terça-feira, março 17, 2009

Achado

Neste momento encontra-se em reconstrução o Tronco da Lage onde antigamente se ferravam os bois, burros, entre outros animais. Aqui ficam alguns dos achados retirados do Tronco



10 comentários:

Anónimo disse...

Boa noticia!

Anónimo disse...

Importante achado.

Peças valiosas para o museu.

É raro ver as peças da 1.ª foto, julgo pertencerem aos bovinos.

Anónimo disse...

Avivem-me a memória.
Os bois não eram ferrados ao cabecinho,numa forja,que um senhor lá tinha? O Senhor tinha muitas filhas e o seu apelido era engraçado, mas na escola, por vezes, quando em vez do nome usàvamos esse apelido, lembro-me que elas não gostavam.(Eu ambém não gostava quando me chamavam "ideias" ou "rabanoca".Este último era muito depreciativo).
Era "bucino" ou "buchino". Não sei bem.S calhar estou a fazer confusão. Desculpem.
Bela iniciativa. Do passado se faz história. E a nossa aldeia tem potencial. O que é preciso é boa vontade, criatividade e dinamização.E, isso, parece-me não faltar.
Parabéns
Maria Ideias

célia disse...

Pelo que a minha mae me conta nas forjas so se ferravam animais com porte mais pequeno, corrijam-me se tiver enganada. o tronco era especifico para os bois pois como são animais mais volumosos e com mais força é mais complicado de ferrar.

Serranita disse...

Boas notícias:) Gosto especialmente dos achados da 1 foto, por ser menos vulgar.Não sei bem de que se trata, são protectores de cascos?
Fiquei a pensar que numa época em que muita gente andava descalça,os animais, pela sua utilidade,tinham direito a uns "sapatinhos".

Anónimo disse...

ena no sobral calça-se assim????!!!!

Anónimo disse...

Finalmente vão avivar e respeitar esta parte tão importante da história sobralense.

Anónimo disse...

Maria Ideias o Ferreiro/Ferrador do Cabecinho era o Ti Américo Saraiva. Teve 6 filhas. Quando lhe nasceu a 3ª, nasceu o 3º filho á m/ mãe. Pensaram em trocar os bebés em segredo ,uma porque esperava um filho outra porque queria uma filha. Não ouve troca, mas esses bebés vieram a casar mais tarde.

Anónimo disse...

Ó anónimo do "ena..."
DE facto no Sobral calçavam-se assim, mas só certos furasteiros que por lá passavam!.
Pois todos os do Sobral andavam bem calçados, porque, felizmente havia e ainda há, bons sapateiros.
Compreendeste?!

Anónimo disse...

Correcção: É forasteiro, porqueé de fora e não furasteiro. Foi lapso.