quinta-feira, março 19, 2009

Ribeira do Porsim

Hoje partilhamos com vocês estas belas imagens da Ribeira do Porsim capatadas pelo leitor Rui Ferreira. O Rui foi fazer uma pescaria e aproveitou para fotografar estes locais bem bonitos.
Para aqueles que não têm a possibilidade de subir a nossa ribeira, este é um belo slide para recriar a subida e observar a Natureza no seu esplendor... e mesmo que as fotos tenham sido captadas através da câmara do telemovel, a essência dos locais está lá! Enjoy it!!!


19 comentários:

Rui Peixeiro disse...

Há por aí trutas?

Desconhecia essa ribeira...
Será mais um local para a pesca desportiva à truta?

famel disse...

É sim senhor, pelo menos são trutas que os pescadores do Sobral "sacam" da ribeira!

Anónimo disse...

Bonitas fotos!
Será que o Rui foi mesmo pescar ou apenas passear?

Anónimo disse...

Foi sim..eu comprovei o resultado da pescaria..lol

Anónimo disse...

A VOSSA RIBEIRA E MESMO BONITA ,VIVA A NATUREZA DO SOBRAL

Anónimo disse...

bonitas fotos, mas as trutas devia ser melhores nao? eu sei bem porque ja la apanhei algumas, e ja tenho saudades de la ir pescar .(rui ve la se deixas la algumas para o charles ) 'joaneco'

Rui Peixeiro disse...

Já agora, esse é o ribeiro que atravessa o Sobral? O da praia fluvial?


A zona das fotos é a montante ou jusante do Sobral?

Anónimo disse...

Simplesmente lindo.
Como é bonita esta partilha e como os meus olhos se deliciam ao percorrer estas fotos.
Parabéns

Maria Ideias

famel disse...

Os locais das fotos encontram-se a montante do Sobral. Podes ver no link que se segue esta mesma ribeira mas em Julho.

http://sobraldesaomiguel.blogspot.com/2007/07/explorar-nossa-ribeira.html

É um sitio magnifico

naifas disse...

Quem vê a nossa pequena ribeira no Sobral não diz que ela tem tantas supresas escondidas!

Anónimo disse...

Fui almoçar! Estou tão contente e tão feliz com o que vi e, até, em parte revivi, que vou deixar, aqui, um soneto de Vinicius de Morais:

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive)
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure

Desculpem, mas é irresistível ...

Maria Ideias

Anónimo disse...

De facto a pesca é uma actividade lúdica excelente e ao contrário do que algumas pessoas pensam, muito exigente... Neste dia, por exemplo, fiz cerca de 12 km a pé ao longo da ribeira, a maioria dos quais pela água, porque o mato e as árvores que se desenvoleram nas margens são bastante densas e nem sempre conseguimos passar.

Estas paisagens são de facto belas, mas valem sobretudo pela calma e pelos momentos que nos proporcionam.

Só tive pena de não ter conseguido fotografar uma lontra que andava entretida a nadar ao longo da ribeira... talvez para a próxima a consiga captar, e partilhar esse momento com todos os seguidores do Blogue.

Votos de boas pescarias a todos os amantes da pesca... do Sobral e não só!

Anónimo disse...

A jusante fica para o lado da foz e a montante fica para o lado da nascente de qualquer curso de água, Famel!... Logo, a ribeira de Porsim fica a jusante do Sobral.

Anónimo disse...

fixa essa famel: a ribeira vem da montanha mas a montante é para o lado oposto.

Anónimo disse...

grandes fotos Rui. Até parece que estou a ouvir o "cantar" dessas águas. As pedras debaixo de água fazem-me lembrar uma foto que tirei ao poço da viola -a jusante da Malhada Chã - Parabéns. Gostava de ter feito a caminhada contigo... mas 12 km é muito para um "velho pastor". 6 km pelo campo de golf ainda se dá um geito... é tudo plano e só relvinha.

Anónimo disse...

é jeito.

Anónimo disse...

baralhei-me todo. A montante é mesmo para o lado da montanha. ou seja :-nascente do rio. o poço da viola fica no rio Ceira a montante DA MALHADA CHÃ.

Anónimo disse...

O Rui Peixeiro perguntava se as fotos eram a montante ou a jusante do Sobral por conseguinte, a Famel deveria ter escrito que as mesmas eram a jusante do Sobral visto o Porsim ficar abaixo da aldeia.
No post acima só estabeleci a referência entre as palavras Sobral e Porsim e ,como possivelmente o Rui Peixeiro não conhecerá alguns locais , por via das dúvidas, penso que a resposta estará mais precisa.

Anónimo disse...

E, sendo "só" uma ribeira de encantos escondidos atrevo-me a compara-la ao que canta o Fausto, no "seu":
- Por este rio acima
isto que é de uns
Também é de outros
Não é mais nem menos
Nascidos foram todos
Do suor da fêmea
Do calor do macho
Aquilo que uns tratam
Não hão-de tratar
Outros de outra coisa
Pois o que vende o fresco
Não vende o salgado
Nem também o seco
Na terra em harmonia
Perfeita e suave
das margens do rio
Por este rio acima
...
Bela "viagem" Rui!