segunda-feira, janeiro 15, 2007

Dia de cozer o pão

Iniciamos mais uma semana de trabalho com uma prenda para todos os sobralenses! As seguintes fotos mostram-nos uma das actividades mais tipicas e antigas do Sobral, o dia de ir ao forno cozer o pão!
Este era e é, um trabalho desempenhado com muito gosto pelas mulheres da casa e que passou de mães para filhas, para que nunca faltasse o pão em nenhuma casa.
Depois de o milho ter sido moído, a farinha era peneirada e amassada com um pouco de água, fremento e sal, depois de bem amassada era preciso deixá-la fintar e pronto, o resto estava na arte de moldar a broa!
As duas primeiras fotos, foram enviadas pelo nosso leitor José Paulo Antunes e ilustram o ambiente no "Forno da Bica" há alguns anos atrás. Eu decidi juntar-lhe mais umas fotos tiradas hoje mesmo. Espero que gostem.

Ora isto de cozer o pão tem uma certa ciência!
Antes de mais convém ter um forno, quem não tiver um em casa ou quintal, usa o forno comunitário!
No Sobral há três fornos comunitários, o "Forno da Bica", o "Forno da Quelha" e o "Forno da Junta".
Normalmente os dias são escolhidos entre a vizinhança, e por vezes usam o forno duas pessoas em conjunto.
Para saber se o forno vai ser usado, basta ver se
tem um molho de "joina" na "boca" do mesmo. Se tiver é porque o forno já vai ser usado esse dia.
A "joina" era a lenha recolhida no mato e floresta usada para aquecer o forno.

Depois da "joina" ter ardido varrem-se as brasas para a boca do forno onde aí permanecem para manter o calor no seu interior.
O forno varre-se com um vassoiro de carqueja ou mimosa e depois é so colocar as broas com a ferra, de modo a que estas ocupem todo o interior do forno.
IMPORTANTE:
O calor deve ser o mais homogéneo possivel para que não corra o risco de ficar com a broa "escoutchada".

Depois da primeira fornada sobra algum espaço que pode ser usado para assar maçãs, feijões, carnes, etc...
Nos períodos festivos o forno servia
também para as tigeladas e bolos!
Além da broa, também se pode cozer o pão
centeio e as maravilhosas "picas" de cebola e
bacalhau ou de carne...
Deixo-vos então este post para abrir o apetite,
e para que se lembrem do cheiro magnifico que
fica na rua quando alguém coze o pão...
Para que todos os que estão longe matem as
saudades dos prazeres do nosso Sobralinho!
Já me esquecia de dizer que este post é uma
pequena prenda à nossa leitora "Teresanibal" :)
Fico à espera das vossas dicas e comentários para completar este post!

25 comentários:

famel disse...

E eu vou comer uma ourela de broa quentinha...e já tive a sorte de me calhar um pedacinho de pica de bacalhau ao lanche!

famel disse...

Numa ediçao do post os comentários anteriores desapareceram!
Peço imensa dsclpa, d qlqr modo podem smp re-escreve-los!
Tem razaão anónimo, esqueci-me do forno do barreiro!!!!

Anónimo disse...

Bem... a minha avó a cozer pão! Isso traz de facto muitas recordações.... :D mais uma vez o nosso blog continua a surpreender-me... fikei foi com vontade de comer broa quentinha... :S

Anónimo disse...

Fantástico Famel!!!! parece que estou a sentir o cheirinho, de broa acabada de cozer, até estou a ficar com água na boca, quando estou no Sobral, e familia vai cozer broa, com intenção de matar saudades, um dos pães que mais aprecio é na versão “goleima de bacalhau com cebola” humm!!! sem comentários…..

Na verdade encontramos muitas razões para viver no Sobral, a cada esquina existe uma surpresa e esta surpresa, só pode ser agradável.

Anónimo disse...

Cozer a broa,actividade desempenhada com amor e saber,pelas mulheres,para alimentar casa de rico ou pobre.Ofício,em risco de se perder ...porque não umas aulas de formaçaõ,aos mais jovens,para mais tarde recordar.

Anónimo disse...

Nem me digam nada, a casa dos meus pais e quase porta com porta com o forno da quelha, quantas vezes estava em casa e começava a vir aquele cheirinho da broa ou do pão e muitas vezes tambem o cheirinho de carne assada, hummm....tão bom. Só mesmo que já viu e sentiu pode dizer a quão maravilhoso e a azafama em roda do forno. O que eu gostava mais, era quando a minha mãe cozia a broa e para quem sabe e já viu, antes de colocar a broa no forno coloca-se uma pouco de farinha na ferra, para esta não agarrar, então no fim de a broa estar toda no forno, lá ia eu raspar aquela farinha cozida para comer. Era uma delicia...Obrigado pela recordação Famel, aqui onde estou só existem padarias e nem mesmo o pão se compara com aquele que é feito ai na nossa terra. Um abraço a todos os galitos.

famel disse...

Se não estou em erro esses restos de farinha agarrados à ferra, chama-se "cascoreis"...é cá um piteu!
Qts vezes iamos ou vinhamos da escola e alguem estava a cozer o pão e nos dava um bocadito!!!
Ficávamos deliciados!!! Que sortudos!

Anónimo disse...

estes posts deixam-nos perdidos de vontade de conhecer o que eles têm e nós há muito perdemos ... as raizes e tradições.
Não sou do Sobral como se pode concluir... mas tenho pena. E com estes pitéus todos além de quase podermos adivinhar os cheiros não há dieta citadina que resista.
E não esqueçam, para aprender é sempre tempo e não precisa de "formação" basta querer.

famel disse...

Será que algum dia vou fzr pão tão bom como o que faz a minha mãe? Pelo andar da carruagem acho k n...qt aos queijos posso gabar-me, dd bem nova q pedia à minha mãe p ela me deixar fzr o queijo!
E final/ dps de tantos anos, ela confessou-me q ficam mt bem apertados e escorridos!!!! Aprovada!!!

Anónimo disse...

Fantástico ou "hiper mega re-fixe" (como diz a pequena Floribella). Desculpem usar esta expressão, mas depois de tantos dias sem vir ao blog e dar de caras com todos estes posts, qualquer um fica extasiado!
Pois é, cozer o pão não é para qualquer um, ou melhor, qualquer uma! Quantas vezes a cruz da finta era esquecida? Depois lá vinha o sermão da mãe!
Que saudades de carregar a maceira para o forno quentinho, que saudades de comer a massa que ficava agarrada às mãos, e as guleimas, os bolos, as castanhas assadas!!!!
Famel não deixes escapar esta arte, estuga as mãos e vai ajudar a tua mãe.
O blog está com tudo em cima.

Anónimo disse...

Broa, pão, picas ...e o forno quentinho! Até aquece a alma!
Para quando uma prova? Podiamos pensar na formação de equipas de "padeiros" (padeiros bloguistas) e ver quem fazia melhor pão!Eu posso ser juri!:-)

famel disse...

lol espertinha...eu n me importo de fzr! peço a minha mãe 1 aula intensiva e c jeitinho o pão fica 1 maravilha :)

j.c.d.f. disse...

realmente este post esta o poder... lol... esta um espataculo.apesar de saber algumas coisas sobre a arte do pao, inda me falta ter os dotes destas senhoras, o principal dote de amassar a massa a mão, e carregar a maceira...tambem nao tenho o dote de cozer o pao no forno de lenha...mas confesso que apesar das padarias de hoje terem aderido as novas tecnologias, o sabor do pao, broa, das picas cm chouriça, das goleimas entre outras delicias, sem duvida alguma e diferente.pois o forno a lenha da um sabor diferente a estas iguarias...

Anónimo disse...

Sou uma felizarda!São estas pequenas«grandes»,coisas que nos dão a certeza de que fomos criados num cantinho do céu!
Famel,BEM HAJAS.Hoje ao abrir o blog, vieram-me as lágrimas aos olhos.Foi mesmo uma prenda grande.
Eu ainda tenho a sorte de, de vez em quando,penerar,amassar,baquiar,...Pões poça ó belisco?

Anónimo disse...

Só mai uma coisa.O forno da junta,aira o forno do fundo luguer,que aira paredes meias com a casa do Ti Ervilha.Quem s'aleimbra do matcho d'ele?
Voltando ó pão:
São Mamede te levede
São Vicente te acrescente
E Deus te ponha a virtude,
que eu cá por mim fiz o que pude!

Anónimo disse...

O Teresa tamém t'alembras do matcho do ti Irvilha ? LEmbro-me bem do dia do enterro nos torgais, por baixo do depósito e por cima da casa do meu Alfredo.
Foi transportado no carro de bois do Zé Lima ou do pai do Francisco ex-presidente da Junta?
também me parece que o caminho foi alargado e arrasaram o buraco com a silveira que cresceu lá.
Eu disse á Susete, QUE EAR CAPAZ de lhe dar uma ajuda a encontrar o esqueleto do bicho, que bem merecia ir p/ uma exposição, porque prestou um bom serviço nos transportes de carga no Sobral. Resta-me dizer que devido aop acontecimento (inédito) cheguei atrazado á scola da tarde e levei um raspanete...bons tempos.

Anónimo disse...

Quanto aos pães e fornos do Sobral, FARTEI-ME de acartar molhos de joina p/ minha mãe,mas tamém me fartava de "roer" porque tinha bô dente pás côdeas (que eu gostava) se fosse centeio melhor.
As conversas das nossas mães, durante as 2 horas da cozedura do pão também eram qualquer coisa de pasmar... de tão boas, que ás vezes até adormecia a ouvi-las. E então os cantar dos grilos ?(brancos e pequeninos) muito difíceis de apanhar e localizar.

Anónimo disse...

Desses tempos?
- Ainda sinto o sabor colorido, a suavidade da pica (de broa) embrulhada em folha de couve, tendo no interior carne entremeada. A sua cor é transversal à minha existência!

Anónimo disse...

Se bem me lembro...no CARATÃO tambem havia um Forno.E já agora!...qual é a Maria que me oferece uma guleima para eu fazer uma miga.Em troca eu dou o vinho tinto e fazemos uma pandega.

j.c.d.f. disse...

no sobral inda se fazem goleimas... basta ir a padaria...

Anónimo disse...

de k ano sao as fotos??

Anónimo disse...

as primeiras duas sao do ano de 1976 tiradas por mim jose paulo antunes

famel disse...

as restantes são de janeiro de 2007 :) + precisa/ de 12

Anónimo disse...

q bom era o pao bem quentinho a sair do forno a minha mae tb ainda fez muitas vezes era uma delicia.E quando ela juntava uns ovos para fazer pao doce para nos ainda era melhor.O suzi ja espirimentas te fazer o pao???Eu quero provar quando ai for no Natal!!!

arroz doce disse...

Ora, boa tarde!
Já provei a guleima de bacalhau e achei uma maravilha, aliás, como tudo o que comi aí.
Gostava de ter a receita, quem dá?
Um enorme bem haja