segunda-feira, abril 30, 2007

Voz do leitor

O Tronco do Ferrador




"Se bem me lembro,conheci o Tronco no Cabecinho de Baixo, na Forja do ti Américo Saraiva,na Eira de Baixo e neste local.É verdade que já não há bois no Sobral e o tronco tornou-se inútil. É verdade que também não quero que um neto da Famel daqui a 100 anos ande a investigar como e onde se ferravam os bois, aqueles animais pré-históricos que lavravam os Chães antes dos tractores que antecederam os robôs lavradores. Assim, para que não se percam estes vestígios, torna-se necessário perserva-los.Na falta de espaço na Casa Museu, aceitam-se sugestões para a transladação do “Bicho”, com vista à sua recuperação.Não quero que se transforme na 9ª.Maravilha do Sobral."

Fernando Paulo Antunes

25 comentários:

Anónimo disse...

olha...se fizesses um post acerca do estado do caminha casegas>paul e do quase acidente da Flora?!!!
Boa, não?!
Nem umas fotos foste capaz de tirar!

Anónimo disse...

ó pernada, isto não é propriamente o Correio da Manhâ!
Além disso tás desatento, um pouco abaixo tens um post sobre o assunto.E se mesmo assim não tiveres satisfeito, escreve um e envia para os contribuidores que eles publicam.

Serranita disse...

Fernando, onde é isto? Não fazia a mínima idéia da sua existência, e de certeza que me passaria despercebido, como sendo uma outra estrutura "normal" qualquer.Afinal trata-se dum antepassado das "mangas" que usamos agora quando queremos conter um animal,para operações de maneio.
Sugestão de transladação...talvez arranjar um cantinho jardinado e colocar lá, ou para ficar mais protegido, uma pequena construção de pedra (tipo a paragem do autocarro) com frentes vidradas, para se poder ver...

Anónimo disse...

a sugestão da serranita, de um pequeno espaço ajardinado parece excelente. Alí no cabecinho, na confluência das entradas/saídas do Sobral, parece adequado...que acham ?

Anónimo disse...

QUE TRONCO???... ...È DE NOITE!...

famel disse...

No cabecinho? Numa aldeia de ruas estreitas e pequenos largos co é o Sobral teria q ser mt bem pensado pk ali é o unico largo onde podem virar o autocarro, camião do lixo e outros pesados. A estrutura iria roubar algum espaço precioso, mas é uma ideia!

Anónimo disse...

Francamente, umbertopacheco, há quanto tempo não vens ao Sobral?!...

famel disse...

Dsclpa anónimo m caso houvesse + espaço seria o local ideal! o umberto tem td a razão, pois é um sitio de obrigatória passagem p entrar no sobral...seria real/ um dos melhores locais p fzr o pequeno espaço!

Anónimo disse...

A ideia do Umberto até que tem sentido,vidé as pedras de moinho nas rotundas do Paúl! O problema é que não vejo espaço no cabecinho para esse efeito.Mas que ficava bem isso ficava.

Anónimo disse...

Serranita, isto está localizado a poente da Eira da Lage num pequeno espaço entre a dita Eira e o caminho que segue para a Cabrieira.

Anónimo disse...

Por que não recuperar onde está?
Talvez até se possa fazer um pequeno jardim à volta.
Acho que este cantinho do Sobral é o que no seu conjunto, mais xisto tem para mostrar, tornando-se assim um lugar de visita obrigatória
Já temos a fonte, a eira, se ficar também o tronco melhor!
E, F. Paulo, pode muito bem ser uma das maravilhas do Sobral, 9ª. 0u 10ª. tanto faz! Obrigada por a teres dado a conhecer!

Anónimo disse...

Famel, dizes bem, "caso houvesse" mas... não há! Logo, a sugestão é irrelevante.

E mais: se houvesse lugar,tinhas de lá pôr a roda do lagar, a forja do ferreiro, o carro de bois, o arado...

famel disse...

Essas coisas podem colocar-s também em outros locais da aldeia...aldeia museu...gosto da ideia!

Anónimo disse...

Isso mesmo Famel!
Assim os visitantes teriam de percorrer a aldeia para ver coisas antigas. Nessa "linha" há também os antigos fontanários para restaurar.
Acho que já deves ter para ai uma foto com essa ideia.

Anónimo disse...

Quando do arranjo da Rua ,com a colocação de paralelos, eu tinha sugerido ao Sr.Presidente da Junta, que o tronco podia ser transferido para o local adjacente às novas escadas de acesso à Eira, precisamente para o local onde estão os molhos de pinho da última foto,propondo em simultâneo que fosse feito um telheiro em xisto que perservasse o Tronco, dando-lhe em simultâneo a visibilidade que merece. O espaço libertado poderia ser aproveitado para parque de estacionamento em espinha, que muita falta faz no Verão por causa da piscina fluvial. Presentemente concordo mais com o jardim. Afinal é a falar que se moldam ideias e por vezes se consegue o óptimo que antes parecia inatingível.Pode ser que através do blogue as vozes de burro, contrariando o provérbio, cheguem ao Céu.

famel disse...

Mariita os nosso leitores têm sido generosos no envio de contributos p o blog, daí k demore um pc a publicar certas coisas...n eskeci :)

Anónimo disse...

Por que não na Eira de Baixo,( ao pé dos sobreiros)junto à casa do Prof Daniel.Ou então no cabecinho, na Garagem dos Auto Transp. do Fundão, eles até podem dá-la, (com o dinheiro que já levaram do Sobral ao longo destes anos todos e nos primórdios autocarros sem condições algumas) não era favor nenhum.E a empresa ficava bem vista hoje em dia sim senhor.Uma simples "doação".

sobralfilho disse...

Concordo com o “ut’cha”.
No entanto, se não for possível, o tronco também poderá ficar no sítio onde está (com a reabilitação das instalações, substituindo o tijolo por pedra e colocando lajes em vez de rosalite ou zinco): O espaço já é público e é acessível, o local está carregado de história, era, como é óbvio, um dos locais onde se ferravam os bois e situa-se no caminho antigo que nos levava à Vide (ao mercado) e a outros sítios…
Quanto ao carro de bois – de que nos fala o anónimo – penso que no Sobral já não haverá nenhum (haverá?) e arados? e forjas? e cangas? e campainhas dos bois?

E se houver?...

Anónimo disse...

Bom, há mesmo muito a fazer. Ideias não faltam, agora haverá disponibilidade financeira para fazer tudo o que gostariamos de ver feito?
F. Paulo, o jardim reune também a minha preferência. Ainda que a comodidade de andar de carro seja uma tentação,temos que nos convencer que a nossa aldeia, é mais para andar a pé e acho que devemos incutir isso na malta mais jovem.
Famel, eu sei que não te esqueces e ainda bem que tens "fartura" de colaboração. Que seja sempre assim!

Anónimo disse...

Sobralfilho, eu carro de bois não tenho, mas tenho o rodado que consegui perservar.É um ponto de partida para o carro.Quanto ao resto dos utensilios penso que haverá vários, é uma questão de pesquisa.

Anónimo disse...

Para aqueles que não se lembram ou não são desse tempo ,aqui vai uma dica.
Antigamente, há cerca de 50 anos havia um ferrador, que era o ti Américo. e era ele que fazia as ferraduras enquanto ferreiro e tinha um tronco para ferrar os bois, os burros e os " machos" e "mulas", que havia em abundância e vinha de outras terras ali calçar os sapatos que ele fazia.
Num momento posterior, quando ele já não podia, ou quando os donos das juntas de bois entenderam que podiam fazer eles o mesmo serviço, fizeram um TRONCO na Eira de Baixo, em terreno público, que ali se manteve alguns anos. Só quando lá fizeram a casa do Prof. Daniel é que esse tronco foi mudado para a LAGE, por desinteresse de uns, que acabaram com os bois e por interesse de outros que ali ferravam os animais. É do conhecimento geral que o tronco da LAGE já é o final da tradição dos bois, machos e mulas, burros e ferradores. Tudo acabou. Só resta a lembrança daqueles que viveram nesse tempo. Mas ainda hoje há-de haver alguém que sabe bem porque é que o terreno onde estava construído o tronco na Eira de baixo deixou de ser público.

Anónimo disse...

Sem querer levantar polémicas, mas já que se fala no assunto,
em tempos passados os senhores das finanças vieram com as "baraças" para medir os terrenos. Nesse tempo muita gente tomou como seus, terrenos que na verdade eram publicos!
Eiras, canadas e outras propriedades mudaram de mãos sem se saber bem como. A verdade é que perdeu o povo em favor de alguns.
"Esperteza de uns, desinteresse de outros", fazem com que actualmente seja complicado repôr as memórias fisicas que ficaram dos nossos antepassados.
Resta saber se as doações, ou melhor reposições, estarão na ideia dos sobralenses.

Anónimo disse...

Penso não estar na mente do F.Paulo,levantar este tipo de discussão,sobre apropriação indevida de parcelas de terreno.O tema é pertinente mas descontextualizado.seria bom que os bloguistas se cingissem à discussão do tema. Se houver alguem que queira debater outros assuntos, abram outro poste no blogue, mas por favor não desviem a discussão actual.

Anónimo disse...

em resposta au anonimo a casa do professor daniel foi construida nao na eira de baixo mas na sua propriedade parte da eira de baixo ainda la estava ha dois anos ultima vez que la estive a outra parte foi demolida para alargar o chao que la esta mesmo por baixo da eira do que resta da eira

Anónimo disse...

Obrigado sentinela.Eu não arranjaria melhores argumentos.