segunda-feira, janeiro 22, 2007

Voz do leitor "A 8ª maravilha de Portugal"

A mais recente rúbrica do nosso blog chama-se "Voz do leitor", nesta rubrica damos espaço aos visitantes do blog, para que partilhem connosco os mais diversos assuntos relacionados com o Sobral.
Pretendemos deste modo, dinamizar ainda mais este espaço para o qual muitos têm contribuido, e encontrar a "luz" para algumas questões muito que se mantêm como "conversas de comadres".

E para começar "damos voz" ao visitante Fernando Paulo Antunes, que partilhou connosco a foto que se segue e que intitula de "A 8ª maravilha de Portugal".


Já sabe caro leitor, este espaço é destinado a si, basta enviar o seu comentário, foto, artigo, etc...que pense ser pertinente partilhar connosco e com todos os Sobralenses.

(Aviso: não publicamos contributos anónimos e não damos voz a questões de ofensa pessoal directa)

23 comentários:

Anónimo disse...

?????????!!!!!!!!!!!
Famel, diz-me que isso é uma foto-montagem...
Bem, pelo menos qd o pessoal for à igreja, se não tiver tempo em casa, pode usar isso como espelho!

Anónimo disse...

já sabem...kando sair fumo branco "habemus papa" (desculpem o meu latim)

Anónimo disse...

Famel, mais uma grande iniciativa, para dar “voz” ao leitor.

Na foto aqui apresentada, a Serranita diz e muito bem, que aquele tubo, tem a capacidade de poder funcionar como espelho, e eu espero que não funcione como forma, de alguém ali ficar com a pele das mãos agarrada, já que estou a imaginar que o tubo tenha, a função de extrair os fumos, do aquecimento central.

Anónimo disse...

Quando vamos fazer o aborto da chaminé da igreja?

Anónimo disse...

Cabecinhas pensadooooooras !!!!

Anónimo disse...

A CASA MORTUÁRIA VIROU CREMATÓRIO ?

Anónimo disse...

o desenhador dessa gincana vai ganhar o primeiro premio de engenharia falida

Anónimo disse...

caros amigos quem desenhou esse aparato estava a pensar nas futuras fogueiras do natal no futuro abrem as portas e fazem a fogueira por baixo da chamine pelo menos nao lhes vai o fumo para os olhos

Anónimo disse...

Ó Virgílio, eu desconhecia!!! que ao Sobral, já tinha chegado esse tão necessário bem, que é a casa mortuária. Que eu tenha conhecimento, o sobral está um passo ou mesmo vários atrasado, até que possa ter essas instalações basilares disponíveis para servir a população.

O afastamento dos grandes centros urbanos, a falta de ambição política e religiosa, leva-nos que em pleno século 21, os defuntos ainda tenham de ser velados, nas suas residências. Sabemos que existiram alguns problemas no passado com os velórios, na verdade os problemas do passado no Sobral ainda não serviram, para resolver uma questão que teima em continuar nos dias de hoje. O ridículo da situação é tratar-se de um assunto fácil de resolver.

Anónimo disse...

Ele há coisas....sinceramente, quem foi o a "Maria Amélia" que se lembrou de fazer tal trabalho!!!! Esta igreja esta cada vez pior, quer dizer, se calhar é mais quem esta a frente dela. Que linda obra de arte, tanto deixam as coisas degradar até as últimas como depois fazem isto....será que alguém se lembrou das CRIANÇAS ou mesmo os adultos que por ali estejam, correm o risco de se queimar??? Ou então estarem cá fora a espera de entrar para a missa e levarem com os fumos....só se agora aquela area tambem virou fumeiro. Pois é, qualquer dia temos o Sobral no livro do guiness, com a obra mais ridicula do pais.

Anónimo disse...

E se eu pensava que já tinha visto tudo hoje fiquei surpreendida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não sei quais foram as razões que levaram os engenheiros/construtores a fazer as coisas deste modo,mas não me parece o mais correcto, pelas mais seguintes razões:
- estética, risco, poluição do ar, etc
Deve haver aparelhos que possam absorver o fumo ou filtrá-lo, lançando-o para fora de forma mais discreta!
Bom mas eu não sou entendida na matéria, mas não podia abster-me!
Boa rubrica famel, há que tentar compor o que está mal e deste modo, melhorar a qualidade de vida de todos os sobralenses.

Anónimo disse...

o verdadeiro "retrato" de quem fez a obra.....

Anónimo disse...

e que fique a saber quem não conhece que a fotografia nem favorece a "aberração".... que é bem pior do que parece aqui

j.c.d.f. disse...

realmente so no sobral...
mas andam tds contentes, agora ja n se passa frio na igreja nem na cripta...mas o salao paroquial, caiu no esquecimento????...pois tb dava jeito ter um salao com condiçoes, pq aquilo esta o degredo...vao pa la cobrar a congra e mesmo assim n fazem nd para aquilo estar em bom estado, e o tecto a cair, as predes tds pintadas, e o palco que qualquer dia tb começa a cair, xove la dentro,palem de ser mt frio...axo que ja deviam ter tomado algumas medidas...mas parece que n ha carcanhol...podiamos la montar uma sala onde se pudesse passar uns bons filmes, podiam-se la organizar umas festas de vez em quando tipo a do carnaval, ate mesmu uma na pascoa...mas n havendo condições, e o povo estando tao desunido e mesmo para esquecer...o salao..

Anónimo disse...

O salão tem muito mais "pano p mangas" do que nós, os mais jovens, podemos imaginar.
Ficamos apenas com os relatos dos mais velhos, acerca de tardes bem passadas a assistir a filmes e (às muitas já aqui faladas) peças de teatro.
Hoje isso não se verifica, infelizmente, o salão é um espaço abandonado que só é aberto para festejar a tradição da passagem de ano pela manta da inspecção.
Mantém-se indefinido na sua gestão!
Já que não fazem nada lá, pelo menos que cedam o espaço a quem quer fazer algo pela terra.

famel disse...

Ao que parece a obra ainda n terminou! A chaminé vai ser coberta c pedra p evitar o tal impacto visual.
N sei s foram ecos do blog ou se já tinha sido projectado, m bom o q interessa é k provavel/ vai ficar melhor!

Anónimo disse...

Pois: Já René Dumont, ecologista francês dizia nos anos 60 (XX) “Ser ecologista não basta, é preciso apresentar alternativas”. E nós sabemos que ter “Sol na eira e chuva no nabal”…
O facto é que, mau grado o pontapé na estética, melhorou o conforto na Igreja.

Estética que estética… E as antenas de televisão? E os cabos da EDP e da Telecom?
- Lá longe, os Gregos disseram. “O Belo é que é útil”. Chegaram os Romanos e disseram: “O útil é que é Belo”.

Anónimo disse...

Resp ao anonymous,Rene Dumont dizia .Uma boa alternativa seria utilizar um sistema de aquecimento ,geo thermic tecnologia Aleman mas desenvolvido en paises frios esse sitema tira calor da agua circulada debaixo da terra da maneira que un frigorifico arrefece, o processo e reversed.em lugares que a temperatura chega a 40 negativos para aquecer uma casa de dois andares de 400m2 cada custa por volta de 8000 euros a qual seria suficiente para aquecer a nossa igreja con ajuda de umas ventoinhas no tecto, o custo para aquecer e o omesmo de uma lampeda de 60, nao estou apar do preco do gas em portugal, mas se e como aqui o custo inicial e recuperado em pouco tempo.isto e so "food for thought".

Anónimo disse...

E assim , se vai esvaiando a já pouca "crença"fé cristã, com a maioria dos Óracos a viverem com uma luxuriosa (FÉ)material. Não todos, em abono da verdade.

Carvalho do meio disse...

Se ai passa um que eu conheço arranca essa Porcaria e mete a dar algum rendimento,a cotaçao desse metal esta alta e o cego ainda compra.lolhihihihi

Carvalho do meio disse...

Com respeito ao Salao paroquial do vaticano nunca saira nada para recontruçao solucao quem esta a frente vender a um Privado se nao ha dinheiro esse privado dar a utilidade necessaria, que vai ser o que vai acontecer mais tarde como nesta Moderna Europa ja esta a acontecer.
As esmolas eram para ficar em caixa Do Sobral de S. Miguel, nao para enviar ao Vaticano que agora se tiverdes fome nem um prato de sopa de la vem.
Inquisiçao Chula.

Carvalho do meio disse...

Se alguem Precisar de um prato de sopa vai a casa de Solariedade Sobralence que o vaticano tenho a certeza que nao deu para la UM cemtimo.

Carvalho do meio disse...

Sobralense