Pus-me a viajar por montes e vales e pensei quem teria inventado os nomes das propriedades rurais do Sobral. De barroco em barroco aqui vão eles:
Porssim, Cernada, Pedragal, Tojal, Fozgesteira, Vale Minhoto, Revolta, Gingeiras, Gesteira, Gesteirinha, Cadaval, Pejeiro, Tarrastal, Casal da Pires, Incheirosa, Malhadas, Barroquinha, Tojosa, Vale d'abutre, Fojo, Penedão, Barrocas de muro, Presas, Corgadeira, Vale Miguel, Aziral, Ramalhoso, Presa, Lage, Muro, Vale d'água, Corga Seca, Feiras, Feirinhas, Vale do madeiro, Barroca torta, Cabeça Sobral, Risca, Selada, Cales, Cernelha, Vale das figueiras, Vale da amieira, Vale dos tordos, Vale das vacas, Carvalhal, Ataques, Ribeiro, Cabrieira, Enxedreiro, Valera, Fetera, Rasas, Carvalho, Lameiro pelado, Corga da vaca, Malhada verde, Chão de trigo, Fândega, Vale da maceira, Malhada Verde, Carvalho, Carvalhalzinho, Vale da cavada, Marrada, Barroca de muro, Tanque, Outeirinho, Vale torno, Torgais, Eira, Fonte, Foz da portela, Vergadas, Ladeiras e Malhada de muro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
45 comentários:
os palários e o raso tambem fazem parte das mesmas
olha a horta ,Pessarrosa, colada, arieiro ,
BOA
calces...
cadaval someiro...cadaval minhoto
cernada
ribeiro (rebero)
corga da utcha...corga da vaca
Vale das fontes, Barroca Torta
Bom exercício de reconhecimento!
Mas, depois disto, mais se confirma que temos de "ingendrar" um meio de sinalizar os locais, senão, em breve, ninguém sabe o que é o quê e onde fica.
Vale das Fontes, Pessarosa e Arieiro? Não conheço!
a Pessarosa é entre a cernada de baixo e a cernada de cima e oarieiro é entre a cabeça sobral e o vale damieira por baixi da selada
BOA
barroca da celada
Não é vale dos tordos ,mas sim ...dos tortos
Se tivésseis que trazer, às costas, o milho e os "gatchos" pela "ladera" das Presas (era bem a pique),não vos esqecíeis do "Povrero"! Apesar de tudo, bons Verões, nas malhas do centeio, a dormir lá, na palha...na minha infância!
vale das fontes fica no barroco do vle madeiro
fernando pinto não me esqueci do Povreiro da Cerdeira e da Lameira! Já estava era muito cansado e não quis ir até ao Pereiro e fiquei-me só pelos barrocos do Sobral,com a excepção do Pejeiro que já fica na ribeira de Casegas,assim como do Forcacão/Ribeira dos lobos que já é da ribeira da Eirada... agora quanto á dificuldade dos caminhos e dos carregos...pior que o do POVRERO SÓ O DO CARVALHAL...
O Val dos TORDOS foi gralha.
e o barroco-salgueiro ninguem conhece?
Fontinha e o boucheiro
no bouchêro, lameiro pelado, colada dos tojos, não havia chães,por isso não se incluiem na toponínia Sobralense.
No barroco-
salgeiro também me lembro de ouvir falar.
Barroco Seco
corga da ursa, cordavelheira,.a ladeira ,ali á canáda da lage e, logo por cima ,a quinta ;o areeiro é no meio da cabeça sobral,
Ninguém se lembrou das Terras-ali por cima e ao lado norte do cemitério e por cima das Ladeiras.
Agora só falta começar a advinhar quem terá inventado os nomes como Risca... Cernada..Aziral...Incheirosa(inxerosa)? Tarrastal...Pejeiro...Povrero.Pursim.
Virgílio, toca mas é a preparar as placas toponímcas!...Os caminhos e as veredas deviam ficar giras!
E a Madurrada a Malhadinha
+ a presa por baixo da foz da portela?
então e o Safredo onde existe a pedreira das lages
OLA E O TEJALE E O RABO DE GATO QUE FICA AO PE DO PURSIM
Bolas... "inda" dizem que Portugal é pequeno!!!
Portugal parece pequeno, mas o SOBRAL é maior!
E O SOUTE-NEGRO O SOBRAL E GRANDE E LINDO
E que tal o Tarrastal de baixo?
è muito importante!!!
SE quereis saber mais, perguntai aos Rezineiros que esses eram os maiores IOL !!!!!!!!!!!!!!!
Eu discordo porque 99% dos resineiros eram da Beira Alta: Baiol, Barriosa, Vasc'Esteves. Teixeira e Teixeira de Baixo ... e muitos lugares do Sobral nem pinheiros tinham para resinar...
Aí vai de um ex Resineiro do "Sobral"
Por ex."Barroca das Colmeias"
e há mais.........
Barroca das Colmeias pertence á Feteira...
Faltou Balocas outra terra de resineiros.
Pois entao eu nasci nos anos 70,e minha mae mandou sempre apanhar fruta aos Resineiros daquele Tempo.E eles eram todos do Sobral que trabalhavam para o nosso falecido Ti Pereira.Dois deles eram do Vale,mas casaram-se no Sobral.
Se calhar a uns cem anos atráz vinham trás de Serra.
podes ter razão G.SANTOS esqueci-me de dizer que saí do Sobral em 1971 quase á beira de fazer 15 anos.
os resineiros desses tempos trabalhavam para o meu tio Pereira, Sr.Chico-pai do Humberto Pacheco e ti Alberto Abrantes.
Eram o flagelo das macieiras , pereiras ,videiras e pessegueiros dos barrocos do Sobral.
Ora sabem bem como é...uma frutinha apanhada directamente da árvore sabe mil vezes melhor! Deve ter sido nessa altura que o meu pai ganhou o vicio de subir às cerejeiras e eu ganhei esse vicio com ele.
SIM FAMEL ASSIM SABIA BEM E NUM DIA DE TRABALHO TAO DURO AINDA MELHOR: NAO COMPREENDIA PORQUE MUITA GENTE RALHAVA;PARA HOJE ESTAR TUDO COM ESTA
Se os antigos adivinhasse o que acontecia... bem tinham dado toda a liberdade e mais alguma para se comerem as frutas todas. Mas eram outros tempos e a frutinha que se criava fazia muita falta.
Acho que hoje devem estar muitos esqueletos sobralenses às voltas nos "sarcófagos" só de saberem que andam uns quantos a comer os frutos das árvores que muito trabalharam lhe deram a criar :)
óh Arqueóloga onde posso ir ver os sarcófagos do Sobral?
Também há múmuias?
Já me inspiraste p/ o próximo conto Sobralense...lollol
E o VALE DOS CONQUEIROS, onde fica?
E nas próximas férias, convidamos a Famel, e preparamo-nos para um exercício de reconhecimento, a ver se encontramos múmias!
Vale dos conqueiros? Isso é no Sobral? Nas próximas férias n vai dar p mim...vou ver mumias a sério :)
Enviar um comentário