quinta-feira, abril 10, 2008

"até ao final do mandato a água vai ter aumentos mais baixos que nos últimos anos" lol

"Não há motivo para preocupações com o tarifário e os direitos dos trabalhadores estão assegurados. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, na Assembleia Municipal de sexta-feira, 4, onde a venda de 49 por cento do capital da empresa municipal Águas da Covilhã (AdC) foi confirmada, com os votos contra do PS, PCP e BE. Bancadas que levantaram muitas preocupações sobre a concretização do negócio.
A oposição está convicta da gestão da empresa “tendo em conta a lógica privada do lucro, sem ter em conta preocupações sociais”. Mas o presidente do município assegura que serão tidos em conta os descontos sociais e que até ao final do mandato a água vai ter aumentos mais baixos que nos últimos anos.
Jorge Fael, do PCP, diz que se está a “entregar o coração da empresa”, a gestão executiva, ao sócio privado. E realça que o consócio AGS/Hidurbe, do grupo Somague, na prática, “tem poder de veto em decisões como os preços da água, investimentos ou nos planos e orçamentos”, na medida em que as decisões são aprovadas por unanimidade.
“A Câmara mantém-se como detentora da vontade da empresa. 51 vale mais que 49. É uma questão matemática”, acentua Carlos Pinto. O autarca chama ainda a atenção para no futuro a autarquia ter “um parceiro com capacidade de gestão e recursos da água que não estão à disposição de municípios ou fundos comunitários, para assegurar a tranquilidade no abastecimento e qualidade da água”.
“Covilhanenses vão pagar caro”
Para o comunista Jorge Fael é grave que “no caso de pressupostos como o número de clientes, tarifário ou consumos não se verificarem, haverá lugar a reposição do equilíbrio económico-financeiro”. “Ou seja, a novos aumentos de preços, ou a maiores injecções de dinheiro público”, contesta. Um aspecto que também inquieta os socialistas.
José Miguel Oliveira, do PS, entende que a operação revela a “ânsia de delapidar o património municipal para obras de carácter eleitoralista”. Para além disso, salienta que “a maioria não dá garantias que o tarifário não vai aumentar”.
A cisão da AdC na empresa ICOVI, que fica detentora das redes, é outro motivo de discórdia. Na opinião dos socialistas, é uma forma de passar os encargos da manutenção para o município, deixando o privado com a parte mais apetecível do negócio. Os comunistas dizem que vai servir para futuros “tachos”, para onde insinuam que membros do executivo poderão transitar no futuro. Carlos Pinto contesta o argumento do PS e esclarece que a ICOVI vai permitir a candidatura a fundos comunitários, por ser totalmente detida pelo município.
Na análise do PCP este pode ser um passo para a Somague “ficar com o monopólio das obras”, já que a AdC “pode subcontratar trabalhadores e obras”. “Depois do noivado, a Câmara quer casar com a Somague, e os covilhanenses pagarão bem caro o copo de água”, acentuam os comunistas, referindo-se ao que está previsto no contrato parassocial, de alargar o âmbito territorial da empresa.
Pedro Leitão, do PS, diz que “49 por cento da água que cai na serra já não é da Covilhã”. “Ainda bem que o oxigénio não é canalizado”, ironiza. O comunista Jorge Fael frisa que “para o senhor Carlos Pinto vender hoje a água, foi preciso que durante 70 anos gerações de covilhanenses não tivessem feito o mesmo”.

(in noticias da covilhã)

9 comentários:

Anónimo disse...

Gatunos gatunos gatunos gatunos todos mesmo os que votaram gatunos gatunos gatunos gatunos caras de cu nogentos Corruptos almas do diabo bandidos mafiosos ciganos ervas daninhas gramas montes de CÔCÔ mal cheiroso etares tubos de esgotos e muito mais

Anónimo disse...

A água é um bem público. Imaginemos que, por um motivo qualquer, a empresa decide cortar o fornecimento de água se não forem concedidas certas regalias... Ou então decidir "omitir" controlos de qualidade temporários em nome da maximização do bem-estar da empresa, derivado da impossibilidade de investir fisicamente neste tipo de bens... Aliás, para quê investir se os retornos estão garantidos, independentemente da depreciação dos equipamentos???
Com a água não se brinca, ainda para mais com a importância que poderá vir a ter daqui a uns bons anos... Senhores autarcas, pensem numa perspectiva de futuro... Terá de haver sempre bens colectivos que nunca poderão ser geridos por empresas, por mais capitais privados que possuam... Pelo menos que estas continuem intervencionadas pelo Estado...
Só um detalhe: a empresa não é uma empresa qualquer, é a SOMAGUE... Tirem as vossas conclusões...

Anónimo disse...

e kem é a somgue economista?já agora diga tudo

Anónimo disse...

http://www.somague.pt/site2005/pt/index.asp

É apenas uma das maiores empresas de construção a nível nacional...

É por isso que ter uma posição estratégica nas AdC permite-lhes ter preferência no que se trata de obras...

Anónimo disse...

O autarca _ " Pois pois durmam descansados da conciência cordeirinhos não digam nada que nos tratamos de vender o que é vosso!"

Aquilo que os Nossos antepassados fizeram com muito trabalho e carinho.
Um dia ainda vamos chegar a fonte da ponte para beber umas goladas de àgua fresca ,ai vão là estar uns marssapios, um chines numa bica e um americano na outra ,depois o china vai-te pedir 2€ e o canon 5€ por um copo de àgua vai ser mesmo fixe a fonte toda decorada com luzinha a fazer pisca pisca e uns baloes de papel chines ja estou a ver bixas de gente para comprar àgua fresca que bom !que bom !que bom ! yupppyyy

Anónimo disse...

Aqui no Sobral este assunto da água parece que não interessa a muita gente,porque o que o Senhor Presidente da Camara decide eles apoiam é que são todos da mesma cor politica, por isso parece que esta tudo bem.

Anónimo disse...

tens resão anda tudo a dormir ou então esperam alguma miolinha

Asno disse...

ó famel, explica lá ao anormalzinho que que anda ai todo picado a mandar papaias ao ar a ver se acerta em alguém, que não sou eu que faço os coments e apenas publiquei o post.Mas o gajo tem os cornos tão grandes que em vez de ter marrado com quem mensagens nas boxes do sobral, casegas, etc, veio antes marrar com o asno, para não variar, levou coice que é paraa próxima ir marrar com o combóio.

Mais informo anormalzinho do ".",que que não vale a pena andares a levantar calunias e que para expert informático és muito rasca, fica então a saber, que não há IPs fixos e que a cada ligação é atribuido um IP.
Vocês bem esfurancam esfurancam, mas até chegarem ao cérebro ainda têm muito a urrar.
O chiken também se achava muito esperto e depois foi o que se viu.

Artolas!Tipicamente lacaio do Pinto.
Já tive um cão assim, irascível até à quinta casa!

DiasBrancoBernardoCosta disse...

A um tal de senhor que assina com um ponto que ao que parece andou a ladrar em mim:
Caro senhor "ponto", em primeiro lugar queria manifestar-lhe a minha opinião acerca da alienação das águas publicas: CONTRA!
Sou pobre mas ainda tenho alguns princípios e valores morais.Já o senhor, pela lábia, deve ser mais o contrário: sem escrúpulos que nem os lobos e com algum carcanhol.

Como vê, não preciso de me esconder atrás de "pontos" nem de emissários para o fazer, nem é o senhor com as suas intimidações que não me compra burlhões que me faz mudar de ideias, pois não sou nenhuma prostituta nem da laia desse tipo de gente que vive à custa da desinformação e do medo das pessoas, como será o seu caso uma vez que ficou tão incomodado com a questão das águas, sem porém pelos vistos ter tecido qualquer opinião acerca do assunto.

Veio a quê?
Caluniar?
Defender a sua dama? Certamente o povo do Sobral não, como parece querer fazer passar ao estilo de bom samaritano.

Mais, e em defesa da instituição que represento acerca da qual antes de falar deveria tirar a argola e lavar os beiços, devo dizer-lhe que não ponho lá um pé acerca de três semanas, e que todo o que frequenta o posto de Internet da C.Povo responsabiliza-se através de uma assinatura, durante o período utilizado. Quer tentar processar alguém caso se sinta lesado nalguma divergência de opinião vinda do posto? Faça queixa!
Fornecemos os nomes à justiça, esteja a vontade.
Esteja também a vontade, uma vez que já sabe a minha opinião acerca do assalto às águas, de me vir intimidar pessoalmente pode marcar através do mail rui_j_costa@hotmail.com

Olhe, tome lá um brinde que para não andar aí armado em técnico de IPs de Sevilha e inventa menos:
http://www.anonymizer.com/consumer/products/

Com um desses pode ladrar aí da pocilga no meu nome, da loja toda e do curral que ninguém o chateia.

Cumprimentos ao bom povo de Sobral paciência com as ovelhas ranhosas, cá também se cá gasta...esterco há em todo lado.