sexta-feira, junho 12, 2009

Antes e Depois III

O leitor Moka envia-nos estas fotos da Igreja Matriz para fazermos uma comparação de antes e depois.

Cá está a Igreja em 1998

E agora a Igreja em 2008



Passados 10 anos o que acham da passagem do tempo pela nossa Igreja?

39 comentários:

Anónimo disse...

Graças a Deus k existe imposto sobre fortunas.)))
Nao sendo isso a data k a segunda foto foi tirada saia da mesma cor da primeira.
Toca a instruir....

Anónimo disse...

?????????

Anónimo disse...

Daqui a cerca de 20 anos, creio em 2033, esta igreja fará 100 anos. Alguns de nós não serão vivos. Quem viver então deverá comemorar a data. Entretanto, interessava localizar os vestígios da desaparecida primeira ermida dedicada a S. Miguel e levantar aí um marco memorial porque essa durou pelo menos cinco séculos. Ou será que esta igreja se levantou sobre aquela? Quando foi construída a cripta desta igreja encontraram algum vestígio daquela?

;Massamá disse...

Sr.Anónimo se possui essa informação é bom divulgar,pode ser que possa haver interesse para futura investigação.

Anónimo disse...

Ai rico António Lopes, se não fosses tu a igreja já estava bolorenta.

Anónimo disse...

Noto q a escola deixou de ver-se deste lugar devido ao aparecimento de novas casa! Muita coisa muda

grande jeco disse...

O anonimo da meia noite e sete voce precisa de oculos, a segunda foto foi tirada de um ponto mais baixo e com uma maquina mais moderna,houve obras mas nao e essa a razao poque nao se ve as escolas,viste ao menos o telhado se o viste,vai ver um medico k andas mal de visao.
Nao e preciso insultar eu explico voce nao complique.

Anónimo disse...

Ao Sr. de Massamá devo dizer que deixei uma questão, uma pergunta, note os pontos de interrogação, e não uma asserção baseada em informação escondida. Durante as obras foi encontrado algum indício ou não? Todavia, algumas das pessoas mais idosas podiam lembrar ainda alguma imagem da sua meninice e transmiti-la aos netos. Ainda há memória do traslado do cemitério e da existência de uma grande amoreira junto da actual igreja. Estas amoreiras, no centro dos povoados, remontam aos séculos XVII, XVIII e XIX e obviamente tinham a ver com a produção de seda, bem documentada no Fundão, mas também eram pontos de referência para reunião das gentes da terra. Quanto à ermida, fica a questão... Decerto, existiu, como a de S. Jorge, em Cebola, quando uma e outra aldeia eram anexas de Casegas.

Unknown disse...

Quando foi feito o desaterro das fundações da igreja só aparecerão esqueletos do cemitério e se no local havia alguma ermida ou coisa parecida, só se for na cripta da Igreja,onde não houve qualquer intervenção.

Massamá disse...

O comentário anterior é assinado por Massamá.

Anónimo disse...

Fica o mistério e a atenção às intervenções no núcleo mais antigo da aldeia, entre a Rua do Fundo do Lugar e a Rua do Cimo do Lugar. Aquela sabemos qual é, mas esta, não.

Carlos Sobreiro disse...

Ola residentes do sobral:estes comentarios tem interese indevidual,se intendem que escavando a povoacao toda vai criar mais dez residentes na aldeia por que nao fazer essas procuras?Eu sabemdo o caso da 'casa do povo'ainda fui na demagogia de certas pessoas de cavar dois dias gratis debaixo da igreja vi os ossos dos meus antepassados foi a minha paga,sendo no comeco das obras para ser uma sala para ocupacao dos tempos livres da juventude, tem servido muito?
Serve ao menos para dar que fazer a quem lhe limpa o po gratis,e serviu pra esvasiar os bolsos um bocadinho a alguns (pobres de espirito)eu tambem dei umas croas para la quando era pobre de espirito mas para a igreja, e vejo que no dia de hoje nem posso rezar cantando, que o paroco mandou-me para a rua nao de sua casa DA MINHA e DO SENHOR sem me conhecer de lado algum, pensando que eu estava a brincar com a minha devoçao.
toca a instruir

Carlos Sobreiro disse...

Diferenca entre o antes e depois? Antes nao era assim mas no presente e assim.

silence disse...

" ...interese indevidual,se intendem...".
Quatro palavras, três argoladas... .E seguem-se outras três.

Fique "sabemdo" que para
poupar "croas",é preciso "esvasiar" os bolsos.

"...toca a instruir"

QUEM?!... .

grande jeco disse...

Se nao e voce nao tem a responder?

Anónimo disse...

Duma coisa tenho a certeza, nestas coisas quem tem os tomates (ou a dita cuja no sitio) é quem se identifica.
Portanto ao, ou à silence, n vale de muito corrigir os erros dos outros se nem dá a cara pelos seus actos de pedagogia!
Eu c n me identifico, tb n venho p aqui corrigir os outros. Limito-me à minha insignificância e apenas comento o que vejo e nao critico o q leio!

Anónimo disse...

Tv seja 1 prof desempregado k ker ver se ganha 1s trocos aki lol

famel disse...

Silence já nos vai habituando com as suas correcções, mas não creio que seja professor! Convenhamos também que muitos dos erros dados nos comentários, são erros comuns da "escrita rápida" que se pratica na net!
Não vejo mal, desde que se compreenda!

moka disse...

Todos os comentários são saudáveis e, contribuem para o espírito do Blog. Desde que não nos provoquemos uns aos outros, fica tudo muito mais giro.

Foi importante terem sido feitas estas obras na igreja, agora não só tem a cara lavada, bem como é mais confortável, nos dias gelados de inverno.

Quem tira fotos, todos os anos a partir dos mesmos locais, encontra algumas alterações e, descobre novas construções, mas vê-se principalmente casas restauradas, o que me parece significar interesse dos Sobralenses pelo Sobral. Acho que é o caminho certo, para travar a desertificação.

silence disse...

Jeco já previa, as melhorias textuais estão de facto a aparecer.Tanto nos "termos" utilizados, na moderação "linguística" como nos vocábulos. Não custa tanto assim,não acha...

silence disse...

... "corrigir os outros."Para corrigir individuos, existem intituições (casas de correcção)para esse fim. Não é a minha percepção ou, com alguma suposta "pedagogia", o facto que tento realçar em algumas situações... .
Mas se precisa de alguma ajuda inerente às funções das supra mencionadas, diga.
Profissão: um destes dias talvez a pronuncie.

JoRgE sObReIrO disse...

Silence se alguem t deve alguma coisa vem fazer contas pessoalmente meu... Axo k ninguem da minha familia t deve alguma coisa para tares com tanta dor (d_...) da vida dos outros...

Anónimo disse...

Entao n se exaltem camaradas!

Açor do alto disse...

Tenham calma! "Zanguem-se" mas não se ofendam. A discussão arrasta sempre alguma cultura e transmite-nos alguns ensinamentos.
"toca a instruir..."

Anónimo disse...

A verdade é que com tantas achegas do silence, os comentadores acabam por ter mais cuidado com a escrita e isso é bom. Tratamos melhor a nossa lingua!

JoRgE sObReIrO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JoRgE sObReIrO disse...

Sr. Anónimo ninguem esta exaltado... So tou a conversar...
E a dar uma dica, pk kem fala axim das outras pexoas é pk tem mt ivenja ou alguem lhe deve algo...
E kando alguem esta em divida com outro, a pexoa k emprestou algo (...) vai ao encontro do devedor...

NOTA: e na minha pouca experiência de vida ja aprendi isto a mt tp...
mas pronto tem k se dar um desconto pk nao se sabe com kem se esta a falar pois nao se identificam, se calhar ate sao uns putos... pk os homenzinhos ja tem cara para levar umas xapada e identificam s sempre so os HOMENZINHOS COBARDES é k se escondem atraz de uma farsa...

Carlos Sobreiro jeco disse...

Bom existem blogs para aperfeicoar a lingua e melhor mudarem de blog certas pessoas,mas eu nao mudo fico com as pessoas k conheco e chegam para uma grande (vida sobre terra)sou quem sou descomplecxado,e no dia de hoje tenho o computador para superar certas ignorancias.

Víboro disse...

Vergílio: O que é que se passa? Eu venho pouco ao Blog porque era sempre muito para o não pecar.Flores,fotos,tradições etc. Nada contra.Como sabes sou mais para a política.Deixei umas "farpas" mas vi que o pessoal não estava apara aí virado.Parti para outra.Não quis "avacalhar".Reparo que o blog está mais concorrido,mais "avec" e menos respeitador.Li para aqui que estavas a ficar "doutor" ando intrigado..! O blog está a andar ao contrário ou está a ficar mais "democrático"?
Então e como é que anda o pessoal?

Víboro disse...

O Comentador anónimo de 12-6 às 23:19, podia explicar melhor o seu raciocinio? Fiquei sem saber a causa e o efeito.Dito de outra maneira: Não consigo atingir..!

Víboro

virgilio neves disse...

Não é para ficar doutor,víboro, nunca precisei dos canudos,e já não devo vir a precisar. È só para "quebrar mais uma pedra" que andava no meu caminho, como tantas outra que já arredei. Ou se quisermos, é mais um desafio mútuo,uma coisa assim como querer colher o fruto que está lá na ponta do ramo mais inacessível.
Quanto ao blog estava mesmo a ver isto a ir para a escolhambação total. Perdi uma horitas de sono ,mas parece que o bom senso prevaleceu e tudo ficou mais calminho.A respeito da igreja e comentários mais chochos não digo nada, só la andei a carregar telhas aos 10 anos...e se lá morasse hoje também teria dado uma ajuda ,nem que fosse a mandar e a dar ordens...lollol. que também é uma ciência.

Carlos sobreiro disse...

Blogueiro Anonimo=Vive de "pegar o vàcuo"dos outros,desviando visitas de onde quer que seja para seu blog.
Semeia Comentarios e Links pelo maior
numero possivel de sites,aguarda ansiosamente o reconhecimento de seu genio incontestavel.
Simplista nos seus raciocinios e de mente deveras apoucada,aposta menos em conteudo do que em "marketing viral". Pela chatice e pela persistencia,acaba espulso. Pode vir tambem em bandos ou manadas.E continua, como sempre esteve no anonimato.
Cumprimentos para todos

Anónimo disse...

Vergílio: Obrigado pela resposta.
De facto,há uma rapaziada que sabe sempre mais que os outros.Nunca percebi o que é isso de imposto sobre as grandes fortunas,pois, o que sei, é que o Povo é que paga tudo. É que, há uns teóricos, que pensam ser um favor que fazem aceitar benemerência,como se isso facilitasse alguma coisa na carga fiscal.No caso,sei, nem sequer foi contabilizado,já que se tratou de opção pessoal. Mas pronto.Como disse,há sempre quem saiba mais.O que me chateia é que, sendo assim tão bom,não se chegam à frente..!

Víboro

famel disse...

Concordo plenamente! Há por aí muita gente que sabe muito... sabe muito, mas faz pouco! De que vale saber muito se o mesmo saber não é aplicado?
Sabem todos muito... criticar, mandar, opinar... mas fazer o trabalhinho que é bom, deixa-se para os outros fazerem.
Sempre me fez um bocado de comichão essa mania de alguns. E se há quem melhor faça, estão à espera de quê?
Se não querem fazer deixem fazer quem quer, quer pode e quem faz!!!!

Anónimo disse...

Já deviam estar habituados. Há tanto treinador de bancada, mas ficam-se só por aí infelizmente.

Carlos Sobreiro Jeco disse...

Ca vai com o vosso falado Q.I.o meu muito obrigado a quem meteu a pimenta,mas o outro disse o outro diz
eu nao sou desses,mas que viese alguem esclarecer que isso era impossivel.
Ca vai para quem lhe falta Q.I.que pensa que ser afurtunado e ter alguma coisa que ganhou a trabalhar,como o caso do senhor X ou H..... http://www.inesc.org.br/.../reforma-tributaria-retoma-debate-de-imposto-sobre-furtuna/ Mais ainda http://www.1.folha.uol.com.br/
http://www.fiscosoft.com.br/

Esperando que vesenvolva certos Q.I. que mentem e persistem na mentira de continuar trogloditas.

Víboro disse...

Carlos Sobreiro: Qi,nós temos.Advinhar, é dom que só meia dúzia tem. Interessante era,rentabilizar-se o blogue eo tempo que o visitamos,contribuindo para melhorar os nossos conhecimentos.Sou empresário,ando sempre à volta com o fisco,que o governo, para pagar,nunca lhe parece tarde.Para receber é que é tarde todos os dias.Daí,gostava de apanhar o raciocínio eos conhecimentos deste nosso conterrâneo (penso que sim) anónimo.Lamentavelmente,não tem vindo ao blogue ou gosta de nos fazer sofrer.Para aprender,como dizia Lénine,sempre..!
Víboro

famel disse...

Oh Carlos é preciso ter muito cuidadinho com a Internet... não se pode acreditar em tudo o que se lê e vê na rede!!

Anónimo disse...

E o q é isso de "rentabilizar-se o blogue e o tempo que o visitamos,contribuindo para melhorar os nossos conhecimentos"