quarta-feira, março 25, 2009

Xistosidade

O nosso amigo Sobralfilho partilha connosco estas 2 fotografias de um lugar que o deslumbrava na infância/adolescência (e possivelmente ainda hoje). São fotos de um conjunto que podem ver em http://nasciaqui-sobraldesaomiguel.blogspot.com/ .
E agora, quase como uma outra forma de enigma, perguntamos: quem consegue identificar este local?




13 comentários:

Anónimo disse...

Nâo reconheço, mas apraz-me muito dizer que a nossa terra é realmente um encanto nestes recantos.

Anónimo disse...

Essa ponte é na Feiteira/Fetera do Zé Abrantes.
lembro-me de vê-la a nascer pedra a pedra.
e como diz uma canção brasileira: ..."eu conheço cada palmo desse chão"...

famel disse...

Essa ponte é sim na Feitera. Passei por lá nos domingos de primavera em que a malta da minha geração se juntava para passear.

Anónimo disse...

Que bela fotografia.
O Sobralfilho está de parabéns.
Maria Ideias

Anónimo disse...

Não será antes no ribeiro cimeiro? Sendo que o ribeiro que passa vem da cabrieira?

Anónimo disse...

...é mesmo na Feiteira, mas a serventia era para a propriedade da família do Maurício. Foi feito ali pelos anos 65/66 do sec. XX.
por baixo faziam entancavam uma vaige(poço raso mas grande) para rega.

sobralfilho disse...

É isso mesmo, Virgílio Neves.
Quanto à data da construção pensava que era anterior à que tu indicaste.
Serventia das família do Maurício (dos Ramos) e tb dos Machados (salvo erro).
Continuas em forma, Virgílio.

Aproveitando esta oportunidade e como é de xisto, apelo à Famel (com que então andaste por ali a passear!?) que meta uma cunha na JF para dar um pequeno arranjo à ponte, pois dum lado ameaça ruir (os chães estão todos de relva).

- Se no Ribeiro Cimeiro à outra ponte igual óptimo. Fotografem-na...

famel disse...

Sim passear...eramos um belo grupo, o Eloi, Miguel, Paula, Brites, Sónia, umas vezes mais uns, outras vezes menos outros, mas era sempre uma alegria. Quando O Sol começava a aquecer dava-nos para as andanças.

Realmente acho que há uma ponte parecida no Ribeiro Cimeiro, pelo menos existe uma ponte, mas não sei se toda em xisto. Já não vou lá há muito tempo. Mas aquela zona tem assim uns recantos muito bonitos, que vistos da subida para a Cernelha parecem paredes de castelos!
Se tiver sorte de apanhar bom tempo na proxima ida ao Sobral vou lá tirar umas fotos.

Quanto ao restauro de esta ponte na Feiteira, se ela tem donos não deveria ser a junta a preocupar-se, certo? A não ser que fosse considerado patrimonio classificado e aí, proceder-se à expropriação dos terrenos para reabilitar o espaço. Claro que é uma pena deixar perder uma beleza destas.
Seria realmente maravilhoso se uma junta como a nossa tivesse dinheiro para recuperar todo o património, fosse ele privado ou não. Mas isto é a minha singela opinião...
Quanto a cunhas, não tenho nem aspiro vir a ter, poder politico que valha qualquer decisão.
Melhor que uma cunha seria uma maior participação nas assembleias, para expor estas ideias e opiniões que vão tendo. Afinal é melhor fazer democracia do que recorrer a cunhas (mesmo que no nosso país as cunhas ainda se sobreponham a muitas democracias).

sobralfilho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sobralfilho disse...

É isso Famel,
Obviamente que não há dinheiro... Por isso falei em "cunha" uma "coisa" tão ao jeito de nós - os portugueses.

- Quanto ao ser privado, eu estou à vontade pois não tenho lá nenhum terreno, (o meu Carvalho fica mais acima). Fui simplesmente na onda: Actualmente não são os privados/empresas (os que em tempos exigiam menos Estado)que (agora) estão a bater à Porta do Estado a clamar por ajudas, enquanto os "peões de brega" continuam a penar?...

Anónimo disse...

Este lugar, esta ponte... não tenho palavras! Estamos mesmo a "perder" o melhor da natureza e ela aqui, tão perto de nós.
Bem-haja, Sobralfilho por esta maravilha!

Anónimo disse...

olha o meu mano andava nas passeatas hummmmm ja vou contar à minha mãe hehehehehhe

Carvalho do meio disse...

Sim a uma ponte a 12° curva do afluente da Cabrieira na do Manuel Bento a contar as curvas todas da junçao com o de Carvalho,mesma Arquitetura.