segunda-feira, abril 30, 2007

O primeiro 1º de Maio em Liberdade - 1974

Comíssio da Liberdade no Estádio 1º de Maio

Como prometi no 25 de Abril , apresento ao blog a página do m/ diário relativa ao dia 1º de Maio de 1974.

Hoje foi feriado e comemorou-se o dia do Trabalhador. De manhãzinha levantei-me e fui a pé directo ao quartel da Pontinha visitar um soldado meu vizinho do Sobral e futuro cunhado. Bebemos umas cervejas e falámos um pouco do 25 de Abril, e, como ele estava de serviço, apanhei o autocarro e fui para a baixa de Lisboa.
Quando cheguei ao Rossio já lá andava o povo a dar VIVAS Á LIBERDADE e a gritar: O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO. Começou logo a formar-se uma manifestação que foi directa ao Martim Moniz. Meti-me nela e subimos a Av. Almirante Reis até á Alameda onde já estava uma pequena multidão. Daí a pouco formou-se outra manifestação e toca a descer a Avenida, agora em direcção ao Rossio. Desta vez o caminho era "ó abaixo" mas consegui empoleirar-me no capô dum wolkswagen e lá vim com a multidão ao gritos e risadas todos com o braço levantado, ora com o punho cerrado, ora com a mão aberta e dois dedos esticados a fazer o V da vitória.
A certa altura saltei do carro e com duas tábuas duma caixa - que apanhei á porta duma frutaria - fiz um grande V. Os repórteres de TV da Suécia e França que nos seguiam em seus carros, devem ter achado engraçado e fartam-se de filmar aquele V original e fabricado á pressão.
No Rossio, formava-se a 3ª manifestação do dia que logo começou a subir outra Avenida, que desta vez era a da LIBERDADE. Parece que se dirigia para o Estádio da FNAT-agora baptizado de Estádio 1º de Maio - e como me ficava a caminho de casa - aproveitei a boleia e juntei-me á multidão. No estádio o povo ia juntar-se aos militares e chefe dos partidos políticos e fazer em conjunto um grande comício.
Segui aquela malta toda já um pouco cansado até ao Marquês de Pombal, e em vez de seguirem pela Av. Fontes Pereira de Melo até ao Saldanha e Campo Grande, resolvem cortar á direita e entram na Av. Duque de Loulé. Só descobri uns 150 metros depois a razão daquele desvio. Queriam passar frente ao consulado Americano e começaram aos gritos de "abaixo o imperialismo" e como se isso fosse pouco, vai de arrancar pedras da calçada e a quebrar a fachada envidraçada do edifício da Torralta - que ficava um pouco mais acima - e gritar "abaixo o capitalismo".
Achei que aquilo era liberdade a mais, e já cansado, deixei-me ficar para tráz e vim para casa ver o comício da liberdade na TV.
Um dos milhares de cartazes das manifestações de Abril

6 comentários:

Anónimo disse...

o vigilio nao sei que emprego tens mas pelo que publicaste aqui devias ser um reporter parabens gostei imenso

Serranita disse...

Bela reportagem, Virgilio!

Anónimo disse...

faz-me lembrar os momentos que passei no edificio da "Vitor Cordon", nas manifs em Lisboa, Bruxelas, Cascalheira...Haja força e coragem! Boa malha, Virgilio!

"(...)Unidade, unidade,unidade no trabalho contra o capital, camaradas lutemos unidos, porque é nossa a vitória final(...)!!!
Vim muitas vezes de lisboa a ouvir o hino da CGTP com as lágrimas nos olhos ao lembrar-me das mais atrozes injustiças de que me ía lá inteirar na altura, nas reuniões de Direcção Nacional.
Há tanta gente que não faz ideia...uma tristeza de desinformação por parte dos meios de comunicação social no que toca ao atropelamento de direitos adquiridos, desde a grávida despedida;o funcionário do calçado ou dos têxteis a ganhar menos que salário minimo nacional ou aínda do trabalhador sem férias e direito a horas extraordinárias que ao sindicalizarem-se na sua associação, assinavam o bilhete para o olho da rua! Violações do patronato e do próprio estado, que no que toca à infracção de leis é o primeiro a chegar à frente. Uma vergonha que persiste convenientemente, ao ponto de se deixarem Inspectores de trabalhos sem verbas para gasóleo!
Uma vergonha que se instala cada vez mais!

Anónimo disse...

Um belo trabalho Virgílio, dás-lhe movimento e voz.Simples e preciso, mas geográficamente foi percorrida uma grande distancia. Aos trabalhadores: aguentem ou partam, nunca verguem. OBS-comício.

Anónimo disse...

Parabéns Virgilio! ;)

Tens estórias e histórias que dariam muitos temas de conversa, debates e porque não, livros.


É sempre um prazer ler e saber da tua experiência d vida.

Um Abraço

Anónimo disse...

E agora? Os atropelos aos direitos dos trabalhadores continuam! Onde está o povo?Está tudo sentado á espera que as conquistas desse tempo desapareçam.Por comodismo, ou por egoísmo ou outros ismos parecidos, o certo é que os portugeses continuam a ser um país de brandos costumes.Diz o ditado:«quem cala consente»