terça-feira, março 10, 2009

Pesca...em alto mar

Os sobralenses sempre gostaram muito das pescarias, mesmo em outros cantos do mundo, continuam a pescar nos mais variados sitios e as mais variadas espécies. O Fernando Pereira enviou-nos esta foto de uma pescaria lá no Canadá.
"(...) também pesquei muitas vezes na nossa ribeira embora fossemos mais inconscientes, usávamos outros meios, como uma massa ou o budle e por vezes as bombas que falhavam na alvorada da festa de Santa Bárbara, que nós corriamos tudo à procura delas. Foi assim que apanhei o vicio, que ainda hoje tenho. Mas hoje, sempre que tenho oportunidade, deito a linha à água.


Esta foto foi da ultima pescaria que fiz no dia 29 fevereiro 09.
Um dia destes vou mandar umas da pesca no gelo, mas tenho que me lembrar de levar a câmara. Este ano as vezes que ja fui esqueci sempre... A pesca no gelo é interessante, levamos o carro para cima do lago, fura-se um buraco e pescamos de dentro do carro. Ou então sentado numa cadeira, depende do dia, se é frio ou muito frio."

10 comentários:

Anónimo disse...

Manda as do gelo, devem ser espectaculares.

sobralfilho disse...

Olá, Fernando
"A pesca no gelo é interessante (...)".
Pois, deve ser. Terá mais adrenalina:

“Dezenas de pessoas presas num bloco de gelo à deriva no Norte dos EUA
07.02.2009 - 20h15 PÚBLICO
A Guarda Costeira norte-americana tem em curso uma operação para resgatar cerca de 200 pessoas presas num bloco de gelo de grandes dimensões que se soltou e está à deriva no lago Erie, no estado do Ohio (Norte).”

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1364370.

Se com aquecimento global o gelo já não é o que era, acautela-te: Não deixes escapar o carro até ao fundo do lago: Se não era uma vez um carro...

Um abraço e boas pescarias, comezainas e bebida da melhor, com ou sem gelo.

Anónimo disse...

e hoje esta um bom dia para a pesca no gelo 25 negativos na columbia Britanica

Anónimo disse...

aqui para os lados de setubal temos uma diferença de 50º, hoje estiveram perto de 25º

Anónimo disse...

Deve ser muito interessante pescar no gelo!.
Tu, Fernando Pereira, pescavas na ribeira da nossa aldeia? Também eu o fiz muitas vezes,no poço, que nós dizíamos ser do senhor Augusto, à ponte, lembras-te?
E os peixinhos, de vez em quando, eram grandinhos e dava para fritar.
Recordar ... é viver, não achas?
Felicidades para ti, continua a pescar e a partilhar esses momentos.
Maria Ideias

Serranita disse...

Pesca no gelo parece coisa tão longínqua, quase imaginária, "coisa de esquimós"...Afinal há pessoas bem perto de nós que têm essas vivências!

Anónimo disse...

gostei muito do 29 de fevereiro 09, do texto mas por mim nao passou sera que eu passei esse dia a dormir. LOL

Anónimo disse...

Vou enviar umas fotos sobre o gelo e vocês vao ver como se pratica a pesca diferente sobre o gelo aqui no Quebeque.

Uma pesca especial certo, porque num rio aqui, podemos alugar umas "casitas" que estao instaladas sobre o gelo. Uma fenda é feita "30 cm" de largura no gelo, no comprimento da casita "chalet" e assim se pode pescar durante todo o dia ou durante toda a noite segundo o desejo e a possibilidade "tempo". E para mais tudo é fornecido... enzois e iscas!

Sim é verdade Serranita, ha pessoas que tu conheces até certo ponto muito bem, que fazem essa pesca neste lado do Atlântico. Eu sou um deles.
E nao sou um esquimo!!!!!

Posso dizer-vos que é simplesmente maravilhoso quando ao fim do dia se pode trazer uma boa remeça de peixe... um petisco muito bom!

Apos esta minha mensagem vou eviar-te Serranita as fotos.
E se for possivel coloca-las no blog muito bem.

Saudaçoes a todos os sobralenses espalhados pelo mundo.

LSS

Anónimo disse...

OOps, queria dizer dia 27 e nao 29 e nao no Canada forao tiradas em Cancun Mexico. Uma saida de pesca au trofeu, 3 spadartes nenhum tinha o tamanho para qualificar forao devolvidos au mar mas guardamos ums barracudas e umas douradas para o jantar.Quanto a pesca no gelo agora pode guiar-se um camiao que nao o parte, nesta altura do ano abrem caminhos para levar suplies para campos de trabalho como minas de uranio que existem no norte da provincia,todas as maquinas e combustivel vao no inverno por vese esses caminhos atravessao lagos com mais de 20km e os camioes na maioria de 18 rodas so tem 3 meses para transportar, depois disso essa minas so sao acessiveis de aviao

famel disse...

Bem me parecia que essa cor do mar e os calções, não seriam propriamente tipicos de um fevereiro no Canadá :)