sexta-feira, janeiro 19, 2007

Eu ainda sou do tempo...

... dos mergulhos na Foz da Portela ...
... da rilha e dos saltos malucos ...
... das tardes na água até o sol se pôr ...
... do "xaboco" e da "borda"...

... dos moscardos e das calhandras ...
... das amoras nos ultimos dias de t'charco...

Que saudades da Foz...

17 comentários:

Anónimo disse...

HEhE, eu tb ainda sou desse tempo!
Chegar até à Foz da Portela era uma aventura, haja travões para descer aquela encosta hehehehe!

famel disse...

Bom e q posso + dizer, eu k arrisco em nomear-me uma das maiores "rãs" do Sobral...
Posso dizr k esse vicio foi-m incutido pelo meu pai, tb ele grd banhista sobralense!
Lembro-m d bem novinha, ir c ele (na casal) até à presa e dps mandar-m a correr nakela rampa cheia de mato, silvas e pedras c ânsia de ir p a água!

Chegar lá e mandar-me p o poço, era c atingir a meta e ganhar o troféu...nessa altura ainda eu n kria saber d jogar à sueca sentada nas fragas! Queria era nadar a tarde toda!

Lembro-m também do meu primeiro mergulho de cabeça e do meu primeiro salto (sem medo) p o xaboco, tinha eu 6 anos...

Enfim...só tenho boas lembranças da Foz!

Anónimo disse...

O quê que te deu Famel? ESSAS fotos estão completamente fora da estação!!! Um belo geadal é que era. No entanto gostei de me ver na 1ª foto, com uns 3/4 kilitos (só) a menos que hoje. A 3ª foto não consegui ampliar.

Anónimo disse...

famel es uma doida mas esta fixe

Anónimo disse...

Infelizmente não tenho as mesmas recordações que vocês, se bem me lembro, devo de ter ido à Foz meia dúzia de vezes. Recordo-me que no final dos anos 70, e principio dos 80, apesar dos acesos serem difíceis, ser este o lugar de eleição de todos, para se refrescarem, nessa altura ainda não existia outro lugar, com condições, para dar uns mergulhos.

Felizmente os tempos mudaram, e com tantas alterações, podemos ir confortavelmente de automóvel ou a pé dar um belo mergulho, e se a fome apertar, temos condições dignas para fazer um pic-nic.

Anónimo disse...

A Foz faz falta.
- faz falta pelo sol aquecer a água até às 20h;
- faz falta porque era uma zona mais distante do povo onde se podia estar à vontade;
- faz falta zona magnifica que era;
- faz falta pela malta jovem que lá se encontrava;

Não desprezando a piscina fluvial do reboleiro, a Foz para mim tinha mais encanto...

Anónimo disse...

Não posso deixar de comentar este post pois infelizmente para mim, era estritamente proibido nadar!!!
Ao ver os vossos comentários (principalmente o da famel), fico feliz por ver que as mentalidades mudaram.
Fico feliz por saber que um pai levava a filha à ribeira. No meu tempo era impensável isso acontecer, e se nós nos escapassemos levavamos uma tareia para aprendermos.
A minha mãe era um autêntico general no que dizia respeito a certos assuntos, este era um deles. Se demorasse mais do que o tempo normal a lavar a roupa na ribeira, já sabia que ia apanhar, mesmo que não fizesse nada de mal.
Demorei muito a entender a minha mãe, pois nadar para era apenas uma forma agradável de nos refrescarmos e não de fazer uma tontice qualquer.
Talvez esta seja a razão pela qual a maior parte das senhoras maduras do sobral não sabem ainda hoje nadar.

Anónimo disse...

desde os anos quarenta eu era garoto e ja nadava na ultimamente chamada praia da mosca era assim denominada que belos tempos mas como voces dizem nesse tempo era so para rapazes nunca se viu la uma rapariga

Anónimo disse...

entao pessoal tudo bem grandes tempos quando o poço era na foz da portela ainda se recordam quando o paulito perdeu os calções no poço de cima, aquando rebentou o poço! e também das nossas cabanolas que tinha-mos quando o tarzan se armava em violador! eram grandes temopos. e ja agora continuo a agradecer a famel (seve up, canivete, trotinete e já chega ) um abraço para ti e contunua assim.

Anónimo disse...

ai vem agosto com queimas no rosto
cheias de nostalgia, o calor aperta em horas de seca para o merguhlo do dia!
la no poco da foz!! la no poco,la no poco,la no poco da foz!!!!!!!!!!!!!!!!

Festivaleiro disse...

Calhandras? Onde?

famel disse...

Na ribeira do Sobral, e ha p/ ca 1s artistas k s peritos em apanhá-las à mão!

Anónimo disse...

Boas recordações da Foz, das melhores, até mesmo das várias vezes que me escangalhei todo a saltar dos fragões.

Anónimo disse...

Eu ainda sou do tempo.....em que um grupo de jovens, incluindo eu, resolveu ir passar uma bela tarde de sol e água na foz da portela. Como se não bastasse a animação, de entre corridas e rilhas na água, no regresso viemos pelo trajecto mais loge e mais doloroso. Subimos a encosta até a presa e depois fizemos uma pausa no barracão do brites onde aproveitamos para comer ameixas, então subimos todos para cima da ameixoeira, primeiro um, depois outro, até que chegou a um ponto que ela não aguentou, como era de esperar caimos todos para o monte de cascalho e fomos a rebolar até parar na silveira.....apesar do divertido dia não ganhamos para o susto. Há, ninguém se magoou, tirando uns arranhões.

famel disse...

Lembro-m c s fosse hoje... eu já c a barriga cheia, sentada ca em baixo nos tijolos, vendo a pernada rachar e a malta malhar lá de cima lolololol bendita cascalheira k os "abraçou" cá em baixo!

Anónimo disse...

Pois eu sou do tempo em que se cagava nas Olveras e no penico pelo que não existia essa coisa de todos cagarem para o mesmo cano que vai desaguar uns metros atrás da praia da mosca.

Anónimo disse...

eu tb aida sou do tempo da Foz
era mesmo fixe que tardes agreables q passava mos na foz mesmmo se muitas das vezes q fui tb eras as escondidas da minha mae.o suzi tens fotos do posso das navalhas ai tb era fixe