terça-feira, abril 10, 2007

Penitentes 2007

Passou a Páscoa e fica o registo de mais um ano de tradições concretizadas.
Penitentes, tocar as trelecas, Via Sacra, Vigilia Pascal com a benção do lume novo e a procissão pascal.
Relativamente aos penintentes apresento-vos dois pequenos videos captados na noite de 6ª santa.





Eram muito poucos os "penitentes" comparando com outros anos, contudo realizaram com rigor e preceito a tarefa que lhes foi entregue!
Os paparazzi é que tendem a aumentar de ano para ano, mas penso que também se portaram bem!

12 comentários:

Serranita disse...

Lindo!Mesmo não sendo ao vivo faz arrepiar.
Contava o meu avô que esta tradição foi trazida do Paúl, pelo Sr. "Esquim azadinho", do Paúl, e Sr. Joaquim Morgado do Sobral. Da primeira vez que se fizeram os penitentes esqueceram-se de avisar o povo, o que originou sustos e desmaios, por se pensar que eram as almas do "outro mundo".

Anónimo disse...

Bom trabalho Famel, se nao levaste com a vara safaste-te . Tambem nao merecias com toda a tua boa vontade de mostrar as nossas belas tradiçoes . boa continuaçao

Anónimo disse...

Perfeito, perfeito seria com as luzes da rua desligadas, tal qual fazem no Paúl. Acreditem k faz alguma diferença. Contudo, mais uma vez adorei ver os nossos penitentes...

Anónimo disse...

de facto famel tens razão,os anos vão passando e cada vez são menos.
malta nova! vamos lá começar a participar nos eventos da nossa terra, não vamos deixar morrer coisas que fazem com que sejamos os maiores da beira baixa!

Anónimo disse...

p.s
famel! pra proxima que te aproximares tanto levas com a vara.

Anónimo disse...

A darem chicotadas com aquela força... deve haver penitentes com uma grande dor de costas!!!
De qualquer modo, muitos ou poucos, para o ano há mais.
Os meus parabéns ao penitente da relha, que mesmo com as obras na rua do Vale nunca deixou de marcar o compasso...
Já agora o nosso amigo da vassoura prestou um bom serviço à comunidade, "varrendo" tudo o que lhe apareceu à frente...
Falando mais a sério penso que os poucos resistentes desempenharam muito bem o papel que lhes foi confiado... parabéns a todos!

Anónimo disse...

ja nao via os penitentes ha volta de 45 anos mas confesso fiquei muito contente pela oportunidade de ver o vosso bom trabalho muito obrigado devo dizer que nao se desviaram daquilo que se fazia nos anos 50 parabens a todos os participantes continuem com o bom trabalho

famel disse...

A 1ª vez k vi os penitentes apanhei 1 susto brutal! Fui ver a casa da minha avó, pk a minha rua n era contemplada pela sua passagem. Nunca me vou eskecer desses penitentes. N havia luz na rua e eu n me apercebi da aproximação dos homens da varas...qd dou conta tava a levar umas varadas no peitoril da janela sem saber o pq! Eram à volta de uns 30 e havia umas "marias" que "choravam" de forma assustadora...

famel disse...

Depois desse ano passei a ser fiel assistente, e escondi-me nos sitios mais estranhos possiveis p n levar c a vara!
Escondi-me atras de caixotes do lixo, de muros baixinhos, de arbustos,etc
Agora + velhinha tenho-m arriscado a levar umas varadas! Mas corro o risco c mt gosto, pois é preciso registar estas tradições p + tarde recordar...

famel disse...

Carmo lembrast do ano passado? Além de estarem as luzes desligadas era noite de lua cheia! Eu vesti-me td de preto e fui encostar-me ao sinal de transito que está no largo, ng me viu, n levei c a vara e ainda consegui umas fotos boas que estão em arquivo do blog no mês de abril

Anónimo disse...

Essa cena foi um espetáculo! A famel atrás do sinal "proibido estacionar"... só o flash da máquina é k te estragou o disfarce! Já pa n falar no ano em k o Roberto nos tentou dar com a cana qd estavamos na quina da casa do Sr. Serrão. Tive que fazer um esforço enorme pa n me deixar rir. É por isso k todos os anos vejo e n me canso... fica sempre uma história para mais tarde recordar!!

Anónimo disse...

Nunca vi os Penitentes e ainda não foi desta... talvez para o ano. Mas é bom saber que a tradição se mantém e tenho a certeza que não a deixarão morrer.