quinta-feira, maio 01, 2008

Ainda 1º de Maio de 1886

1º Maio - Contributo mariita



"Há aqueles que lutam um dia; e por isso são bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis."

Bertold Brecht



No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos da América. A reivindicação por melhores condições de trabalho, entre as quais a redução da jornada laboral para 8 horas diárias, deu início a uma greve geral nos EUA. Três dias depois, confrontos entre a polícia e os manifestantes terminaram com a morte de um civil. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket. Deste incidente resultou a prisão de oito líderes do movimento. Quatro foram condenados à morte por enforcamento e os restantes a prisão perpétua. Porém, três anos mais tarde, depois da reabertura do processo que levou à condenação dos oito operários, conclui-se que a bomba que explodiu em Chicago tinha sido colocada pela própria polícia.

Em Portugal, só depois da Revolução de 1974, se comemora o 1º de Maio livremente. O primeiro 1º de Maio celebrado em Portugal depois do 25 de Abril foi a maior manifestação alguma vez organizada no país. Só na cidade de Lisboa juntou-se mais de meio milhão de pessoas. Para muitos, esta foi a forma que os portugueses encontraram para demonstrar a sua adesão ao 25 de Abril, que uma semana antes restituía ao país a democracia.

Actualmente, este festejo acontece de forma cada vez mais esmorecida, muito provavelmente porque as condições reais de vida e trabalho dos trabalhadores se modificaram radicalmente, as relações sindicais com o patronato e o governo têm sido transformadas em mero instrumento institucional de negociação e os novos problemas que surgiram com o avanço da política e ideologia do capitalismo e do liberalismo esperam ainda pela verbalização consciente dum novo equacionar das dificuldades, das modalidades da exploração e das contradições de interesses de classe.

Fonte: Jornal Republicano Indepente O DESPERTAR

André Pereira

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande DIA.!!!!!!!