segunda-feira, junho 29, 2009

Noite de S. Pedro

Esta é a noite dedicada ao S. Pedro. Também nos tempos passados se comemorava a data com uma fogueira dedicada ao Santo (que sempre esteve um pouco na sombra do Santo António e S. João no que toca a farras). Eu gosto especialmente de este santo porque carrega um grande fardo, visto que supostamente carrega as chaves do paraíso... seja ele qual for, deve haver muitos a tentar roubar essa preciosidade :)
Mas há duas coisas que nunca bateram muito certo na minha cabecinha em relação às tradições de estes santos...


1- Porque se canta na noite de S. João: "Santo António já se acabou, o S. Pedro está-se a acabar, S. João, S. João, S. João dá cá um balão para eu brincar", então mas se o S. Pedro é comemorado a 29 de Junho, é o ultimo a ter festa!!! Porque raio então a 24 de Junho cantamos que "o S. Pedro está-se a acabar" se ainda nem sequer começou?????

2- Se o S. Pedro é o santo do Tempo, a quem pedimos solinho ou chuvinha, porque raio é na noite de S. João que nos preocupamos se a guieira está ou não na serra??? Devia ser na noite de S. Pedro que as condições meteorológicas seriam espelho do Verão!!!

E boa noite de S. Pedro!!!

15 comentários:

Carlos Sobreiro Jeco disse...

Nao!..famel sua cruazinha nesta face do prisma da vida,se nao acabou ja vai acabar ou tera para mim esclarecimento duas grandes potencias empatadas ha milenios? Mais tarde nao queras meter o carro a frente dos bois,ainda ha umas coisitas atras a esclarecer com mais utilidade, tem calma.
Cumprimentos Dinamica Ferrenha.
Bom dia, Para ai ainda é de noite?

Carlos Sobreiro Jeco disse...

Desculpem esqueci o "I" em Queiras.))

Anónimo disse...

A festa de S. João é a mais antiga de todas as festas populares e está ligada ao Solstício de Verão, é uma festa de juventude e iniciação. A festa de S. Pedro está ligada á luta entre o bem e o mal, Deus e o Demónio, o céu e o inferno e daí as chaves do primeiro responsável pela Igreja que abre as portas do céu.

célia disse...

Na minha modesta opinião é mais uma forma de se arranjar a rima, pode ser que exista outra explicação, mas tenho exactamentas mas mesma duvidas que tu famel...

famel disse...

Carlos não percebi?! Fiquei na mesma!
Acredito mais que realmente tenha sido assim cantado para a rima ser mais fácil!
Em relação ao 2º ponto, penso que fazia mais sentido a história da guieira ser na noite do s. Pedro! Porque raio foram escolher a noite do S. João?
Mas bom são as minhas divagações eheheh

Anónimo disse...

Tb acho q fazia + sentido o tempo da noite de s. pedro ser reflexo do restante verao, do q a noite de s. joao.
Ja agora de onde veio esse ditado? É sobralense?

célia disse...

Famel acho k prefiro o tempo de S.joao, porque s. pedro mandou-nos a chuva....

Carlos Sobreiro Jeco disse...

Ca vai:Base dos meus conhecimentos fora a Biblia e a Historia dos Livros da terra,era tudo com rima ja o dizia o que passou a ser meu avo o falecido Jose Silva Abrantes,claro com certas aproximacoes no S.Joao de talvez dois ou tres dias,no relogio do sol a sol podiam se esquecer de comer ao meio dia certo mas comiam na mesma como hoje, eu ate digo que comiam melhor,no S.Martinho vai a pipa e prova o vinho, no dia de hoje alguns que comentam aqui nao se perdia nada que la fossem mais tarde,))) o relogio de sol batia mais certo que o da torre da nossa Igreja.
Explicado a moda do sobral nao me facam rir do S.pedro.hihihihihi

Carlos Sobreiro Jeco disse...

Vou desfazer o erro:
Santo Antonio ja se acabou
O S. Pedro esta a chegar
S. Joao S. Joao S. Joao
Da ca um balao para eu brincar

Pronto,ja esta em sentido, como a ilha dos Açores.HEhehe

Serranita disse...

Diz a lenda, a mariita que me confirme, que na noite de São João a água que cai, chuva ou orvalho, é água benta, que cura doenças, favorece amores e torna os jovens bonitos :)

Carlos Sobreiro Jeco disse...

Erro por ser ao acordar:O que passou a ser meu avo foi o Manuel Silva Abrantes (um homem sabio) de Sobral de S. Miguel conhecido por Alcunho o(Peito Largo) um homem com um Coraçao Grande e umas Grandes Historias de Sobral de S.Miguel,Talvez neste blog venha a contar algumas para ficarem para meus bisnetos,era so Artistas naquele tempo tudo cantava os Santos Populares.
Paz a sua alma

Ausente Sobralence disse...

Ai! Serranita sera verdade eu quando era jovem era um Playboy, mesmo com a minha idade no outro dia ainda levei uma piscadela de olhos de uma la para os lados dos (Campos Ilisios) por ter levado com essa agua benta do nosso S. Pedro,a mim fez me efeito,agora os meus filhos dizem que foi dos "yogurtes"quem tera razao eu ou os meus filhos?????

Carlos Sobreiro

Anónimo disse...

Tou c a celia, antes a guieira do sao joao do que a chuva do são pedro.
M melhor ainda seria o sol do santo antónio. é um esquenturado este santo lol

Mariita disse...

Os Santos, estão na memória do povo envolvidos em muitas lendas e, é difícil discernir onde começa e acaba a realidade.
As quadras que lhes são alusivas já mostram isso mesmo e suponho também que as imprecisões se devem à construção da rima.
Á água, tem a ver com o S. Pedro ( Simão de seu primeiro nome) era pescador e S. João, baptizou Jesus.
O que diz a Serranita vem exactamente nesta lógica de "orvalhadas" de S. João que são "água benta" renovadora e purificadora das pessoas que serão mais bonitas, poderão enfrentar melhor as doenças e estarão mais abertas ao amor (fogo que arde sem se ver) e, também por isso associamos o Verão ao S. João ao calor e à frescura da água.
O S. Pedro, tendo ficado detentor das chaves do Paraíso e habituado a ver, na sua vida terrena tanta água por perto, talvez ache graça a abrir a torneira para molhar a malta nas situações menos apropriadas, para grande arrelia nossa!

Carlos Sobreiro Jeco disse...

(fogo que arde sem se ver)??
Nao sao todos eu sei o ver e as vezes so no olhar,as chaves do S.Pedro sao de fechaduras tao antigas
que qualquer Adolescente no dia de hoje consegue abrir as portas para entrar no céu.
O Santos como isto caminha...