terça-feira, março 10, 2009

Passeios de Primavera/Verão

Com estes dias primaveris, já apetecem uns passeios. Fica mais uma sugestão...
Este realizou-se em Agosto passado.


O Sobral ia ficando para trás...
Avistámos "Carvalho"...

E os "Ataques"
Do "Carvalhal" avistámos a “Torre”

Observámos obras de engenharia dos nossos antepassados

Mas o destino era o "Vale das Vacas"...
e rever a “Fândega”. A cascata que desde pequenina ouvia falar. Para lá chegar, muito mato houve que desbravar e depois, arranhões curar!


Pelas recordações, pela paisagem (apesar das ruínas e abandono que se encontra), pelo sossego, recomenda-se!

16 comentários:

Luminata disse...

I love your photos! :)

http://luminata55.blogspot.com

Serranita disse...

Bolas! Não consigo acertar com a formatação do post!lol

famel disse...

Grande regresso serranita...estas fotos estão mesmo a abrir o apetite para uns passeios na serra!

Quanto à formatação já dou um jeito.

Anónimo disse...

Ena, Serranita, que maravilha!
Mostras que continuas em grande. Que fantástica reportagem e que belos recantos para explorar!

sobralfilho disse...

Perdi-me no teu passeio, Serranita.

A Fândega não fica para os lados de Carvalho?
Ou à outra para os lados do Carvalhal/Vale das Vacas?

Serranita disse...

sobralfilho,eu não me oriento muito bem, mas perguntei á minha mãe, que me disse que é no vale das vacas, na propriedade que era do meu bisavô António Ramos.Poderá haver outra,ou confusão nos limites, que nos digam os entendidos...

Anónimo disse...

que belos dias esta agora pra
esses passeios!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Sim minha Gente !
E a fandega do vale das vacas, onde eu e meus familiares saboreamos boas merendas.
Obrigado Serranita
Um beijo para ti e toda a familia.

Maria

Anónimo disse...

Serranita:

Muito obrigada.
Ao ver a linda vista de Carvalho, comovi-me. Fui muitas vezes e, sempre que vou à aldeia, dou lá um salto. Gosto de ir a pé olhando para todo aquele trajecto, que embora longe, me é tão familiar.
A minha mãe tinha e temos nós lá algumas courelas. É assim que se escreve, não é?
Brinquei muitas vezes naquele barroco.
E, com a minha ti Ludovina que vive em Lisboa cheguei, sentada no palheiro, a tomar conta das cabritas que na altura a minha mãe tinha.
Enfim .... Recordações.
Não sei quem és, mas deves ser gira.
Um beijo para ti
Maria Ideias

Serranita disse...

Maria (prima), beijinhos de todos.

Retribuo beijo à também Maria (Ideias).

E já agora,beijo à 3ª Maria (mariita):)

Anónimo disse...

para além das fandegas nomeadas existe uma outra no ribeiro que se situa nas propriedades do ti Romão que era o pai do marido da dosSantos pinteeira

Anónimo disse...

Também conheci uma fândega em Carvalho. começa no barroco e sobe até à Malhada Verde. E se continuarmos a subir vamos parar à Colada Teixeira.
a Serranita enganhou-se não é CARVALHO É CERNELHA. aS FOTOS estão muito boas.
conheci esses eucaliptos dos Ataques fundeiros com uns palmos de altura.

Serranita disse...

Está errado? Eu bem digo que não me oriento bem:) Parece que existem várias fândegas.Já agora, de onde vem essa palavra "fândega"? Suponho que é usada como sinónimo de queda de água/cascata,mas não tenho à mão um dicionário, e já confirmei que no nosso de 1 Agosto 2006 não existe...

sobralfilho disse...

Bem me parecia que havia também uma fândega para os lados de Carvalho.

Quanto à origem, nada sei. Nos dicionários que consultei não encontrei a palavra. O que me leva a acreditar que os dicionaristas preferemm (mais) a pândega...

Anónimo disse...

Sim sobralfilho pode soar a pândega, mas era um grande "petisco" subir com as cabras do barroco para riba, tinha que ser quase de 4 (de mãos e pés), e o pior era quando tinhamos que carregar os cabrititos ao colo ou dentro duma saca para atravessar o barroco cheio e com o som ensurdecedor da grande cascata a encharcar-nos a roupa com os salpicos.
No livro do Prof.Daniel:- COM(N)TRADIÇÕES pág.132 "aparece" que Fândega é : terreno na avesseira,antiga lota de gado caprino(?)e alfândega no tempo da mourama.
-a mim parece-me ser canada,mas quem levaria tal palavra para lá...

Anónimo disse...

O prof. Gabriel (como sabe o significado de (Palários/Palairos)e outros mais é capaz de saber!