terça-feira, janeiro 09, 2007

CRONOLOGIA SOBRALENSE cont.

28 comentários:

Anónimo disse...

Eis aqui uma pág. valiosa p/ nos ajudar a preservar a memória do Sobral do sec.XX.

Anónimo disse...

Relendo esta página, presto a minha homenagem a tantos sobralenses que tanto pugnaram pela sua terra, sem estar à espera de subsídios.
Dá Deus nozes a quem não tem dentes. Aqui aplica-se o contrario, deu Deus dentes a quem não tinha nozes, ou se as tinha, eram raquíticas. Mas o povo do Sobral nunca foi de se acomodar, foi sempre à luta.
Bem hajam, para usar este termo tão beirão
G. Santos

Anónimo disse...

Boa noite a todos!
Por acaso já repararam que no próximo mês de Junho a nossa escola completa 50 anos desde a sua inauguração.
Parece que é coisa do destino... possivelmente, virá a encerrar no ano do seu 50º aniversário, resultado de uma conjuntura demográfica comum a outras localidades do Interior do nosso país.
Penso que no próximo Verão poderíamos desenvolver uma actividade que permita relembrar episódios e situações por todos nós vividos, promovendo desta forma uma homenagem à base da Educação de todos os sobralenses.
Vou deixar este repto ao GDCS os Galitos da Serra, estando certo que encontrarei grande entusiasmo em torno da referida comemoração.

Anónimo disse...

E daqui a alguns dias faz tb 50 anos que entrou o 1 carro na freguesia!

Anónimo disse...

Há 3 dias fez 51 anos que chegou lá o telefone. Apenas uns mesitos antes de eu chegar também.
Agora se eu estivesse no Sobral no próximo dia 26, iria comemorar a data da chegada do 1º pópó com umas boas buzinadelas.

Anónimo disse...

Repararam que se fez uma festa à Sra. de Fátima para se inaugurar a chegada do telefone? E também homenagiaram os 6 soldados -SERÁ QUE AINDA ESTARÃO TODOS VIVOS?- que estiveram na Índia.

Anónimo disse...

Um deles, pelo menos está vivo: o Henrique Pinto Geraldes.
Recordo que escreveu um artigo na Voz do Sino contando as peripécias do cativeiro na India.
G. Santos

famel disse...

K olhos atentos temos no blog...eu vou por a minha cabecinha em acçaó p comemorar essas e outras datas! E vou falar c os míudos da escola e os idosos da aldeia p tentar organizar umas actividades inerentes às comemorações dos 50 anos da nossa escola!
Perdoem-me a minha ausência, prometo voltar com breves...

Anónimo disse...

o senhor g santos deve estar confundido com os soldados que regressaram da india em 1956 sao rafael dos santos falecido alvaro luis falecido joao pinto do barroco falecido isidro augusto isidro da penteeira ainda vivodo outro nao me recordo do nome agora o henrique pinto geraldes esteve na india em 1961

Anónimo disse...

a uniao indiana nao se apoderou dos territorios portugueses de goa damao e diu ate 1961 esses rapazes de quem voces falam estiveram na india em servico militar que na altura ainda nao era de guerra iminente o henrique esteve na india em 1961 5 anos depois que foi quando esteve prisioneiro de guerra

Anónimo disse...

ESTÁ muito boa a discução e desta nascerá a luz. Parece-me que o n/ anónimo tem razão, e poderemos concluir que tenha sido um lapso do autor. Realmente Portugal só perdeu Goa,Damão e Diu em 1961. NO mês passado falou-se disso na TV, SOBRE os 35 anos que passaram.
Eu falei que homenagiaram esses rapazes, mas o correcto é HOMENAGEARAM. Continuemos...

Anónimo disse...

Outra gralha minha. foram 45 anos e não 35 . ( OCUPAÇÃO DA INDIA PORTUGUESA ) P/ União Indiana .
O Salazar ficou pior que estragado...

Anónimo disse...

O engraçado é que quando entrei p'rá escola - 2 anos depois - ainda continuvamos a dizer que a (Indía)estava incluída no Portugal que ia do Minho a Timor. E assim se continuou a dizer até se fazerem novos livros.

Anónimo disse...

Realmente foi uma gralha.
A pressa não é amiga da precisão, como bem corrigiu o sr. Anónimo.
As minhas desculpas por induzir em erro.
G. Santos (sem senhor, nem de mim vou sendo)

Anónimo disse...

Terá havido festa à Nossa Sra. de Fátima, sim senhor.
Terá havido inauguração do telefone, sim senhor…
Contudo, não será certo que a chegada do telefone tenha provocado a Festa, foi certamente uma coincidência.
- Mas… a efeméride não foi de certeza em 05-01-1956, numa Quinta-Feira; pois, não estou a ver o falecido Padre Pedro a fazer uma Festa que não fosse a um Domingo.

Anónimo disse...

nao ha razao para recriminacoes errar e humano todos nos erramos de vez enquando o principal e que todos continuem com o bom trabalho que fazem divulgar coisas que passaram e que estao acontecendo um abraco para todos eu apenas adiantei coisas que eu sabia e que eram do meu tempo eu todos os dias faco uma visita au vosso nosso blog

Anónimo disse...

Sobralfilho está boa a observação, eu ainda me lembrei de ir ver se a data seria ao Domingo, não o fiz por ter confiado no autor, no entanto estranhei porque a festa da Sra. de Fátima costuma ser em Maio.

Anónimo disse...

Agora lembrei-me que TALVÊZ fosse feriado no dia seguinte (dia de Reis) e os Sobralenses fizessem " ponte ". Ou seria a festa ao fim da apanha da azeitona ?!!!

famel disse...

Dps da serranita nos ter lembrado que dia 26 se comemora os 50 anos da entrada do 1º carro no sobral, n mais dormi pensando nesse facto!
Um bichinho ficou aki dentro e estou + curiosa do k nc!
Afinal de kem era o carro? e k carro era? kem o conduziu? qual a reacçao da garotada?

Anónimo disse...

famel, estava precisamente a pensar o mesmo que tu acerca do carro!Alguém sabe?

Anónimo disse...

eu só sei da história do primeiro autocarro que foi ao Sobral, cerca de 3/4 anos mais tarde, vou continuar com as pesquisas, pode ser que encontre algo de importante.

famel disse...

Informações recentes, m confusas devido peso da idade do informador, antecipam nomes: "a carrinha do guta" ou a "do zé borges"...m a memória infeliz/ p já n conseguiu dizer mais!

Anónimo disse...

Certezas, talvez se encontrem no jornal A VOZ DO SINO, no entanto seriam necessárias várias horas para localizar a informação e neste momento eu não tenho estas horas disponíveis, para fazer a pesquisa.

famel disse...

O Ti Alberto acaba d me dizr k, s ele n esta em erro, foi o carro do vendedor de porcos, q vinha lá de trás de serra...e o 1º carro de 1 sobralense tv tenha sido o do guta...

Já agr qd criavam porcos e n eram trazidos de carro, iam buscá-los onde?

Anónimo disse...

Ouvi dizer que iam buscá-los a pé (Covilhã, Tortosendo) e que o regresso era de loucos,qd os porquitos fugiam ou qd cansados se recusavam a andar...

Anónimo disse...

Em 1969 ou 70 o gingas - David, foi á Vide comprar um porco, que era para ser criado nas Presas(como habitualmente)e só vinha ao Sobral para morrer. mas nesse ano deixaram-no fugir no alto do Carvalhal. DEVE ter virado selvagem. Ele que conte melhor a história... E que não diga que é mentira ,que eu bem o vi andar por lá de balde na mão, com milho a ramalhar e a chamar: corritcho...corritcho, e por vários dias. e por falar em carros... tchau.

Anónimo disse...

falando em auto carros eu sei que o primeiro que foi alem de casegas veio ate ao souto negro onde a estrada parou o condutor foi um senhor chanado joao ribeiro na altura codutor da carreira casegas covilha foi alugado o autocarro para uma excursao a senhora das preceseu fiz parte dessa viagem e que organizou a excursao foi o jose pires sapateiro perguntem a ele talvez esse fosse o primeiro mas como digo nao veio ao sobral por nao haver estrada ainda

Anónimo disse...

sim o anonimo tem razao essa excursao a sehora das preces foi no dia da inauguaracao das escolas e foi o primeiro autocarro a sair de casegas para o lado do sobral mas so chegou au souto negro