quarta-feira, janeiro 10, 2007

Lembrar o centenário 3 (por Adélia Pinto)

No âmbito das comemorações do centenário,organizou-se uma exposição no largo da junta onde podiamos ver o dia a dia numa casa sobralense... Através de algumas voluntárias foi possivel recriar este ambiente espectacular

Claro está que o dia-a-dia de uma mulher sobralense era muito interessante, e coisas para fazer não faltavam...


Ora vejamos, além das tarefas da casa a mulher
ainda tinha tempo para bordar!
Ricos maridos que traziam sempre
as meias remendadas e não faltava
um botão na jaqueta...









Padaria??? Não...pão cozido no forno comunitário cozido com o calor da joina queimada...



A minha curiosidade leva-me a perguntar se os bordados seriam para os belos fatos domingueiros da meninas...









E os utensilios que vemos nas fotos...alguém os imagina nas casa de hoje???
Bom basta agradecer a Adélia pelo contributo e relembrar que havia no Sobral um grupo de mulheres muito dinâmicas...e já agora lembrar mais uma vez o Centenário!

18 comentários:

famel disse...

Peço imensa desculpa pela apresentação do post, m infeliz/ estou c 1 problema na formatação e n consigo alianhar a escrita c as imagens....espero k entendam!
S algum outro utilizador conseguir mudar agradeço!
Contudo a essencia do post está lá...que saudades das mts actividades que o grupo dos tempos livres desenvolvia!
Parabésn a adelia, ao virgilio e a manuela pelo exemplo que nos deram!

Anónimo disse...

Hei! Famel,
Não é preocupante, o essencial está lá: Vê-se, ou melhor, sente-se a dinâmica, a azáfama, a alegria, do grupo (até parece que no ar ainda pairam as vozes, os cheiros…). Porque que estas coisas só acontecem de cem em cem anos?. E esse velho… e senhor penico de barro comprado, talvez, no mercado da Vide a dizer da sua ancestral (e actual) utilidade; ainda faz furor num Antiquário.
Desafio: (É bom recordar o 1º. Centenário, de facto) E tendo o Prof. Gabriel e o Eng. Francisco Santos, entre outros, como líderes, porque não programarmos já o 2º. Centenário? (lol…) E quem lá não chegar… não chegou (La Palisse?).

Anónimo disse...

Para os 120 anos, só falta 1.Para que espera os 200 ?
Há muito que festejar...por exemplo: 40 anos da chegada da electricidade ... 1967,Maio 27- Domingo.

Anónimo disse...

e outra data a comemorar...9 de Junho 2007- 50 anos da inauguração da escolas. É num Sábado, e dia 7 é feriado e Domingo 10 também.
Vou fazer uma ponte, e estarei lá. Aproveitamos p/ fazer uma fogueira a Sant'António. Se cada um levar umas sardinhitas p'assar,as brazas e o tinto não devem faltar...
Até ofereço umas caipirinhas...

Anónimo disse...

As rendinhas fora da arca era só em dias de festa, não?
Adorei!E achei tudo muito familiar.
Aquela garrafita de óleo é que destoa ;-)
sobralfilho, que grandes ambições!:-)Virgilio, só festas!:-)Qd fazer um regresso ao passado de novo?

Anónimo disse...

Famel! este trabalho está o máximo!! quando lia post e admirava as fotos, não reparei, nem olhei para a apresentação, estava isso sim, embebido nas lides que ali estão magnificamente bem retratadas.

É bom lembrar, as actividades que foram desenvolvidas, para comemorar o primeiro centenário, na verdade foram imensos os acontecimentos que a organização levou a público para assinalar a data. No meu caso é a primeira vez que estou a tomar conhecimento de algumas das actividades. Tenho exemplares dos jornais e das medalhas. Mas foi uma agradável surpresa ver aqui a caneca do centenário e agora estas fotos. Que surpresa virá a seguir!

finadamina disse...

Famel, estão de parabéns! Têm feito um trabalho extaordinário de dar a conhecer e de partilhar com quem vos visita as belezas da Vossa terra.
Ainda a gente hoje se queixa com falta de tempo!
A falta de tempo das nossas mães e avós, dava-lhes para fazerem essas belezuras de rendas.
Quantos sentimentos postos em cada laçada...
É bom ter vizinhas/os como vocês.

Anónimo disse...

Fantástico.... é assim que posso definir o trabalho magnífico que a Adélia e a manuela sp fizeram por esta terra... lembro-me de fazer parte de um grupo de jovens mto dinâmico e "idiota" (cheio de ideias, claro) sempre orientados por estas duas senhoras... fizemos mta coisa desde teatros, animações, festivais, jogos tradicionais, recolha de material etnográfico, até a limpeza da ribeira fizemos mtas vezes....que saudades...

Anónimo disse...

ah... e se quiserem repetir o evento...bora lá.. estou nessa...

famel disse...

Sarilha vamos cobrar :P

Anónimo disse...

famel : experimenta a tag p depois da imagem

Anónimo disse...

com o p entre os sinais menor e maior

Anónimo disse...

Se ainda houvesse muitas colmeias no SOBRAL,podíamos começar a pensar em fazer aí um Museu de Cear. lol...lol, gostei de ver.

Anónimo disse...

Queria dizer Museu de Cera, OU ATÉ OS DOIS.

carlospuebla disse...

Ao Virgílio Neves

Com a comemoração dos 50 anos da abertura da Escola também podem comemorar o encerramento da mesma. Previsão aprovada pelo vosso Presidente da Junta de freguesia em 15 de Dezembro na Assembleia Municipal no âmbito da aprovação da Carta Educativa.

carlospuebla disse...

Ao Virgílio Neves

Com a comemoração dos 50 anos da abertura da Escola também podem comemorar o encerramento da mesma. Previsão aprovada pelo vosso Presidente da Junta de freguesia em 15 de Dezembro na Assembleia Municipal no âmbito da aprovação da Carta Educativa.

Anónimo disse...

caro carlospuebla, o senhor tem algum problema com o nosso presidente da junta de freguesia?
se calhar está apaixonado por ele, só pode.

Anónimo disse...

Amigo carlospuebla, sei que não é habitante da nossa aldeia, e pela leitura que realizo nos blogs locais, conheço perfeitamente a sua ideologia... em alguns casos até concordo consigo. No entanto, penso que o Sr. não conhece certamente a realidade demográfica da Nossa freguesia, para tecer o tipo de comentário que fez.
Realmente a "Escola" é uma instituição necessária, mas quando ela funciona apenas com pouquíssimos alunos, estes acabam prejudicados, sobretudo na vertente da sociabilização.