segunda-feira, junho 29, 2009

Sardinhada nos Galitos

Como prometi aqui estão as fotos de sexta feira na noite em que os Galitos decidiram por mãos "ao grelhador" e fazer uma sardinhada, como já vem sendo hábito nesta altura do ano, por forma a não se perderem as tradições e comemorações das datas mais festivas.

Apesar de não ter comido sardinhas nem saltado a fogueira de S. Joao, porque já cheguei fora de horas, aqui vos apresento algumas fotos do fim da festa.


O Carlos Diogo foi o assador de serviço, e a meu pedido fez a pose para a foto,



A bela da sardinha acompanhada pela sua fiel amiga broa,



Como não podia faltar o Floris a acabar de comer o seu petisco,



E como não podia deixar de ser, uma actividade "desportiva" para rematar a noite

Se alguem tiver mais fotos pode me enviar para se poder completar o post.

50 comentários:

Carlos Sobreiro Jeco disse...

O nosso assador profisional e todos os anos ele o Carlos Diogo este ja me ajudou a matar a fome algumas vezes,nas festas dos Galitos,Viva os Galitos e o desporto na nossa aldeia.
Coragem para todos.....

Víboro disse...

O Quim II é o maior. Não falta a nenhuma festa.Dia 21 lá estava,em Unhais sempre na maior..!

Víboro

a sardinha disse...

Estava animada, lá isso estava. Valha-vos Deus...

Anónimo disse...

Valha-vos Deus?

famel disse...

Valha-nos Deus para que nunca nos faltem os Galitos para animar a malta. Para comer umas sardinhas, umas bifanas e entremeadas, para dar um passinho de dança, para encontrar o pessoal no fim de semana!
Sendo assim valha-nos Deus eheheheh

a sardinha disse...

Só faltava a malta...

famel disse...

Dificil haver muita malta quando também não a há na nossa terra! É um facto! Mas mesmo assim, à hora que cheguei ainda havia um bom grupo, antes disso não sei!
Mas enquanto houver mais do que um, será sempre um grupo! E é com esse grupo que tem que se aproveitar e não com multidões que gostariamos que houvesse e não há!

Anónimo disse...

sim ha pcs jovens sobralenses, m a uma 6ª é normal haver ainda menos, mts estudam e trabalham fora.
Se a sardinhada do centro n fosse ao sabado a dos galitos de certeza teria muito mais gente se se fizesse ao sabado.
m pelo menos assim ambas as instituiçoes continuam a realizar as suas actividades. é bonito de ver.

Carlos e Matilde disse...

Valha-vos Deus,valha-nos Deus
Teremos que continuar?
Esquecer um pouco O Deus
E comecar a trabalhar
Maos dadas recomecar...

Pífaro disse...

é realmente bonito de ver. tanta caridade, benevolência e preocupação pelo próximo. e com tão poucos santos populares e dias no ano, não fosse tamanho altruísmo não se realizavam actividades em ambas as instituições.

Anónimo disse...

Altruimo pfffffff coitados dos galitos, se algum tiverem dinheiro ou poder p ser altruistas é sinal q estaremos tds a viver mt bem no sobral.

Mariita disse...

Faltava lá a "minha malta" e por vontade deles, se calhar ainda lá estavam! E vivam os Galitos!

Anónimo disse...

Altruismo pfffffff coitados dos galitos, se algum dia tiverem dinheiro ou poder p ser altruistas é sinal q estaremos tds a viver mt bem no sobral.

Anónimo disse...

Altruismo? Numa associação c sede emprestada, sem apoios e q oferece as sardinhas em vez de cobrar por elas? Acho q estas c problemas de orientacao.

famel disse...

Mas que raio... o que é uma sardinhada nos Galitos tem a ver com Filantropia???? A não ser que os conceitos aplicados pelo anónimo estejam vocacionados para outros aspectos que eu não consegui atingir ;)

Carlos Sobreiro Jeco disse...

Que eu saiba nao somos o club que tem menos socios no concelho escreve o socio N° 249, bem alto VIVA OS GALITOS DE SOBRAL DE S. MIGUEL.
Cumprimentos para todos os socios....

Carlos Sobreiro Jeco disse...

Pagar rendas no sobral
Alguns devem estar a sonhar
Sendo as escolas do povo
Sede tem e tera sem se chatear.

Pífaro disse...

É pá as sardinhas eram à borla e mesmo assim não apareceu quem as comesse?!! Há relamente por aí muita falta de orientação, mas não é por parte aqui do Pífaro

Pinto disse...

Pífaro entao se ha falta de orientaçao porque e que nao organizas tu as coisinhas e tomas tu conta das iniciativas.

Anónimo disse...

Pois realmente os pífaros só servem mesmo é para dar música, e mesmo assim não é da melhor.

famel disse...

Oh pinto cá se me está a parecer que o pifaro queria dizer que ele se orientou, vá lá então que não fez cerimónia e comeu a bela da sardinha!
Se o fez foi esperto e encheu a pança! Lá está... soube orientar-se!
Eu estava com azia, não comi uma unica "sardine on cárvon" :(

sergio disse...

andam prai esses anonimos e esses pifaros nem falam nem tocam nada de jeito ,inde po alto de carvalho arrancar torgas

Carlos Sobreiro disse...

De Sol a Sol sem hora certa para comer,vamos la a ver se alguns comecam a utilizar os livros das Bibliotecas nesses tempos livres que temos hoje,ganhos com a suor dos nossos avos e pais de hoje,a ver se desaparece a gula das sardinhas e mesmo que se nao Partecipe,Apoiase.
Os galitos sempre foram os melhores do Sobral,q eu saiba...

realeijo disse...

(((((((FORçA GALITOS))))))))
(((((e toca a destruir))))))

Carlos Sobreiro Jeco disse...

Tu nem gostas de musica Classica como ousas te indentificar como Realejo?Levantas os braços a musica,
por ver lenvatar os outros,porque da tua cabeça nao sai nada de mùsica de Jeito,tenta ser um minimo Prestavél
nesta face do Prisma da Vida,VAI DAR SANGUE,que estao abertas as Inscriçoes na Junta de Freguesia,se nao quiseres esperar até la vai dar SANGUE AO HOSPITAL DA COVILHA O MAIS RAPIDO POSSIVEL PARA SERES UM MINIMO RENTAVEL NESTA
SOCIEDADE ACTUAL.
TOCA A ACELERAR

Anónimo disse...

Vergilio: Quando é que vens cá acima? Ficas com a responsabilidade de organizar uma sardinhada,febrada,ou cabritada, conforme as regras da "ordenança"..!
Quanto há conta, manda quem pode,paga quem tem..!
Marcar a agenda..!
Tem mais um problema...Esta manhã,estive a falar com a "velha" para fazer a árvore genealógica do burgo.Ela vai,de conhecimento pessoal,um pouco mais que 1800. O Avô nasceu à volta de 1820. Por isso é que sou "esquerdalho".Afia o lápis que temos muito que "jardar"..!

Víboro

Mendes Sobreiro José Carlos disse...

Viboro isso tambem me interessa queria tirar uns (minusculos virus) que ainda existem no meu cerebro nessa materia mesmo sabendo que existem pais incognitos,o porqué que as vezes chamo alguem de primo ou prima e respondem VAI CHAMAR PRIMO(A) A OUTRO(A),eu sei de muitos primos Neves,Silva,Santos,Abrantes,
Mendes,Araujo,Ramos,Ferreiras,Sobreiros,Geraldes,
etc.....e quando mais para a frente mais primos somos obrigados a ser.
Espero que todos acreditem,venham os livros estou convosco.

Mendes Sobreiro José Carlos disse...

UM dos ultimos primos que vem de entrar em Sobral de S. Miguel que nao posso ficar sem o elogiar é o
meu primo Noél(Non le Françe)..(Oui un Sobralense) sera para mim sempre um bom primo enquanto eu for vivo.
Toca a acelerar,certos cerebros....

virgilio neves disse...

Víboro, 12 e 13 Agosto durmo no Sobral. De 14 para 15 na Covilhã, que dia 15 é lá o banquete de casamento. Quem paga o almoço eu não sei, mas posso-te convidar porque sou padrinho e já paguei a viagem de lua de mel. o noivo é Unhais.ainda há a limusine?
Da árvore genealógica vamos falar sim... vai ao Sobral.
quantos trabalhadores eramos em 1975 na Bearlt? pretos e brancos?
trabalho final para a escola...

Víboro disse...

Vergílio:12 de Agosto, é capaz de não ser mal pensado..! Quanto às "latas", estão para aí.Avisa com uns dias ,para pôr a brilhar e tirar o "môfo". Só para a noiva ou para os dois? Ando numa de apresentar, um dia, um "lençol" com os ramos todos para ver onde nos cruzamos.Por falar em Ramos,tem bastantes aí.Ramos,Pintos, Pereiras,Marques,Domingos, Lopes,Abrantes,Silvas, à 1ª,2ª e 3ª geração,todos, da família.À 5ª,não escapa um apelido..!

Víboro

Víboro disse...

Mendes Sobreiro: Amanhã,vou consultar a "minha inciclopédia viva" (tem 97) e lembra-se de tudo.Saber se ainda somos família.Se puder pôr o nome do pai ou do avô,facilita muito,pois,ela já não vive no Sobral há mais de 6o anos.Logo,pessoal novo, é complicado.Pelo menos temos família comum. Os Abrantes,Silvas,Santos,Ferreiras.

Víboro

Víboro disse...

Peço desculpa.Esta de "inciclopédia" com "i", fica-me mal..!
Mil perdões.

Víboro

Víboro disse...

Vergílio: Em 1975,não sei quanto pessoal havia,mas penso andaria há volta de 1500.De Julho de 71, a Dezembro de 76 (cinco anos e meio),andei na tropa.Só regessei ao trabalho no dia 2 de Janeiro de 77.

Víboro

Mendes Sobreiro José Carlos disse...

SOU neto por o lado de minha mae de
José Pereira Mendes (Alcunho;Zé Inverno) e Piedade Araujo.
Bisavos:Manuel Pereira Mendes (ALCUNHO;Peixinha) e Maria Gonçalves da Silva.
Por o lado de meu pai talvez sangue mouro porque a minha avo tem um nome lindo de cigana,Avos; José Sobreiro e Maria Rosa Joaquina. Bisavos nao tenho conhecimento agora de cabeça.

Mendes Sobreiro José Carlos disse...

Por o lado da minha mulher e o resto do que fala Silva,Ramos,Neves,Augusto,pais.
Avos:Manuel Silva Abrantes e Maria dos Anjos Ramos lado do pai dela se nao estou em erro.

Mendes Sobreiro José Carlos disse...

Falta bisavos Acho Que Silva Ferreira ou Ferreira Ramos isto de cabeça.

é muita coisa para uma tola de 46 anos Viboro.

Víboro disse...

Já perguntei hoje. Pelo lado dos Sobreiro,disse logo que não.Mas,também disse que esse,não é o nome originário.Foi pelo telefone.No fim de semana vou continuar com os papéis.
Entretanto,para aguçar o apetite:
Trisavós:
Maria Ramos-casou-Manuel Santos Silva Lopes.
Irmãos dela:
Manuel Ramos c.Ana Pires Abrantes
António Ramos c Rosária Abrantes
Irmãos dele:
Joaq.Lopes Silva c Maria Silva
João Lopes Silva cDelfina Josefa
Bisavós
Manuel Pedro Pinto Lopes c Maria Ramos
Irmãos dele:
José Pinto Marques c Ana Lopes *
António P.Marques c Maria Lopes
Manuel Pinto Marques c-Pai Maria "Penteira"*
Irmãos dela:
Joaquina Ramos dos Santos c António Abrantes (ponte)
Manuel Slva c Maria Teresa Lopes.

* Não tenho a certeza quanto ao nome de Ana Lopes e não consegui apurar o nome da mãe da Maria Penteira,assim chamados por fazerem pentes de tecelagem.
Isto é da parte da mãe. Já dá primos à fartura.Do lado do Pai,estou mais atrasado.Saiam lá os primos para o blogue.

Víboro

virgílio neves disse...

víboro obrigado pelas informações, lá p/inicío de Agosto falamos.
e nas férias da tropa não se vestia o fato de oleado amarelo para "pilotar" o martelo lá na D-25? OU SERÁ QUE ERAS GUINCHEIRO OU MÁQUINISTA ?
O CARLITOS SOBREIRO DÁ UMA LUTA BOA , O QI não será dos piores não ...quem lê muito muito aprende, mas ferve em pouca água... tens que ter calminha o jeco...

silence disse...

...água...ou do gás. Não é butano, acho que é propano.

Carlos Mendes Sobreiro disse...

Nem uma coisa nem outra,é Natural.
Sem quimicas nem conservantes.

Víboro disse...

Nas férias da tropa não se podia trabalhar lá.Tinha um negócio, que a H,mesmo solteira já ia gerindo.Aproveitava para dar um jeito naquilo.No negócio...

Víboro

VIRGILIO NEVES disse...

Víboro,mas eu pensei que a gente se tinha cruzado algumas vezes na galeria geral, ou então as beber uma macieiras no clube. andei lá de Agosto de 75 a MAIO 76.

olívia disse...

Víboro;cumprimentos à tua mãe da prima Olívia ,eu e o meu irmão Horácio somos netos de Joaquina Ramos dos Santos e de Antonio Abrantes ,a prima Teresa ainda and bem de saúde ? que bela idade : 94!! desde que saíram do Sobral nunca mais nos vimos. Nessa altura era ainda garota ,mas penso várias vezes nesse parentesco do lado de minha mãe.













































ãe

CARLOS disse...

Grande mineiro nem chegas-te a apanhar profissao de 1° categoria e
nem cumular para pagar impostos.
Queres te rir um bocadinho?
O primeiro ano que trabalhei na Braltin apanhei profissao de primeira
e como ainda era solitario depasei a letra C=tinha a pagar 5000 escudos para os impostos fui ao sindicato e alguem me esplicou o porqué de pagar.
A partir dai nunca mais paguei antes de chegar a letra C ia ter com um grande Doutor amigo do meu pai e dava uma baixa por doença,o mesmo com ferias no mes de Agosto
mesmo estando marcadas para Maio,
em frança igual,mas e um Pais de Liberté,Egalité,Faternité, porque
em Portugal com o numero de Contribuinte temos uma placa de imatriculaçao colada nas costas é quase missao impossivel.
Quando cheguei aqui depois de passar um mes tranquilo em Portugal
tinha 170OO as costas a pagar,umas cartinhas a esquerda SR tesoureiro...EX X Ja estou em 700 euros,resumo da coisa estou numa zona de Distrito como Setubal "Canhotos".
E acho que ate ao fim ainda me vao dar algum para passar uma semana em Portugal tranquilo com a familia.
Bientot les vacances cher cousin...
Cumprimentos e tambem para o jorge

Víboro disse...

Prima Olívia: Aindá conheci o tio António Abrantes.Tinha nessa altura(1968) 97 anos.Conheci o filho Manuel e o Alberto.O Donaciano nunca mais soube dele,sei que está fora,é mais ou menos da minha idade.Um pouco mais novo.Onde é que anda essa rapaziada toda? Estive a combinar com o Vergílio fazer-se uma "brincadeira" em 12 de Agosto.Se calhar, era bonito esta rapaziada do blogue juntar-mo-nos nesse dia. Vão amadurecendo a ideia.Os únicos primos que ainda vou contactando são os filhos e netos do Pinto dos Santos e os meus primos Lopes.
Fico grato pelo contacto.Quanto à minha mãe ainda vai andando mais ou menos.Ela é que me faz as ligações todas. Não lhe escapa nada.Ela faz 97 em Novembro.

virgilio neves disse...

Víboro, desculpa meter a colher no assunto, mas da tua idade será a Ester,depois ainda vem o Pedro e por fim o Donaciano de 53 anos como eu. Andam todos pela França - região de LYON.
NEM IMAGINAVA QUE A FAMÍLIA DO TI ABRANTES (MEU VIZINHO FOSSE TÃO GRANDE)
Para a Olívia sempre atenta ao nosso blog,cumprimentos assim como ao Lúcio.

virgilio neves disse...

Víboro, para saberes da árvore genealógica de muitos Sobralenses, pesquisa no google:(árvore genealógica de Gabriel dos Santos)
é logo a 1ª. e guarda nos favoritos que tens muito que consultar, vai em francês...

Serranita disse...

Viboro, parece-me que ha uns Ramos comuns. Da árvore genealógica, penso que António Ramos e Rosária Abrantes (que na verdade era Pires mas adoptou o Abrantes)serão meus trisavós, pais de meu bisavô António Ramos.E muito mais não sei...

olívia disse...

Primo Viboro,hoje venho fazer correções,primeiro:tirei 3 anos à idade de tua mãe,e por isso peço desculpa.Depois vem a questão dos teus "BISAVÓS",eu penso que o "bis"
está a mais.

Tenho recordações de ir para casa da tia Maria Ramos ,no Ribeirinho,
e vê-la a trabalhar no tear ou então usar o argadilho e a dobadou-
ra.

Quanto à reunião ,é uma boa ideia..
Se estiver por cá sou capaz de marcar presença.

Ao Vergílio, retribúo os cumprimentos e cá nos veremos.







ra

Víboro disse...

Prima Olívia: Com o entusiasmo subi mais um degrau. A observação está certa.

Víboro