segunda-feira, abril 28, 2008

Tempo das sementeiras

Oh Virgilio tiveste o mesmo sonho que eu? É o tempo das sementeiras e ainda hoje sonhas com elas? Para te lembrares dos nomes das fazendas...só pode ser isso!


Para matar o gosto aqueles que muito trabalharam nos campos do Sobral e hoje estão longe, deixo algumas fotos que representam o trabalho que os sobralenses têm nestes meses!

Por todo o lado já podemos ver as leiras do feijão, das hortas ou das batatas da terra de seco


Outros ainda têm os estrume para espalhar e a terra para lavrar

O feno ainda está por cortar e secar...daqui a uns dias o milho nos terrenos se vai semear!


Saudades de trabalhar nos campos ou nem por isso?

16 comentários:

Anónimo disse...

Serà que um dia destes teremos que comesar a cultivar como antes a ver o que se passa no mundo

Haiti tem de viver mais um dia revoltas, que já causou quatro mortes. No Egito, a população é esmagado pela fuga inflação, que afeta os produtos alimentares. Nos Camarões, existem dezenas de mortos desde o início do mês. Uma greve geral foi paralisada ter Ouagadougou, capital do Burkina Faso. Argentina, Iêmen, Zimbabué, México, Senegal, Bangladesh, Filipinas, Guiné, Mauritânia, Marrocos, Senegal, Uzbequistão… cerca de trinta outros países também têm experimentado estes últimos dias, distúrbios relacionados com preços mais elevados.

O aumento súbito dos preços é uma catástrofe para as famílias do Terceiro Mundo, cujo rendimento é dedicado à música de 70% para alimentos, contra 15% nos países desenvolvidos. O Comissário Europeu para o Desenvolvimento, Louis Michel, alerta para o risco de uma "verdadeira humanitária e económica tsunami" em África. De acordo com Bob Zoellick, presidente do Banco Mundial, a situação pode, em alguns países como a Indonésia, para cancelar todos os progressos realizados durante os últimos dez anos, sobre a luta contra a pobreza ... International Press review.

JTI

Anónimo disse...

E qual é o sobralense a quem não calha cavar umas batatas, ou ir apanhar o milho?!

Apanhar o fenó é que é mais lixado, O sol a queimar, os braços a coçar, as cobras a passar!

Depois disso tudo sabe bem um banho e uns belos feijões com couves.

Anónimo disse...

É... o mundo está a dar uma volta tão grande que não será "pão que não nos falte" ter de voltar a fazer as "bouchas" para ter o dito na mesa.

Anónimo disse...

Pelos vistos os sobralenses que vêm ao blogue não percebem nada de sementeiras!

Anónimo disse...

Não percebem nada ou não têm saudades desses tempos! Agora são todos mandriões.

Anónimo disse...

Ou sera que aprenderao a criar mais batatas com nenos trabalho? Todos os que acartarao sacas de batatas ou milho do valminhoto ou outras terras, para casa devem ter poucas saudades desse trabalho,embora que erao boms tempos

Anónimo disse...

Antes era duro. Tudo se cultivava, até ao mais pequeno palmo de terra.
Outros tempos, outros sacrifícios. Não desejamos voltar a tal, mas que tudo, ou quase tudo se fazia com alguma alegria, isso é verdade.
Ver os campos todos cultivados, eram paisagens bonitas e belas. É pena que nesses tempos não houvessem as máquinas de hoje, para facilitar o trabalho daqueles que labutavam e hoje ainda alguns (poucos) labutam, no cultivo da batata que é sempre mais gostosa, da cebola, do milho (pouco) e da horta. Belos tempos! mas que eram duros, eram.

Anónimo disse...

Nem me falem em feno... apanhei cá uma estafa, mas foi não foi a apanhar!!! desta vez foi a estender... tive uma dor de pernas durante 3 dias!!! e apanhei um brose à camionista!!! lolol

Anónimo disse...

P'ró ano chamas-me ferruki, para te ir dar uma ajuda, morro de saudades do tempo em que ceifava feno. Há 38 anos (por estes dias) no Carvalhal quase decepei o polegar esquerdo...o foição resvalou num pau do estrume que ainda estava no meio do feno e fiquei até á noite com o dedo embrulhado no lenço mas ceifando,ceifando sempre...sempre.como uma ceifadeira. lol lol
já a fazer nagalhos não me ageitava e ao acartar o feno era um suplício com aquelas serugas a picar no pescoço e costas, e misturado com o suor...que pratinho, só mesmo entrando numa presa de água fresquinha.

Anónimo disse...

Se soubesse que o feno me curava da maldita urticária que me afecta, até vos ia ajudar! Afinal não se diz que o mal deve ser combatido com outro mal? Bom e como o feno da uma comichões de um raio quem sabe! Hi! Hi!!!

Anónimo disse...

Nunca mais pus batatas no rego que a minha mãe abria como se fosse uma obra de arte.Tenho saudades. Acho que começo a ficar velha e cheia de nostalgia.Por vezes apetecia-me recuar e voltar a viver tudo de novo. Ajudar a semear batatas, milho, feijão, centeio no ValeMiguel, na Barroca Torta, no ValedeÁgua, na Feteira,na Corga Seca, sei lá .....

Anónimo disse...

É... aqui apetece cantar a música da Cesaria Evora, com "adaptação":

Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra Sobral!!

Digam lá se não é perfeita?

Anónimo disse...

Parabéns. Gostei da adaptação musical.

Anónimo disse...

Si bô screvê me
M ta screvê be
Si bô squecê me
M ta squecê bê

Até dia
Qui bô voltá

Sodade...Sodade


Se me escreveres
Te escreverei
Se me esqueceres
Te esquecerei

Até ao dia
Que tu voltares

Saudade...Saudade


(grande Cesária)

Anónimo disse...

BEM "bolado" mariita.

sou fã da "dama dos pés descalços" e no crioulo dela...

Anónimo disse...

Passei por aqui e sorri,
com tudo o que li.............
Virgílio e Mariita são o máximo.