quarta-feira, abril 18, 2007

Artistas cá da terra - Poetas

Ao ler estas rimas não pude deixar de notar a semelhança com a obra deixada pelo poeta popular António Aleixo. Mas as quadras que se seguem são do nosso actor, poeta, “Homem dos sete ofícios”, já relembrado várias vezes neste blog devido à sua veia artística, o já falecido conterrâneo Ti Zé Hermínio. Fica mais uma vez a sua presença.



Sou mal aperfeiçoado
Mas consciência concreta
Tenho cara de ladrão
Pensamento de poeta.

Os meus poemas são simples
Sou filho de gente pobre
Podiam ser mais perfeitos
Se eu fosse de gente nobre.

Nunca entrei nas escolas
Nem primárias nem liceus
Tudo quanto apresento
Agradeço apenas a Deus.

Sei pouco ler e escrever
Vê lá se eu tenho razão
Aprendi com uma criança
Em dois meses de serão.

Não me troco por ninguém
Seja ou não seja amigo
Hei-de sempre divulgar
O que eu sinto comigo.

Eu nunca temo ninguém
Seja qual for o sujeito
Eu só vou pela razão
A todos guardo respeito.

Eu não temo a desgraça
Nem temo a pouca sorte
Eu só temo em saber
O que vem ser a morte.

29 comentários:

famel disse...

N lhe conhecia o lado de poeta...

Anónimo disse...

ó Famel... poupa-me ... até publicou um livro... qq dia mostro-te.Andas distraída, andas...
Que saudades avô....

famel disse...

Oh atao, smp ouvi falar dos teatros dele, m nc do livro!!! Tens k fzr 1 boa divulgação...alias ja devias ter mandando umas coisitas aki p o blog :P

Anónimo disse...

Tens mesmo que ler o livro Famel, é imperdível!

Anónimo disse...

Famel entao nunca leste as POESIAS DO CRUZ? chenouc s tens que vender_lhe um

Anónimo disse...

Desculpem a minha ignorêancia mas n sei o quem é o Ti Zé Hermínio... dá pa dar umas dicas?

Anónimo disse...

acho que era o avo do presidente da junta

Anónimo disse...

Obrigado pela dica...

Anónimo disse...

Diga-se, um ilustre Sobralense.Tem Obra.Merece ser destacado.

Anónimo disse...

Diga-se, um ilustre Sobralense.Tem Obra.Merece ser destacado.

Anónimo disse...

Lembram-se do bertolini do ti Zé Hermínio. Como aquilo não dava mais de 20Km/h a miudagem aproveitava a boleia, agarrados ao aterlado.

sobralfilho disse...

Oi, Famel,

Levas tau, tau… (pela distracção)

É, assim: Eu ignorava que tu ignoravas…

Mas, no dia 2006-09-09, em comentário ao Post “Lendas do Sobral – Agosto, 20,2006”

Escrevi:
“Olá, Sarilha
Fico à espera dessas histórias do teu avô. Se eu fosse uma força-viva deste blog ele teria tido já um post. O ti Zé Hermínio merece. Homem de teatro: artista comediante, encenador, contador de historias e fabricante de anedotas, no momento, dada a sua veia repentina.
Ele levou o povo do Sobral a gostar/amar o teatro. O Salão Paroquial enchia-se para o ver actuar e aos seus parceiros (Ti Manuel Paiva e penso que tb o Ti Chico Paiva). E, ainda, poeta popular que podia ter ombreado com António Aleixo se não tivesse nascido no Cadaval e se não tivesse aprendido a ler sozinho. E no Carnaval, quando se fazia passear pelas Ruas com uma mesa posta, garfo, pão e um penico com um líquido que parecia urina (vinho branco, mas ao principio ninguém sabia), bocados de chouriça, morcela e farinheira (esta um pouco desfeita) e convidando o pessoal a provar. É óbvio que a muitos de nós tínhamos vómitos e depois… uma sonora gargalhada.
Foi um diamante bruto que nunca foi lapidado.”

E, em , 2006-09-18

“Sarilha,
Recado para ti: Não esquecemos e continuamos à espera das “estórias” (que prometeste)
do teu avô Ti Zé Hermínio.”

famel disse...

Lamento informar q a minha geração pc ou nd conhece do Ti Zé Herminio... recomendo vivamente às sras. Sarilha e Chenouca's k me emprestem ou me vendam o livro, ou q me enviem conteudos para postarmos aki no blog...

Anónimo disse...

é verdade... sobralfilho... estou em dívida para com este blog...prometo q este fim de semana vou à terrinha "documentar-me" e pra semana prometo novidades.... o tempo, ou melhor a falta dele às vezes n nos deixa cumprir c o prometido....

Anónimo disse...

ahhh.... e chenouca's conto ctg pra trocarmos umas ideias....

Anónimo disse...

Que saudades, que saudades...
Tenho muita pena nao ter conhecido o meu Avozinho melhor.Ouvi muitas historias que ele contava mas,sei que deve haver mais.
Sarilha (es tu prima?) de certeza que tu deves saber mais algumas historias.

Anónimo disse...

Mais algumas Poesias DO Cruz
Mil nove e dezasseis
Quando eu vim a Portugal
Vinte e cinco de Setembro
Nasci eu no Cadaval

Nao conheci a parteira
E verdade o que eu digo
Lavaram-me em agua morna
E cortaram-me o umbigo

Mil nove e dezasseis
Minha mae me deu a luz
O nome que ela me pos
Jose Francisco da Cruz

Isto e so alguns poemas que se encontram no livro das poesias

Anónimo disse...

grande homen no sobral foi o ti ze Herminio GRANDE HOMAGEN para ele

Anónimo disse...

Uma homenagem bem merecida a um grande Sobralense... o Ti Zé Herminio.
Um homem com quem eu tive o prazer e... direi mesmo a honra de actuar na primeira peça de teatro que foi apresentada no Salâo em 1951.
Um homem respeitado e apreciado por todos os Sobralens do seu tempo.
Jà foi mencionado, eu repito, que sò o seu nome chegava para encher o Salâo logo que ele fazia parte duma peça de teatro. Toda a gente bebia as suas parodias e anedotas...
E que bela riqueza ele nos deixou!

" AS POESIAS DO CRUZ "

Neste momento em que escrevo estas palavras sinto-me orgulhoso e feliz de ter partilhado certos momentos da sua vida e ainda mais, de possuir um exemplar do seu maravilhoso livro de poesias.

A todos os seus descendentes: Podem com toda a razâo, sentir-se orgulhosos de descender dum homem como o Ti zé Hirminio.

Sol.

Anónimo disse...

Famel, fiquei muito desgostosa pela tua ignorância mas de qq forma percebo q a tua geração não se tenha apercebido da simplicidade, humildade e empreendorismo de um Homem como o meu avô... de qq forma como já disse no outro post vamos pensar na 2ª edição do livro!!! Sol., Giueirolas, Sobralfilho,..., obrigados pelas sentidas homenagens. O Ti Zé Hirminio não era homem de condecorações (apesar de ter recebido um louvor por ter salvo uma vaca da ribeira em dias de cheia), mas merecia estes elogios todos!!! Ao anónimo (prima???!!!) e ao Da Cruz, sejam bem aparecidos!!! Ainda voltando ao nascimento no Cadaval Sobralfilho, salienta-se que talvez tenha sido o leite da cabra, da qual "mamava" directamente dos "tetos" enquanto criança que lhe deu esta veia artistica!!! Sarilha:quanto ao Lamborguini ainda que a 20 kms/hora, deixava-nos mandar "bocas" às mulheres q vinham das fazendas com um famoso "você cagou-se"!E toda a gente se ria!!! Era o Ti Zé Herminio! E mais, este tractor fazia uma coisa inédita: paria tratoritos... e era ver a criançada rumo ao "forro" do meu avó para "adquirir" um topo de gama... pena que estes miavam!!!

Anónimo disse...

Só mais umas "estórias" do ti Zé Herminio:

Um dia o Pe José Reis disse ao meu avô: óh Zé herminio, cá no Sobral há mm muitos burros!!!
Respondeu logo prontamente:
"há cá muitos há, sr padre, mas nenhum cá nasceu! Vieram todos de fora!!
Eh! Eh! e o Pe ficou sem saber a q " burros" se referia....


Um dia o Ti Zé Herminio chega a casa e um dos filhos pergunta-lhe: Óh Pai donde vem??? E Ele responde: Da rambóia! Então o filho diz-lhe: Eu tb quero ir para a Rambóia!!! Mas ele responde: Para a Rambóia só vão os Tonhos!!! Ah! Exclama o filho: Então tb quero ser Tonho! No dia seguinte o Ti Zé leva o filho, tenro de idade, para a dita rambóia que não era mais que correr as tascas na "jogatana", o q para uma criança ñ era nada agradável ainda por cima sem comer muitas horas! Óh pai, tenho fome - diz o filho!! Ah filho! Os Tonhos ñ comem!!! Passou-se o dia e o filho à tardinha começou a chorar: óh pai vamos embora q eu já ñ quero ser tonho!!! E desta forma o filho ficou convencido q vida de tonho era difícil!!

Serranita disse...

lol, chenouca´s. Devia ser uma animação.
Sim, avança com a 2 edição que será bem-vinda.

famel disse...

Chenouca n m apercebi pk tinha 3 anos lol devia aperceber-m d pc coisa nessa altura...

Anónimo disse...

Ah, saudoso Ti Zé Herminio...Sabem como é que ele,arranjou aquela corcunda?Eu digo-vos,(para quem não foi seu contemporâneo)"...foi em Paris, a acartar cachopas para os bailes".Era um espetáculo!Um brinde a um Grande Homem.

Anónimo disse...

Mais duas do saudoso T.Z. Herminio, (afinidade com a mãe natureza): « está hoje um calor, que até assa canas (HÀ SACANAS) ao sol».!!!???... «está um dia carregado!...olha ali vem uma aberta».???... Perspicácia e trocadilhos, já brincava com a lingua portuguesa oral e à posteriorí com a escrita.

Anónimo disse...

Só mais uma: Vou ao Tanque ver se os tomates já estão maduros e por-lhes uns carvalheiros para ñ se derrubarem (diz uma mulher ao Ti ZÉ Herminio), diz logo prontamente: olha os meus já estão maduros e bastou um carvalheiro para os segurar!!!!

Anónimo disse...

obrigado a todos por recontarem as anedotas do "Ti Ze Hirminio" eu nunca tinha ouvido essas. E bom saber que o meu Avozinho nao foi esquecido.Venham mais anedotas!

Anónimo disse...

O Ti Zé Hirminio!...

Onde ele està hoje deve haver muita alegria.

O Ti Zé Hirminio!....

Foi o nosso Bocage... foi o Bocage do Sobral!

Anónimo disse...

ao ler essas anedotas ate me deixo rir se teem mais metam nas no blog para nao me esquecer do meu avo herminio