quinta-feira, abril 10, 2008

Pérola da semana

Que têm a dizer desta foto espectacular? "Voando sobre um ninho de cucos"? Não sei se o fotógrafo estava a voar ou não sobre a oliveira sobralense, mas o angulo foi excelente e deu no resultado que estamos a ver.
Já agora serão ovos de que espécie de ave?

Foto enviada pelo visitante Naifas

24 comentários:

Anónimo disse...

Melro preto.

Anónimo disse...

turdus merula (blackbird)-
criei alguns com cerejas

Anónimo disse...

... ainda deve pôr mais 2 ovos !

Anónimo disse...

Pintasilgos

Anónimo disse...

Seguramente que é ninho de melro.

Como se trata de uma espécie protegida, o felizardo Naifas que teve o privilégio de “voar” sobre o ninho, para nos presentear com esta espectacular foto, mantenha em segredo a sua localização.

famel disse...

Ena temos aqui gente entendida!
Podem explicar-me c chegaram às vossas conclusões? É q para mim é um simples ninho com uns ovos de pássaro!

Anónimo disse...

Ovos de pássaro!?.
Só se for de passarinha!...

Anónimo disse...

sei de quem o identificaria pela forma como o ninho está feito mas de momento não está aqui para ver...

Anónimo disse...

Para quem tiver dúvidas é só ir ao google pesquisar "turdus merula" que está lá um ninho igualzinho ,também com os 2 ovos.

Desses aí, eu "sabia" vários, todos os anos em Carvalho...Valminhoto...
os ovos do cartaxo/a também eram azuis mas muito mais pequeninos, e também raros...só havia no carvalhal lá para os lados das Águas-do-Ceira.

Anónimo disse...

Lindo! E que sorte conseguir localizar e fotografar.
E há mesmo entendidos na matéria, 20 pontos Virgilio!

Anónimo disse...

De melro não é, os ovos são pequenos demais o ninho não tem terra e o melro não faz o ninho na ponta das parnadas assim descoberto

famel disse...

Mostrei a foto aos biólogos cá da obra e eles asseguram, que tanto pelo ninho, tanto pela aparência dos ovos, é um ninho de Melros.

Anónimo disse...

tiraninhos, embora não tenha lama, o ninho é mesmo de merla,ainda que não seja numa silveira como aqueles que nós acháva-mos ,também não me parece que ESTEJA numa oliveira.

Anónimo disse...

Virgilio olha bem para a dimensão dos ovos e do ninho não é possivel compara-o ao meu link os ovos são demadiado pequenos en comparasão à arquitetura da obra de arte, o merlo tem um acabamento prefeito e generoso o ninho em questão não esta mal feito mas falta-lhe qualquer coisa

Anónimo disse...

O ninho está num "irvedero", pode até ser de um melro, mas vou mais para um verdilhão ou tentilhão..., acho-o demasiado pequeno para ser de melro. Nunca tirei nenhum. Achei muitos, mas até tinha medo de olhar bem para eles, com medo de "injetarem"...

Anónimo disse...

Este está num "irvedero".Nunca tirei nenhum ninho, mas achei muitos, só que quase não olhava lá para dentro, com medo que "injetassim". Já lá vai tanto tempo...Agora Vergilio, tu não achas que é pequeno demais para melro? Deve ser de um tentilhão,..ou será de uma "mingengra"ou uma riscadinha, ou um verdilhão ou... labrandera não é de certeza e carriça também não.

sobralfilho disse...

À primeira vista, pela sua arquitectura: bom desenho, pareceu-me tratar-se dum ninho duma “riscadinha”, mas pelos ovos não. E também porque penso que a riscadinha não faz os ninhos nas árvores (pelo menos nunca achei nenhum). Para merlo do bico amarelo, embora que os ovos sejam idênticos aos desta ave, o ninho parece-me pequeno. No entanto, esta “pequenez” pode estar relacionada com a lente da máquina fotográfica. Ou seja, o ninho pode ser pequeno, mas se a foto for tirada com uma boa lente de aproximação em fotografia parecerá maior. Por outro lado, não se vêm sequer vestígios de terra. Ora bem, só o fotógrafo o poderá saber.
Se for mesmo de merlo, então este merlo é um perfeccionista. Terá (também) abandonado os campos, terá ido para a cidade, onde terá feito um Curso de Reciclagem, aproveitando o socrático Programa das “Novas Oportunidades”… Posteriormente regressou e fez aquele T0 com acabamentos dignos dum mestre, com o requinte de esconder a camada de terra habitual na construção dos seus ninhos!

Anónimo disse...

Tanto palpite e o que se vé é ninguém percebe nada de nihos até parece que os comentadores deste poste são da Cidade não devem ter nacido no Sobral.
Este ninho é de Melro.

Anónimo disse...

Sobralfilho, está bem visto... até os pássaros se "globalizam"!!

Anónimo disse...

http://www.hlasek.com/turdus_merula_8795.html

Meus amigos, muito gostava eu de ser hoje um bom ornitólogo, para vos ajudar !!! Era sinal que vivia no meio da passarada e deliciar-me-ia com o canto de todas as aves do Céu.
Quem gostar de ver ninhos de merlas de todo o mundo veja o site acima . O ninho de que já alguns comentá-mos, pode muito bem ser lá na Ucrânia ou até no Líbano, na Espanha ou no Algarve...mas no Sobral é que não é. E também não me parece que seja numa oliveira ou irvedeiro como diz a teresaníbal
Quanto ao tamanho dos ovos e do ninho não temos na foto qualquer objecto para comparar as dimensões, que tanto podem ter o tamanho dum palmo como dum maço de cigarros ... GOSTEI DA DISCUSSÃO... SAUDAÇÕES para todos.

Anónimo disse...

Amigos,na pesquisa do google podem encontrar vários ninhos de melras e seus ninhos, com seus ovos e filhinhos.-escrevam: "turdus merula nest".
Tenho pena de não ser ornitólogo, para andar(trabalhar) rodeado de passarada e ouvir o seu cantar,chilreios e trinados. Assim, quando quero ouvir os rouxinois e outros,tenho que me contentar com os CD's.
Saudações para todos.

Anónimo disse...

Bom dia a todos!
Sim senhor temos especialistas. Eu não o sou de todo, gosto bastante da natureza, mas fico-me pelo senso comum e mera curiosidade. E foi precisamente num desses passeios de fim de semana no Sobral que encontrei o ninho que por acaso encontra-se numa oliveira, só que é uma oliveira ainda bem jovem com pouco mais de um metro e meio. Se repararem nas folhas podem ver que são bem tenrinhas.

Anónimo disse...

Ainda cá volto e tenho que reconhecer que é uma oliveira a árvore do ninho, pois assim o diz o autor da foto. É claro que as folhas novas são mais clarinhas,
e quanto ao melro ter deixado o ninho um tanto exposto, pode ter a ver com a sua inexperiência por ser dos novitos ...

Anónimo disse...

Meus amigos as aves aprenderam com os homens a arte de construir as suas casas:vejam bem antes as casas eram feitas de pedra e barro lajes nos telhados depois começaram a ser feitas de tijolo e cimento agora estão a ser novamente feitas de pedra e lages é por essa razão que os melros deixaram de fazer os ninhos com terra ,mas esperem algum tempo e eles de novo voltarão a fazer com terra quanto a não os esconderem como dantes agora não há miúdos para os vandalizarem portanto em qualquer lugar serve.