sexta-feira, abril 13, 2007

O queijinho que deu o nome á região demarcada (Sobral)


Quem dá a broa e o tinto?

34 comentários:

Caesar Place disse...

Um corno de queijo, só de olhar até dá agua na boca... deste lado arranja-se um pouco de gula...

Anónimo disse...

Realmente... só de olhar já apetece comer. No entanto, nota-se que ainda não está verdadeiramente corno, porque o interior ainda não tem a cor do pimento. De qualquer modo, Virgilio se quizeres partilhar com a malta eu inscrevo-me já...

Anónimo disse...

Há 50 anos a comer deste queijo, quase sempre feito pelas mesmas mãos e ainda não provei outro melhor (de cabra). Nem na França e Suiça quando por lá andei.
Isto é um manjar dos deuses.Pena que dure tão pouco...

Anónimo disse...

se eu ai estivesse pagava todo o tinto que se bebesse so para comer um bocadinho desse apetitoso queijo que faz crescer agua na boco

Anónimo disse...

´so de olhar, já vou beber meio quartilho!

Serranita disse...

E como gostos não se discutem, eu cedo a minha parte!:-)

Anónimo disse...

Eu partilho da opinião da Serranita, mas o meu caso deve de ser pior, todo o queijo que não esteja bem amanteigado ou na pior das hipóteses macio, é para colocar fora da mesa.

Para aqueles que apreciam este “pitéu” desejo-lhes um Bom apetite!

Anónimo disse...

Mais baixinho e sem o colorau. O tinto eu levo!

Anónimo disse...

Queriam queijo corno, não queriam?? Mas este é made in "casal da pires" :)

famel disse...

Queijo venha ele de todos os sabores q marcha já!
Quanto a este piteu da foto, tenho a sorte de o comer todos os dia, m prefiro qd ele já esta bem rijo como um corno lol de vez em quando também me calha a vez de o fazer...mãos na "cólhada" ihihihi SÓ APETECE MM COMER À COLHERADA!!!!

Anónimo disse...

Amigo GUIEIROLAS guarda-me um desses para agosto ;Em troca vou roçar mato para as cabritas uma semana

Anónimo disse...

Eu "comungo" da mm opinião da famel... queijo, seja ele qual for, venha ele!!! O tintol... bem, esse deixo para o "à manjedoura"... mas já agora Virgilio, esta foi mm para "picar" o pessoal: até apetece comer só de ver a foto!!!

Anónimo disse...

chenouca's, foi sim para picar a malta. Apesar de haver sempre 5 ou 6 qualidades de queijo cá em casa, (viva a fartura)!!!não estava a contar com esta "amêndoa" da m/ irmã.
Pena que estas "amêndoas" tenham que ser divididas por muitas bocas.

Anónimo disse...

Não sei quais foram as mãoe que fizeram este queijo mas quem sabe sabe, pois para fazer queijo nem todas as mãos servem.Dizem que para fazer bom queijo tem que ter as mãos frias.Tal como a famel e a chenuoca´s fiz muitos e ainda hoje faço mas para comer fresco. Este está apetitoso.( Abençoadas mãos)
Eu comia este queijo agora com broa e bebia não tinto mas café de cevada (o das borras). Como estou perto da hora de almoço levo mais apetite.

Anónimo disse...

Virgilio...seu velhaco.... isso n se faz... eu com uma fome do caneco e aparecem-me logo estas imagens.... hum...nham..nhma.. com um pedaço de broa... maravilha

Anónimo disse...

Virgilio,deixa encornar o queijo porque deve ser a única hipótese de me tocar algum borcelo, já que pelo aspecto se começas a comer ...era uma vez um queijo com pretensões a corno...e depois eu continuo a salivar,salivar...Bem o vinho eu dou.Escolhes o ano e a região.Eu aconselho o nosso português da Zona que é bom.Melhor ainda, Vais à minha garrafeira e escolhes.O problema é que ainda não dei conta de alguem que ofereça a broa. Queres ver que temos de ir à joina para aquecer o forno?

Anónimo disse...

Apesar de não comer queijo, ofereço a broa "made in Sobral", é só escolher a hora e o local, para que se faça o banquete!

Anónimo disse...

Temos banquete!!! PRESENTE!!!!! Não posso faltar e já que andaram por aí a falar das aguardentes, eu levo uma medronheira! Ou então se preferirem um "guleima" que tb faz o gostinho da malta, tenho a certeza!!!

Anónimo disse...

fms.... bem já vi k arranjei alguem para roçar o mato para as minhas cabrinhas no mês de agosto!!! s assim for arranjo um igualinho a este... lool...

Anónimo disse...

Eu já calculava que este queijinho não ia deixar ninguem indiferente.
Sabeis bem o quê bô...
Fartei-me ´d'algumer e mesmo assim faltou queijo e sobrou pão.
agora para apanhar outro parecido( mas ´d'ovelha) só for d'Azeião...

Anónimo disse...

...e se o queijo de Azeitão sai a 20 euros o Kg o nosso devia valer 30.
Fernando Paulo ABASTECE A GARRAFEIRA e combina o piquenique com o pessoal. vêm por aí uma data de Feriados... e se calhar é melhor que ir pós Algarves "derreter" gasolina.

Serranita disse...

Com o queijo não, mas se houver uns enchiditos, eu alinho!:-)

Anónimo disse...

Virgilio a garrafeira está abastecida e até precisa de levar uma sova das antigas. Eu já pedi folga para 8 e 9 de Junho. se te serve a data encorna o queijo.

famel disse...

tb posso ir? levo umas goleimas de bacalhau e carne! a esta hora falar de comida, é um sacrificio p kem tem k trabalhar + uma hora e meia!

Anónimo disse...

Se eu estivesse por aí, e me deixassem entrar na festa, levava umas azeitonas das retalhadas, ou mesmo das pequeninas, preparadas pela minha mãe e que são uma delicia. Depois, para final da festa, um arroz doce em que ela também é mestra. Então sim, o banquete seria perfeito!

famel disse...

Enchidos!!! ai serranita, a minha vesicula ja se ta a keixar so de me lembrar das morcelas de arroz....

Anónimo disse...

Virgilio, tens mesmo que encornar muitos queijos.Nós temos lá coragem de negar convites a estes bloguistas !. claro que estais convidados.

famel disse...

bem vais sair dai grd patuscada...

Anónimo disse...

Por que não fazer uma Academia (tipo compadres,apreciadores,etc...)ou Confraria do -QUEIJO CORNO-.Ou também de outro tipo a designar? Fica a ideia.

sobralfilho disse...

F. Paulo e Vigílio Neves, eu indo, só... levo apetite!

Anónimo disse...

Então ferruki, mudaste de profissão? Ès pastor?......

Anónimo disse...

como ja toda a gente diz q leva broa,vinha,aguardente eu levo o q falta..................





muito apetite para comer o queijo.ihihihihih


o vizinha diz a tua mae para me guardar 2 ou 3 para o natal para trazer para aqui.

Anónimo disse...

Eu também inda tenho a sorte de ir comendo alguns, sejam eles cornos ou esburreredos,com broa... inda na pascoa andé no forno... Voto na "Confraria do queijo corno".
Digo ainda que foi mesmo maldade para quem há muito não cheira queijo desta "Marca" colocar essa foto...até tenho pena deles...

Anónimo disse...

«Pão pão, queijo queijo».Pão e queijo, a base da alimentação já ancestral no Sobral.Que rica merenda heim!...Fruto das cabras, milho -pastagens/terras- e do trabalho do homem (maioria larga mulheres na feitura deles).