da terra. E é para eles que vai toda a nossa dedicação e esforço, pois são eles que nos dão alento para manter este blog!!!
Obrigada aos anónimos e não anónimos, aos que dizem mal e aos que dizem bem, aos que gostam de nós e aos que não gostam!
Para vós todos brevemente mais novidades de Sobral City!!!

famel disse...

Oh Jeco parques de estacionamento para o mês de Agosto?
De todas essa é a dica mais estranha...

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente contigo Famel! Pois quem ta longe gosta sempre de receber novidades da terra e as mudanças que por ai se vao fazendo! continuem assim e as criticas que por aqui passam dos anonimos por vezes podem ser positivas e sao deverao aumentar a vontade de continuar! Continuem em frente... desistir é dar parte fraca! beijos da familia Ferreira

Mariita disse...

Célia: deixa falar e não ligues. Continua a fazer noticia, porque gostamos de saber o que se vai sendo possível fazer na nossa terraa. Na próxima semana, dias 10/11, eu estarei no Sobral com um grupo de "turistas" - para ai uns 20 - portanto quero saber que coisas novas hei-de ir mostrar.
E na piscina já se pode dar um mergulhito?

nina disse...

Oh pessoal voces so sabem criticar...Se nao existi-se o blog como é que sabiam o que se passa pela terra??? Como é que muito s dos emigrantes saberiam novidades da vila??? Criticar todos sabemos, valorizar é mais dificil. Famel e Célia continuem com o vosso magnifico trabalho e nao se deixem levar pelos outros.
Como diz a minha mae: Vozes de burro nao chegam ao ceu..
Beijos

JECO disse...

BOM AS OBRAS NAO SE PODEM FAZER TODAS DE UMA VEZ,POR FALTA DE MEIOS FINANCEIROS E OBRAS DE NECESIDADE ESTAO TODAS FEITAS. QUEM CRITICA DEVE ENVIAR UNS CHEQUES A ORDEM DA JUNTA DE FREGUESIA DE SOBRAL DE S MIGUEL.
EU VOU JA ENVIAR O MEU.
PARA O PATRIMONIO PAROQUIAL NAO MANDO NADA QUE PECAO AO PAPA K TEM LA MUITO.

ATE A PROXIMA

JECO disse...

CELIA E FAMEL, POR FAVOR POSTEM TUDO E DEIXEM CRITICAR AINDA EXITE CRITICA CONSTRUTIVA.
BEIJINHOS PRA VOCES.

ATE A PROXIMA

JECO disse...

FAMEL A DICA E ESTRANHA PARA TI PORQUE TENS ESTACIONAMENTO PRIVADO E OS OUTROS, NEM K SEJA A PAGAR.

ATE A PROXIMA

JECO disse...

E VEJAM COMO OS COMENTARIOS SAO ESSENCIAIS,VENHO DE SAIR DO SOBRAL A DUAS SEMANAS, E POR O COMENTARIO DA NINA VIM A SABER QUE O SOBRAL PASSOU A VILA.

ATE A PROXIMA

JECO disse...

SO E PENA QUE NAO TENHAOS TIRADO UMAS FOTOS DO ACONTECIMENTO.
SE TIRASTE PUBLICA.

ATE A PROXIMA

JECO disse...

CELIA E FAMEL VOU VOS PEDIR UM FAVOR
TIRAIS FOTOS DE TODAS AS CASAS A VENDA NA ALDEIA,MAS O MAIS ESSENCIAL AS RUINAS COM POSSIVEL VENDA, PODE SER K CONSIGAMOS ARRANJAR MAIS DOIS OU TRES HABITANTES PARA O SOBRAL A NIVEL MUNDIAL.
NEM K SEJAM SO HABITANTES DE FERIAS SEMPRE E MELHOR DO QUE NADA.
E COM ESSAS RUINAS RECONTRUIDAS MAIS IMPOSTOS LOCAIS,E BENEFICIO PARA A ALDEIA E PORTUGAL.

ATE A PROXIMA

JECO disse...

RESPOSTA AO ANONIMO DAS 15:19:O CONSELHO E UTIL PRA DEIXARES DE SER TROGLODITA.

JECO disse...

RESPOSTA AO ANONIMO DAS 15:19:O CONSELHO E UTIL PRA DEIXARES DE SER TROGLODITA.

JECO disse...

RESPOSTA AO ANONIMO DAS 00:18 NAO SABES O QUE SAO RUINAS? O DIA QUE TE CAIR UMA PEDRA NA CABECA TALVEZ FIQUES A SABER.

ATE A PROXIMA

JECO disse...

RESPOSTA AO ANONIMO DAS 00:18 NAO SABES O QUE SAO RUINAS? O DIA QUE TE CAIR UMA PEDRA NA CABECA TALVEZ FIQUES A SABER.

ATE A PROXIMA

JECO disse...

COM RESPEITO A CRIANCAS, OS PAIS SAO RESPONSAVEIS DAS MESMAS,NAO E ESTAR A ALCOVITEIRAR NO BANCO DO JARDIM INFANTIL,OCUPAREM-SE DELAS K ELAS NAO PEDIRAO PARA VIR AO MUNDO.

JECO disse...

ESTA SOVA DEI A MINHA MULHER, QUANDO O MEU FILHO O JORGE CAIU DUM MURO LA NO PARQUE INFANTIL.

ATE A PROXIMA

Anónimo disse...

Falaram em ruínas? A pagar por elas? Quem tem prédios em ruínas, tem obrigação de zelar e responsabilizar-se por eventuais consequências.
Perto desse melhoramento está uma verdadeira ruína a pedir "deita abaixo..." que se faz tarde. Pareceu-me ouvir que por aí está pleneada a passagem de uma rua para o Barreiro. Pois que deitem abaixo e façam a falada rua e assim teremos mais um melhoramento e acaba-se com um prédio cada vez mais em constante perigo de derrocada. Penso que neste caso, para utilidade pública a autoridade deve expropriar, já que alguns donos pensam que têm ali uma grande fortuna! Toca a impluir
o dito mamarracho.

jeco disse...

ara aqui esta um anonimo k percebeu os meus comentarios, e que conhece um pouco as leis.

ate a proxima

jeco disse...

ruinas reconstruidas ou deitadas a baixo, ou uma ou outra,abaixo as ruinas, sim por as ruinas pagarem 500euros por ano, e se no fin de dois anos nao estao recontruidas,revertidas automaticamente ao (estado do sobral).)))))))))

F. Pereira disse...

Pelo que eu compreemdo in siberspace quando se quer gritar ou berrar, usasse letras maiusculas como nao ha surdos qual a razao que alguns insistem em gritar? Celia Famel, continuem com o bom trabalho nos que vivemos longe apreciamos o vosso esforco . obrigadas

nuno marques disse...

Boa noite a todos. É sempre bom ver e saber que na nossa terra vão sendo feitas melhorias, para o bem da população. Claro que nada disto seria possivel de saber, se não fosse a divulgação de todos o contribuidores deste blog, os quais eu felicito por todo o trabalho que têem. Na minha maneira de pensar, acho que criticas e bocas são desnecessárias, para o erriquecimento do blog, sugestões e opiniões, isso sim, quer sejam de anonimos ou não. Quanto a obra em si, acho que foi um bom destinho para um cancro que existia a anos naquele local, construido para...para ficar como ficou, a apodrecer. Mas outrora aproveitado por todos os miudos incluindo eu, que todos os sábados iamos a catequese no salão, e aproveitavamos para brincar lá em cima. Boa noite e até uma proxima.

jeco disse...

Desculpem-me todos os visitantes do blog, por os gritos que tenho dado,mas confeço que sou novo no blog, e tambem na escrita do computa dor,e sem dar conta fiz um erro grande, (criticas contrutivas) nao percebo nada de ciber espaco mas com estas e com outras ja quase k metrizo o computador sem ir a um curso.
Criticas construtivas agradeco.

Anónimo disse...

ja ca faltava um tema quente

Anónimo disse...

jeco,
gritar na informática é escrever em MAIÚSCULAS.

Celia e Famel continuem a postar a nossa terra.


CMSS

jeco=carlos sobreiro disse...

ja percebi o fernando caçolo esplicou-me.
Prometo que sera a proxima etapa aprender a escrever siberespace,mas ainda vai demorar um pouco, porque nao tenho os professores a minha beira, talvez no mes de Agosto.

ATE A PROXIMA

Anónimo disse...

CELIA, FAMEL, SERRANITA, SOBRAL FILHO,MARIITA,
ETC. ETC. ETC.
NAO NOS ABANDONEM,CONTINUEM COM O VOSSO
TRABALHO. VOS SOIS OS MAIORES!!!
E NOS CA LONGE APRECIAMOS.
UM BEIJO.

goncalvitas.

Anónimo disse...

eu acho que à coisas no sobral com mais prioridade que isso ,por exemplo a estrada sobral casegas. porque o presidente da junta so gosta de fazer muros em xisto???? prque nao tem uma fabrica que venda alcatrao se nao a estrada ja estava feita a muito tempo .mas se bem me lembro foi toda a vida assim, nao ouve um unico presidente de junta que nao puxase a brasa a sua sardinha....

jeco disse...

Anonimo:bem podias estar calado, em tempos de crise a estrada esta muito bem para o transito que tem,e mais prioritario segurar os poucos empregos que existem, e tentar criar mais na terra, e quando se vir futuro na terra ai sim a estrada passa a ser prioritaria.

ATE a PROXIMA

JECO disse...

Anonimo:com respeito a puxarem a brasa a sua sardinha,opurtunidades, convido-te a responderes a uma pergunta, que ate hoje se encontra sem resposta, no artigo publicado em Segunda feira,Maio 18,2009,depois eu te explico certas coisas.

jeco disse...

ate a proxima

MALGA DE SOPA disse...

ESTIVE AQUI A LER ESTES COMENTARIOS A COISAS INTERESSANTES OUTRAS MENOS, MAS A OBRA QUE ESTA A SER FEITA AGORA JA HAVIA DE ESTAR FEITA A MUITO, MAS AGORA TAMBEM PERGUNTO EU QUANDO HA FESTAS NA casa do povo ONDE SE VAI "WC" ANTES LA COM AS RUINAS HAINDA DAVA PARA LA IR MEJAR. E QUEM ESTA ALI A BEBER UMAS MINIS SAGRES E IR AO LARGO PARA MEJAR ACHO QUE O PESSOAL VAI MEJAR ANTES DE LA CHEGAR. O QUE FAZ FALTA E ANIMAR A MALTA, BOTA A MOER.......

moka disse...

Sempre gostei do nosso Sobral, e, não sendo eu um visitante assíduo, dou muita importância a todas as notícias vindas do Sobral. Fico muito orgulhoso, com as notícias vindas da nossa terra, e aqui publicadas.

Já no passado felicitei a dinâmica Famel bem como a activa Célia, pelo magnífico trabalho aqui apresentado.

Para quem se importa com o Sobral, tem no Blog, traves dos vários Contribuidores uma janela que se encontra sempre aberta.

Famel e Célia devem continuar a postar, não importa se tema são as melhorias nas infra-estruturas, os mais belos jardins Sobralenses, ou o quer que seja.

Anónimo disse...

nao concordo pelo menos desde k as casas de balho estam feitas tenho feito e devido uso.....agora fica ha consideração e ao civismo de cada um

jeco disse...

Malga de sopa estas paralitico,se podes ir as festas tambem podes fazer 120 metros pra vir em baixo, se nao faz como se fazia antes detras da sobreira, e eram muito mais pessoas,ninguem te manda prender.

ate a proxima

Anónimo disse...

Famel, célia, e todos os outros.

Acho que é bom falar. É sinal que aquilo que vocês postam não é ignorado, mesmo que os comentários nem sempre seham agradáveis.

Continuem com o vosso trabalho que é tão meritório e que faz do blogue de sobraldesaomiguel um dos mais participativos e mais interessante segundo alguns conhecedores da matéria.

Parabéns a todos.

Maria Ideias

infiltrado disse...

andao a gastar o dinheiro com gaiolas e escadinhas murinhos em pedra etc.em vez de fazerem as obras que fazem falta a aldeia ,como a estrada (sobral casegas)isto e mesmo para rir. pois ja me esqueçia o sr presidente da junta tem uma pedreira nao tem uma empresa de estradas,porque se tivesse a estrada nao estava como esta.mas sempre foi assim nao era agora que ia mudar ......

Anónimo disse...

ao infiltrado...sinceramente comparar obras de tao diferentes dimençoes...tudo bem k é necessaria a estrada...nao sei é se assim tao facil....pk nao vao às assmbleias reclamar em vez de virem para aqui mandar papaias, assim estariam mais bem informados

jeco=carlos sobreiro disse...

Toma pro cerebro, ainda a estrada:tenho carro desde a idade de 19 anos antes tive moto,bicicleta, carro de rolamentos,sempre cheguei ao Sobral sem dificuldades a estrada nunca me meteu entraves muito menos hoje,pagando de taxas locais nao muito, tendo pra sobrevivencia tudo so comprando o sal, nao me sinto no direito de reclamar mais, nem devo sou eu que vou pagar e nao queria pagar pra coisas desnecesarias,em beneficio de dois ou tres que tem carros de rolamentos e por isso dificuldade nesta estrada.

Ate a proxima

infiltrado disse...

para o anonimo das papaias tambem deves ter algum lucro porque se nao nao vinhas para aqui falar e as vezes guardando um pouco daqui e um pouco dali tambem se chega as obras grandes qunto a ti jeco ve la se deixas a droga porque tu deves ter o cerebro cansado ....................

JECO disse...

OS LOUVORES A TODAS AS ENTIDADES EMPREGADORAS e TRABALHADORES POR CONTA PROPRIA DE SOBRAL de S. MIGUEL que conseguem manter viva a aldeia 365 dias por ano,(tentar criar mais é prioritario) havendo menos emprego desnecesario esse melhoramento por duas passagems por ano.

Ate a proxima

jeco disse...

O cerebro nao se cansa dormindo 8/9 horas por dia e estando no desemprego,com respeito a droga eu assumo as minhas, tu es capaz de assumir as tuas?
Bebado atrasado.

ATE A proxima FILHO DA PUTA

FOZDAPORTAILA disse...

jeco antes de descobrires o blog estavas a fazer o quê? vê lá se arranjas mas é TRABALHO e deixa-te de gracinhas que já metes NOOOOOOOJO. TU NÃO TE ENXERGAS? NÃO VÊS A FIGURA QU'ANDAS PÁ QUI A FAZER. E ESCUSAR DE VIR COM PALAVRÕES QUE NINGUEM TE VAI DAR RESÃO.

jeco=carlos sobreiro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
infiltrado.... disse...

o jeco afinal tu ainda continuas na no mesmo nao seguiste o meu conçelho. e em agosto nao preçisas de vir aqui ao sobral porque pessoas como tu nao fazem ca falta nenhuma.e quanto aos nomes qu me chamaste que eu nao vou dizer aqui que tenho mais educaçao doque tu disso nao tenho duvida,e tu é que sabes o que é que a tua mae faz:... e foz da portea tem razao em dizer te para arranjares trabalho porque o estado françes esta a ficar pobre 20 anos em frança sempre a mamar .eu tinha vergonha ir para o estranjeiro para nao fazer nada por isso fiquei no meu portugal ,mas pronto a gente assim .(um abraço aos verdadeiros sobralenses).........

jeco disse...

racista e invejoso e o k tu es conheces a minha vida?

JECO disse...

MAS ESSES NOMES VAIS MOS DIZER CARA ACARA A VER SE TENS PERDAO DE MIN SEJAS TU K FORES.

jeco disse...

Infiltrado deves os ter de certeza a bsoluta,se nao nao tinhas essas dores de cabeca sobre a vida das pessoas.

infiltradojeco disse...

o jequito nao me faças rir pa.e so para isso que servem os teus comentarios ha ha ha ha

sobralense disse...

famel e celia ,não haverá maneira de bloquear estes comentários ou mesmo de os apagar ? Isto é uma vergonha.

Serranita disse...

Uns dias ausente e de regresso vim encontrar mais uma "novela", pessoal indisposto,gente que "sai do armário"... Célia, posta sempre. Eu gostei de saber que há novidades naquele lugar. Se não fosse por este meio, dificilmente saberia, pois não passo muito para ali.E já sabes (ou deverias saber) que se é preso por ter cão e por não ter...

Anónimo disse...

Tenho ultimamente passado uns tempitos no sobral eu sempre disse, (a gente na minha terra risse muito)mas tenho visto tanta tristeza,falo durante onze meses do ano,porque sera?
Por causa das obras ou da miseria dos cerebros?

malga de sopa disse...

eu volto mais tarde para responder

silence disse...

NOVIDADES Descobrem a "casaca" uns aos outros...?! Tristes figuras.Pelos comentários funestos, descabidos e sem interesse.Com estes (mais alguns) também nem para o céu ia com eles. Um bate na mulher ou já bateu, segundo o seu comentário. Uns e Outros: bebem, drogam-se, não trabalham, matam peixes com petardos, exploram o estado francês, são invejosos, fazem o arruinamento de ruínas,asfaltam estradas,vendem pedra,aproveitam-se dos cargos,falam mal deles e das mães também, etc. etc. . Tristes e vãs figuras, perenes duma teimosia contundente e dum dom especial de trouxice. ASSIM NÃO SE VAI LONGE, é uma triste sina... .

grande jeco disse...

Esta sova dei eu a minha mulher....
a MESMA que dei as mulheres que estavam no banco do jardim, (para um bom portugues meia palavra basta) mas tu nao deves ser um bom portugues.
EU explico voce so complica.
Volte a ler os comentarios e peça desculpa.

grande jeco disse...

silence voce demora muito tempo a preparar um comentario, da a impressao k prepara rascunhos antes com palavras copiadas com antecedencia de um dicionario portugues, mesmo assim ainda chama bombas (petardos) interpeta mal o portugues.
Desculpe se me enganei na pessoa.)))))

silence disse...

"...interpeta..."?!!!... .

"Um abraco para todos os k
conhecem um dicionario."???!!!

silence disse...

JECO disse...
DESCULPEM MAS HOJE ESTOU MUITO POETA)))))

Há com cada um...!

Carlos Sobreiro disse...

Aqui nao vais ganhar a tua vida a corrigir faltas.

Anónimo disse...

Aqui temos dois Narcisistas, que nao dizem nada de interesse

Carlos Sobreiro disse...

Se a inveja paga-se imposto ja havia muitos mais pobres.

silence disse...

...pobres do corpo e da caixa cornal.

JoRgE sObReIrO disse...

Sr. silence poderia me explicar melhor exa da "caixa cornal" !?

jgs disse...

se somos todos sobralences era bom que todos digamos quem somos ou alguém tem problemas com... o irs

Carlos Sobreiro jeco disse...

Jorge nao é preciso explicar com os meus estudos de Psicologia,sera algum divorciado em que o motivo foi esse ou sera um grande infantil, mas certo é um grande problematico dentro de uma sociedade normal.
Alguem talvez o cure um dia destes.

Carlos Sobreiro Jeco disse...

Para "Meditaçao" dos meus fans Anonimos:"E como poderia eu negar que estas maos e este corpo sao meus, senao talvez me comparando a certos insanos cujo cérebro està de tal forma perturbado e ofuscado pelos negros vapores,que se convencem contantemente de que sao reis quando,ao contrario,sao muito pobres;de que estao vestidos de ouro e purpura,quando estao nus,ou que imaginam serem jarras,ou terem um copo de vidro? Mas qual!
Estes sao loucos,e eu nao seria menos extravagante se me orientasse pelos seus exemplos".

Carlos Sobreiro Jeco disse...

Toca a Instruir

silence disse...

Caixa cornal(metáfora/calão)= Caixa craniana: é uma estrutura óssea subdividida, que se pode encontrar na cabeça da maioria dos animais.

Carlos Sobreiro Jeco disse...

Dos irracionais mas eu nao estou ai,no mes de agosto esplicas-me isso cara a cara.

JoRgE sObReIrO disse...

Epa ja te tas a pasar para kem se diz tao culto...
Mas um dia eu explico t o k é um animal e abro t os olhos para veres se a minha mae e msm o k diz.
PARA TI TENHO DITO

Carlos Sobreiro disse...

Nem k seja um falcone.

Carlos SobreiroJeco disse...

Desa especie eu sei me ocupar dele como anonimo.

silence disse...

Caixa craniana
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


«A caixa craniana é uma estrutura óssea encontrada na cabeça da maioria dos animais.
O crânio apoia as estruturas da face e protege a cabeça contra o prejuízo.

O crânio pode ser subdividida em duas partes: o crânio e a mandíbula. Um crânio que está não possui uma mandíbula é apenas um crânio; esta é a fonte de um erro muito comumente feitas na terminologia. Os animais que possuem crânio, portanto, são chamados de craniatas.

Protecção do cérebro é apenas uma parte da função de um crânio ósseo. Por exemplo, uma distância entre os olhos fixos é essencial para a visão estereoscópica, e uma posição fixa para os ouvidos ajuda o cérebro auditivo a encontrar pistas para julgar direção e distância de sons.

Em alguns animais, o crânio também tem uma função de defesa (por exemplo, chifres brancos ungulados); o osso frontal é onde são montados chifres.

A caixa craniana é composta principalmente por ossos ou placas de cartilagem achatadas, formando uma cavidade onde fica alojado o cérebro e alguns dos órgãos dos sentidos - a vista, o olfacto e o ouvido.»

manel disse...

"Na escola onde voce andou o seu professor foi o meu pior aluno"
deveres para amanha exemplificaçao da palavra "TABU".
nao e so saber onde se metem as virgulas tambem os pontos nos iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

TOCA A INSTRUIR

Carvalho mesmo do meio disse...

O Silence eu sou teu amigo vai copiar a WIKYpedia.

Carlos Sobreiro Jeco disse...

Convencido:Ganhou ao menos a Etiqueta da Marca......Ponto final

Anónimo disse...

-9

Anónimo disse...

- 00

silence disse...

- 101.