sexta-feira, abril 13, 2007

63 anos da ponte da Eira


Feita pelos artistas sobralenses e inaugurada em Abril de 1944.
Nela foram gastos 29.800$00 (menos de 150€).

13 comentários:

Anónimo disse...

Então o Sobral tem história ou não tem? Quantos de nós não pisaram muitas vezes estas pedras a caminho ou de regresso da escola?
Umas vezes alegres outras trites com as notas ou trabalhos de casa?
Diz o prof. Daniel no seu livro que os pedreiros se sairam tão bem com a obra, que foram de seguida contratados para fazer o 2º piso do cemitério. E logo depois o salão "batizado" Paróquial.

Anónimo disse...

A pedra para esta obra (ponte dos canutchos) saiu da "messeira" dos fragões-ao lado, donde já tinha saido também para a construção da igreja. A da torre -construida mais tarde, já veio da pedreira da lage.
Bem mereciam uma singela homenagem póstuma os nossos "artistas do xisto". NEM QUE SEJA APENAS uma pequena lápide de ardósia com uma palavrinhas.

Anónimo disse...

Rica Ponte, o outro lado do Sobral.

famel disse...

Parabéns a ponte que não sabia chamar-se "dos canutchos"...quantos sobralenses por ali passaram e passam, c a ribeira cheia ou seca...
Resistiu e resiste imponente e bonita! Os construtores estão de parabéns!

Anónimo disse...

F Pereira tambem desconhecia o nome que lhe dao so conhecia por a ponte do fundo do luguer,mas se os antigos a batizarao seria uma boa ideia por la uma placa para a identeficar

Anónimo disse...

Muito me contam sobre a ponte por onde passei, durante 6 anos, muitas vezes e por onde agora passo qd vou votar. quanto á placa parece-me boa ideia...

Anónimo disse...

Muitos passos poupou. Antes, no Inverno, teriam de dar a volta pela outra ponte. Segundo rezavam as crónicas de serão, por um dos construtores, havia um pontão de madeira, perigoso com a ribeira cheia, e se levassem um saco de azeitonas aos ombros...

Anónimo disse...

o nome ponte dos canutchos e comecou com os garotos da escola eu lembro que no verao andava-mos debaixo da ponte notava-se que havia os tais canutchos embebidos no cimento a mim parece-me que foram colocados nas fisgas das tabuas do confragem para o cimento nao cair para a ribeira durante a contrucao ficando ali alguns alojados no cimento e nos tentava-mos tira-los e dai veio o nome

Anónimo disse...

Eu sei que há no Sobral artistas com capacidade para projectarem um monumento de homenagem aos ARTISTAS DO XISTO.A lápide em xisto lembra-me outros memoriais. E depois que raio, ouvimos tanto badalar as aldeias do Xisto, e nós que temos o património real e a obra que nos deixaram os Artistas não somos capazes de uma HOMENAGEM Grandiosa? Que tal "Picar" a autarquia para para lançar mãos à Obra?Seria pelo menos dar-lhe oportunidade de se limpar pelo Busto do OUTRO no Ribeirinho.

Anónimo disse...

Para quem conhece o queijo de cabra (puro) do Sobral, sabe que está comendo ou já comeu um dos melhores pitéus dos Deuses.

Anónimo disse...

Tanta vez passei - e ainda passo, espero que por muitos anos - nesta ponte, e não sabia o nome engraçado que tinha, nem a restante história da sua construção. É mais que merecida a homenagem e a placa!

Anónimo disse...

Já passei esta ponte dezenas de milhar de vezes.

Anónimo disse...

ATENÇÃO?!...Eate ponte é metade de pedra e a outra metade de betão, longitudalmente. Alargamentos à pressa ou não sabiam fazer melhor, porquê?