domingo, abril 22, 2007

Alguem pediu broa .


Aqui vai a broa , venha o vinho,

24 comentários:

Anónimo disse...

Saturno nao ha por ai uma guleima com cebola e bacalhau, eu pago o tintol

Serranita disse...

Que maldade!!!:-)

Anónimo disse...

Guardem uma boa guleima p'ro verâo, mes de Julho, espero estar ai convosco... também pago o tinto.

Anónimo disse...

Esra broa tem belisco ou possa? E uma guleima, bem espalmada com 7 ou 8 talhadas de carne de porco (criado e alimentado) do Sobral?! Até a gordura da carne gorda sabe bem, atão não!...

Anónimo disse...

Eu alinho na guleima com cebola e bacalhau. As restantes versões com outros recheios deixo para os verdadeiros apreciadores.

Já estou com água na boca.

Anónimo disse...

A broa está boa, mas eu prefiro como o moka uma guleima de bacalhau com cebola, ou guleima de sardinha petinga.quanto ao vinho também levo, branco ou tinto da minha produção.

Bom apetite para todos.

Anónimo disse...

Com a cor que está até apetece "esbrocelar"!
Com queijo, azeitona, morcela ou chouriça... se ela se comia!!

Anónimo disse...

Tão com um aspecto excelente... adoro broa assim "reguada" com umas fatias de queijo aí do nosso sobral! Mas uma pica com chouriça ou mesmo com bacalhau e cebola tb já marchava.

Anónimo disse...

Isto ñ se faz, primeiro o queijo, agora a broa... tenham dó da malta!!! Mas tb alinho na guleima... enfim, eu alinho em tudo!!! E quem se lembra de fazer pães com chouriço no forno enrolados em couve... uma especialidade das melhores!!!

Anónimo disse...

Eu assim não brinco mais.Então ponho-me ao caminho todo concho porque vou até ao Sobral à procura de realidades, chego lá queijo Corno, nada...zero, Broa da boa idem idem... valeram-me uns tintos. Regresso a Lisboa e aparece-me um saturno lá das terras da estranja a pespegar-me com estas broas todas nas bentas.É dose mesmo para mim. Isto não se faz. Só espero que os outros bloguistas não tenham ido ao Sobral neste fim de semana ou então que não abram o tal do Blogue.

Anónimo disse...

eu nao fui ao sobral mas tive este fim de semana 2 broas e um queijo...

Anónimo disse...

E possivel fazer broa ou queijo de cabra noutros paises, eu ja fiz os dois, e ate guardei as cabras,mas nunca consegui o mesmo sabor da broa ou do queijo do nosso Sobral. f pereira

Anónimo disse...

Eu não sou esquesita, gosto de todas as qualidades de broas ou guleimas.Com poça ó belisco,escoutcheda ó regoada,...
Queria propor-vos uma coisa:
E se se fizesse no verão,"qu'á lá mai muinta gente",um concurso de guleimas?
Faziam-se as incrições com a qualidade das ditas, sorteava-se o forno onde se iriam cozer,(podia ser no da bica, fundo luguer, do vale,se houvesse muita gente a concorrer até podiam ser todos)depois de tudo feito á moda antiga seriam provadas por um juri.Eu quero pertencer ao juri para provar de todas...Que acham?

Anónimo disse...

óh lambetena,o juri tem que ser feito por sortes... põem-se uns papelitos dobrados com os nopmes dos interessados dentro dom púcaro e um ganapito inocente é que deve meter lá a mão e tirar os nomes.
os ôtros que vão á joina...mas co trator da junta porque ninguém ai de fairro.

Anónimo disse...

Eu vou às carqueijas para fazer os bassoiros para barrisquer os fornos, só exijo que para além desses petiscos cos tais guleimas haja tamem concurso de migas e que essa festúncula seja na segunda semana de Agosto.Quanto ao juri eu provo na mesma inda que não tenha voto na matéria. eu quero é encher a mula.

Anónimo disse...

Aquela que leva folha de couve à volta, carne no meio e fica uma "Pica", de forma arredondada com as pontas um pouco "afiédas"!...

Anónimo disse...

Apeteceu-me agora desafiar-vos a fazer também um concurso de pizzas para a proveitarmos o calor dos fornos.
E espero ficar entre os primeiros, apostais comigo?...
Não é que a pizza tenha lá muito a ver com o Sobral, mas os emigrantes de 2ª geração devem apreciar e eu conto com os votos deles. Para o júri - se apreciar - até posso fazer uma pizza/calzone com recheio doce (pêssego,cereja,banana,ananáz,uva ...). Vou ficar uma semana lá.

Anónimo disse...

Bem, bem, onde isto já vai... eu estou como a Teresa, quero fazer parte do júri!! Please!!!!

Quanto à data só peço q seja a um fim de semana e que avisem com antecedência... já estou com "augua" na boca...

Anónimo disse...

dcd e as broas eram boas? dcp

Anónimo disse...

sim p. beijinhos para ti para a a.

naifas disse...

Pk n fzr os ditos concursos na tarde de domingo da festa dos galitos?

Anónimo disse...

ENRADA: umas azeitonas simples ou em azeite, peixitos fritos (com molho) da ribeira, uns peixes da horta e umas lascas do dito queijo. PRATO:salada da época, um cabritito assado na forno, bacalhau assado, guleimas/picas(todas as variedades), batatita assada,verduras cozidas qb, vinho/água do Sobral. xerouvias... SOBREMESA:Pão(broa) e queijo/fruta da época.DIGESTIVO:café/outros...e bagacito.NADA DE DOÇARIA.aGORA TOCA A ENCHER O "GIBRO"...

Anónimo disse...

Com tal Pandega, cuidado com as congestões, colestrois e outras maleitas...
Para depois desgastar, e nada fazer mal, será melhor agendar também uma limpeza das matas circundantes!
Já que vai ser preciso muita joina, acaba-se depois o trabalho!
Prevenção com a saúde... e incêndios. Quem alinha?

Anónimo disse...

Broa

Ninguém as cozinhava como a minha mãe.
Que saudades.
E da pica embrulhada numa fola de couve... Ou guleima feita com cebola... sardinha.
Como não ter saudades. o blog que só agora comecei a visitar faz-me reviver e acima de tudo viver e querer continuar a viver para, ainda usufruir de tudo isto. O tempo mudou mas alguém, de certeza, vai dar continuidade...