quinta-feira, março 12, 2009

Pesca...no gelo

O conterrâneo Laureano Soares partilha com o blog as suas pescarias de Janeiro último. Parece que pelo Quebeque há um tipo especial de pesca, que faz com que nos meses de Inverno os rios e lagos gelados se transformem em aldeias formadas por casinhas de pesca.



“Nesse dia em que fomos pescar a temperatura estava a 25 graus abaixo de zero, mas como se pode ver nas fotos, nós estávamos muito bem nos "chalets" porque têm aquecimento.”


“Através duma fenda de 30 cm de largura no gelo, no comprimento da casita "chalet" pode-se pescar durante todo o dia ou durante toda a noite segundo o desejo e a possibilidade "tempo".”


"Como se pode ver também, as linhas de pesca têm dois anzóis e muitas vezes apanham-se dois peixes na mesma linha. "


"Entretanto uma semelhante temperatura dava-nos uma certa vantagem, pois logo que os peixes eram postos fora congelavam quase instantaneamente."


Ficamos a aguardar a pesca no gelo, versão Fernando Pereira.

7 comentários:

famel disse...

Já chegaram as fotos do Fernando....posso garantir-vos que não são tão animadoras...

Anónimo disse...

Não consigo lembrar-me dos senhores das fotos, mas de qualquer maneira, parabéns e um abraço.
Maria Ideias

sobralfilho disse...

Oi, amigos, do outro lado do mar!

Para o risco, os peixes parecem-me demasiado pequenos.

Não seria melhor opção a pesca ao salmão?

Um abraço

Anónimo disse...

Agora já sei a razão de haver cada vez menos bacalhau na Terra Nova.Vocês andam a pescar os bacalhauzitos depois falta graúdo aqui para o nosso Natal...lol
Abraços e votos de
Boas pescarias e saúde para todos.

Anónimo disse...

Virgilio.

É certo que o "pulamon" é da mesma familia que o bacalhau, mas nao sao bacalhauzitos.
Esta sorte de pesca so pode fazer desde o começo do ano até meados de Fevereiro, e so num rio, depois elles vao-se embora e nunca mais se vêm durante o ano.

Sobralfilho.


A pesca ao salmao mesmo se é possivel faze-la aqui no Quebeque, independente de onde se vive, é preciso por vezes ir muito longe. E em geral saos rios muito dificeis de acesso.
Neste caso esta pesca é muito mais agradavel, e mesmo que os peixes sao de tamanho razoavel e para mais a quantidade que se pesca!!!
À volta de 400 peixes que nos trouxemos. E o mais interessante é que a pesca se faz em condiçoes muito agradaveis, petiscando e bebendo uma cervejita mesmo se a temperatura exterior é 25 graus abaixo de zero.

Organiza-te e vem dar um passeio até aqui passar um Natal conosco e eu vou levar-te a essa pesca.
Concerteza que vais apreciar, se gostas da pesca evidentemente.

Bom fim de semna a todos os sobralenses.

Tejo

Anónimo disse...

compreendi (Sobralilho e Tejo)? que afrancesou a palavra "espécie" para "sorte", e gostei da explicação dada. Agora quanto aceitar o convite para a pescaria é que será mais dificíl, mas gostaria muito. Merci tout de même.

sobralfilho disse...

Tejo,
Gosto de pesca. Pelo menos, obtenho a licença todos os anos. No entanto, (já são mais os marinheiros que as marés...) não tenho ido. Mas, o meu forte era a pesca ao bordalo, no Rio Zézere, truta na Serra da Estrela e achigãs, lá para os lados da Idanha.

Obrigado pelo convite: Não vou arriscar, com essa temperatura ( -25 graus) até ao pé duma fogueira congelava. E aí no lago, eu congelava primeiro que os peixes.

Um abraço,