segunda-feira, junho 29, 2009

São João (no Porto)

Em dia de São Pedro "falemos" do São João, e pra continuar de voltas trocadas, o Santo António virá a seguir...

- Fogo de artifício na ponte D. Luís
- Martelinhos aos molhos
- O cheiroso alho-porro
- Balões de ar quente
- Manjericos e ruas coloridas...



Mas o que mais me despertou a atenção foram as Cascatas. Uma espécie de presépio, em que a Sagrada Família é substituída por um altarzinho com os 3 santos populares (S. António, São João e São Pedro), e onde são retratadas cenas do quotidiano, na maioria de antigamente, assim como figuras tipicas. Coloco algumas fotos de jogos tradicionais e profissões, bem do conhecimento Sobralense.



PROFISSÕES/ACTIVIDADES






Vindima e pisar o vinho

JOGOS
Pau encerado

Carrinho de rolamentos

Quem identifica?

Jogo da macaca

Jogo da púcara

Jogo do arco



Contem-nos o que estas imagens vos recordam.

12 comentários:

célia disse...

adorei a ideia dos bonecos a representas as varias actividades vou ver se consigo fazer algo parecido aqui para o museu.

Lembro-me vagamente de haver desenhos animados com este tipo de bonequinhos naosei é o nome k tinham

célia disse...

o terceiro jogo penso que é a petanca

Serranita disse...

Célia, se precisares de outras fotos para mais idéias, ou mesmo o contacto do dono/oleiro destas peças, diz, que tento arranjar.

famel disse...

Também me parece o jogo da petanca. Ou será o jogo do seixo?
São muito engraçadas estas cascatas, era uma coisa que não sabia que existia pois nunca tive a felicidade de poder ir "brincar" ao S. João!!!

Mariita disse...

Ena Serranita, com que então este ano foi de folia S. Joanina!
Adorei a tua reportagem e espero que te tenhas divertido muito!
Já lá vão talvez mais de 6 anos que não passo o S. João no Porto e confesso que já estou a ficar com saudades, porque é uma festa muito bonita.

Anónimo disse...

Anda tudo a ver bonecos nos tempos k correm e as pontes verdadeiras obras de Arte e o S. Joao do PORTO que la ainda vai durar muitos seculos.)

ti manel disse...

ti manel))

Mendes Sobreiro José Carlos disse...

Vamos um pouco a Historia de Portugal: A ligaçao Porto-Gaia sobre o Rio douro foi uma obra que na epoca deslumbrou Portugueses e Estrangeiros,a ressistencia dessa ponte devesse ao engenheiro Gustavo Eiffel o mesmo da Torre Eiffel em Paris sua obra mais famosa,mandou realizar essa obra construida em ferro,sendo a época em que começou as obras mais ferrenhas da Historia o Rei D.Luis I,o nosso Porto foi a cidade que mais cedo utilizou essa Arquitetura para caminhos de ferro,a construçao foi feita em 10 meses levou 1,600 toneladas de ferro e precisou de 16O trabalhadores,inicio-se em 1876 e foi inaugurada em 4 de Novembro de 1877 pro rei D.Luis I e sua esposa Rainha Dona Maria PIA que lhe deu o nome.
Com o aparecimento da nova ponte de S. Joao em 1991 a de D. Maria deixou de ter utilidade sendo recentemente activada para Turismo.

O artesanato seja qual for sera sempre uma profissao de futuro a Arte de saber fazer é rentavel,era bom em trabalhos manuais e agora sou bom na Arte com o passar dos anos evolui nessa materia,deixo uma dica para quem sobrevive com pequenas Reformas e Rendimento Social baixo para tentarem fazer mais 200 euros por mes se tiverem um bocadinho de vontade....Meta cem kilos de areia fina umida em duas caixas como as das embalagens de sardinha noutros tempos atras com 20 cm de altura compre um saco de Estuque a modelar um Balde de dez litros sisal ou rafia que sera utilizada como reforco as pequenas obras e agua,inicie por fazer os moldes na areia das obras que quer fazer cinzeiros,suportes para flores murais,pequenas estatuas de perfil,mais para aplicar mural ou em cima de moveis em casa,amasse o estuque no balde bem liquido, comece a deitar nos moldes da areia previamente feitos a meio meta um pouco de rafia ou mesmo pequenas palhas de feno acabe de encher,com a liquidez do estuque ficam niveladas as obras se alguma nao ficar depois de secas dalhe uma finiçao contra um bloco de cimento ou mesmo umas folhas de lixa fina algumas se entender que precisa uliliza uma decoraçao de pintura como marcaçao de olhos, logos e claro se considerar que é um artista na materia a propria assinatura a nao esquecer; vamos la a comecar a tentar sair da crise e começar a esquecer de andar sempre a pedirmos esmolas, os que conseguirem,porque como a Ciencia,tambem é uma Arte.


O S. Joao do Porto tambem ja la vi o fogo de artificio e dei la umas marteladas valentes por a noite fora,em companhia de um bom grupo do Sobral,ja la vao 20 anos passados.

Ate outro momento de inspiraçao e
vontade para escrever..

Mendes Sobreiro disse...

Esqueci o H em HUMIDA, as embalagems da sardinha sao caixas em madeira de 1 Metro de comprimento 50 cm de largura e 15 cm de altura aproximadamente.

Mendes SobreiroJose Carlos disse...

Esta tambem é para ti Fabinho a ver se te esqueces de so ligar para cravares 100 ou 200 Euros por Mes, Vai arrancar pedras para o Barroco do Tarrastal.lol

Mendes SobreiroJose Carlos disse...

Esta tambem é para ti Fabinho a ver se te esqueces de so ligar para cravares 100 ou 200 Euros por Mes, Vai arrancar pedras para o Barroco do Tarrastal.lol

Anónimo disse...

Olá.
Somos a TURMA LUSA DE LISBOA, um pequeno grupo que mantem a arte e tradição no lançamento de balões de S. João. Ao visionar o seu blog, constactamos na primeira imagem, uma série de fotos da qual uma delas é referente ao lançamento de um balão de S. João. Dado que a foto está em tamanho reduzido, gostaríamos de solicitar o favor ,caso seja possível, nos enviar a mesma foto em tamanho normal para ficar registado em nosso arquivo fotografico e também para divulgarmos no nosso Informativo virtual, denominado "Pirilampo" que publica notícias, histórias, fotos... etc, tudo dedicado ao balão sanjoanino, que teremos muito gosto em enviar a todos os adeptos e praticantes desta tradição que desejem recebe-lo por mail. Quem estiver interessado é só fazer o pedido para:
turma.lusa@hotmail.com
Caso tenham outras fotos de balões, mesmo que de anos anteriores, também servirão para enriquecer o nosso arquivo.
Sem mais, agradecendo desde já pelo favor que nos possa prestar, tudo em prol pela tradição do balão de S. João, ficamos a aguardar vosso contacto.
Já agora, quero prabenizar pelas excelentes fotos da maior cascata de S. João no mundo. Realmente, essas tradições também deviam ser mais avivadas em Lisboa.
Atenciosamente
Francisco Silva e Ana Paula
TURMA LUSA DE LISBOA
"Balão no céu, alegria na terra"